Skip to content Skip to footer

Tenha coragem em tempos de crise

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Texto base:

João 16:32,33

32 “Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo.” 33 “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” (Jo.16:32,33 NTLH)

O texto que acabamos de ler é uma advertência de Jesus aos Seus discípulos, acerca de uma crise iminente. Jesus, nos versos anteriores (Jo.16:28-30), fala sobre a Sua partida deste mundo e os Seus discípulos sequer imaginavam a Sua morte na cruz. Eles pensavam em uma saída gloriosa, quando Cristo implantaria o Seu Reino sobre a Terra.

É aterrorizante acreditarmos que algo será muito bom para alguém, sem que este imagine que a experiência futura será de profunda opressão e perseguições. Jesus nunca colocou sonhos fantasiosos nas mentes de Seus seguidores, pois Ele não esperava deles nem o pessimismo nem o otimismo. O pessimista tem medo de que as coisas não mudem e vive tanto amargurado como inseguro. O otimista se acomoda na crença de que tudo irá melhorar, mas o realista, em qualquer situação, não abandona o trabalho e a sua missão de vida.

Eu o convido a ler novamente o nosso texto base e, para que o entendamos melhor, acrescento alguns comentários:

32 “Pois chegou a hora [i.e. o momento determinado por Deus] de vocês todos serem espalhados [i.e. atingidos e derrotados pelo terror ou pelo medo; vocês irão para várias direções], cada um para a sua casa [i.e. lugar escondido, privado, particular, separado]; e assim vão me deixar sozinho [i.e. abandonado, solitário, sem ninguém]. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo [i.e. agindo e participando em tudo Comigo].” 33 “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz [i.e. mantenham-se em harmonia com Deus e tenham muita confiança, coragem e ânimo]. No mundo vocês vão sofrer [i.e. pelas ações do mal, vocês vão sofrer adversidades, pressões, aflições]; mas tenham coragem [i.e. sejam determinados, demonstrem um ânimo ou bravura útil e sadia]. Eu venci o mundo [i.e. Eu já prevaleci e mantive a minha causa sobre o poder do mundanismo].” (Jo.16:32,33 NTLH)

O amor por quem está para partir só morre quando já está enfraquecido na data da partida. Dias depois, após a Sua ressurreição, Jesus aparece a Pedro e o questiona, tendo por finalidade a restauração do seu amor por Ele e a sua missão. (Jo.21:15-17)

Os últimos dias de Jesus (encarnado) foram cheios de violência e ódio contra Ele. Aquele período foi marcado pela descrença, desapontamento e falta de esperança por parte dos discípulos de Jesus. A maioria deles O abandonou! Foram dias de terror, perseguições e ameaças de prisões e mortes.

Jesus prometeu voltar para buscar a Sua Igreja, a que é combatente e que defende a Sua causa (os interesses do Reino dos Céus). A Bíblia fala sobre os dias que antecedem a partida da Igreja deste mundo: serão dias cheios de maldade, pois o amor de muitos se esfriará (Mt.24:12), mas quem ficar firme será salvo (será conduzido à Eternidade – Mt.24:13).

1. Vivemos dias difíceis, violentos e cheios de ódio contra os ensinamentos e a missão cristã

1 Lembre disto: nos últimos dias [i.e. os dias que antecedem o retorno de Jesus para buscar a Sua Igreja] haverá tempos difíceis [i.e. difíceis de suportar, violentos, dolorosos, ferozes]. 2 Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. 3 Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem [i.e. agirão contra aquilo que o Evangelho diz ser útil e saudável à vida]. 4 “Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres [i.e. a lascívia, a sensualidade] do que a Deus;” 5 parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela [i.e. rejeição à capacidade divina para realizar o que deve ser feito do modo como foi ensinado]. Fique longe dessa gente! (2 Tm.3:1-5 NTLH)

2. Vivemos dias em que muitos se apegam a fantasias e abandonam a Verdade divina

O apóstolo Paulo fez um alerta:

O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé [i.e. a vida de fidelidade a Deus e aos objetivos do Evangelho]. Eles darão atenção a espíritos enganadores [i.e. desencaminhadores, que sutilmente trazem ciladas espirituais e morais] e a ensinamentos que vêm de demônios. (1 Tm.4:1 NTLH)

O apóstolo Paulo disse ainda:

Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. (2 Tm.4:3 NTLH)

O apóstolo Pedro fala sobre os líderes religiosos dos últimos tempos e das suas intenções:

Em sua ambição pelo dinheiro [i.e. pela avareza, cobiça, desejo por vantagens], esses falsos mestres vão explorar vocês [i.e. vão usá-los como um negócio para proveito próprio], contando histórias inventadas [i.e. falando o que convém aos que os ouvem]. Mas faz muito tempo que o Juiz está alerta, e o Destruidor deles está bem acordado. (2 Pe.2:3 NTLH)

3. Tudo o que está acontecendo neste mundo tem um alvo: a destruição da fé em Cristo Jesus

Vivemos dias de crises espirituais e morais. Satanás não pode remover a sua crença em Deus, pois ela já está abrigada na sua consciência, mas, de modo sutil, ele tentará enfraquecer a sua fé no Senhor ou a sua vida de fidelidade a Jesus. Satanás é um caso perdido! Ele conhece muito bem o seu destino e, por ser o pai de todas as mentiras (Jo.8:44), luta com ferocidade contra a Verdade e os que a defendem.

Jesus é a Verdade (Jo.14:6; 1:17) e, portanto, Ele é a “Ameaça” contra todas as mentiras. Jesus é uma ameaça a toda opinião ou pensamento de algo ou de pessoas, construída a partir de análises sem fundamento, conhecimento e sem reflexão do plano original divino para todas as coisas e pessoas.

Estamos vivendo um tempo de crise, a qual só tende a aumentar, na medida em que a Palavra de Deus se cumpre em nossos dias. Muitos cristãos não percebem que estamos em uma “guerra espiritual e moral”. Vivemos dias de desfaçatez, de cinismo, de falta de vergonha e de desonestidade em todas as áreas da sociedade. Por muito menos, Sodoma e Gomorra foram destruídas!

O mundo já lançou o seu discurso de ódio contra a Igreja e os cristãos sinceros. Ele não quer mais a presença do Cristianismo em seu meio e, contra os cristãos, quer implantar o medo e o terror! Entretanto, o que o mundo não sabe é que já fomos alertados pela Palavra de Deus acerca das crises desses dias.

Então, que nós tenhamos coragem nesses tempos de crise para não abandonarmos a Verdade (Jesus) e que nos mantenhamos em harmonia com os planos de Deus, por meio da nossa unidade com Cristo. Caso tenhamos que sofrer, que soframos com a coragem que Deus nos dá (2 Tm.1:7), pois é por meio dessa bravura concedida a nós pelo Espírito Santo, que venceremos o mundo e alcançaremos a Vida Eterna! Deus está no controle de tudo e agindo em nosso favor e por meio de nós. Tenha coragem em tempos de crise!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação