(Mateus 11:29)
Todos querem ter uma vida tranquila nesta terra e por isso dedicam suas vidas para serem bem-sucedidos e garantirem financeiramente essa tranquilidade. O problema é que não é possível comprar tranquilidade neste mundo; apenas comprar bens materiais, mas a tranquilidade não, pois tranquilidade é um estado de espírito que envolve a condição física, emocional e espiritual.
Portanto, é possível se ter tranquilidade sem possuir nenhum bem material, possuindo um estado de espírito desconectado com o material e conectado com o Senhor Jesus. Com isso, compreendemos que a humanidade, no desejo de buscar tranquilidade, está trilhando o caminho oposto e se distanciando da tranquilidade desejada.
Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. (Mateus 11:29 NTLH)
- Seja seguidor de Jesus
Sejam meus seguidores… (Mateus 11:29a NTLH)
Normalmente, quando lemos a palavra “seguidores”, o que vem a mente são pessoas caminhando atrás de outra pessoa. Inclusive, hoje em dia, é popularmente utilizada para descrever aqueles que acompanham as redes sociais de alguém, tendo a mesma conotação, só que no contexto virtual.
No entanto, o termo que aqui é traduzido como seguidor tem o sentido de “pisar nos mesmos passos” ou “andar no mesmo ritmo”. Por isso, algumas versões da Bíblia, em vez de trazerem a tradução “sejam meus seguidores”, trazem “tomem sobre vocês o meu jugo”.
Dessa forma, entendemos que o Senhor Jesus está pedindo para caminharmos lado a lado com Ele, no mesmo ritmo e nos mesmos passos. Vale lembrar que na cultura da época, as pessoas mais importantes, os mais velhos e os líderes sempre iam à frente e, ao usar essa expressão, o Senhor Jesus nos colocou no mesmo patamar que Ele.
14Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. 15Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. (João 15:14-15 NTLH)
Nesses versos, podemos observar que a vontade do Senhor Jesus é nos chamar de amigos e compartilhar conosco tudo o que tem aprendido do Pai, ou seja, elevar-nos ao Seu patamar. No entanto, os versos também apresentam uma condição para nos tornarmos amigos Dele, que é fazer tudo o que Ele manda.
2. Aprenda com Jesus
…aprendam comigo… (Mateus 11:29b NTLH)
A exemplo do que ocorre com a expressão “seguidor”, quando lemos a palavra “aprendam”, logo vem a mente algo como: “tomem conhecimento”. No entanto, a raiz da palavra que é traduzida como aprendam significa: “segurar, agarrar e apanhar, prender, fazer entrar, apossar-se de”.
Portanto, o Senhor Jesus está nos dizendo para segurarmos firmemente e colocarmos para dentro de nós o que Ele está nos oferecendo, a fim de Se tornar parte de nós. Sendo assim, vai muito além de adquirir conhecimento.
Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês. (Filipenses 4:9 NTLH)
3. Seja bondoso como Jesus
…sou bondoso… (Mateus 11:29c NTLH)
A primeira coisa que precisamos aprender com o Senhor Jesus é ser bondosos. Evidentemente, com frequência, isso é associado a “boas ações” e “boas atitudes”. Vale lembrar que, na Bíblia, “bom” é uma qualidade exclusiva de Deus (Mc 10:18). Portanto, bondade é a manifestação de Deus aqui na Terra e bondoso é a qualidade daquele que se coloca integralmente à disposição de Deus para que Ele realize a sua bondade através de sua vida.
É exatamente isso que precisamos aprender com Jesus: sermos pessoas integralmente disponíveis para Deus, a fim de que Ele manifeste a Sua bondade ao mundo através de nós.
Disse Deus: Aqui está o meu servo que escolhi, aquele que amo e que dá muita alegria ao meu coração. Eu porei nele o meu Espírito, e ele anunciará o meu julgamento a todos os povos. (Mateus 12:18 NTLH)
4. Tenha um coração humilde como Jesus
…tenho um coração humilde… (Mateus 11:29d NTLH)
Em nossa cultura, quando lemos a palavra “humilde”, as primeiras coisas que vêm à mente são “pessoas sem nenhum tipo de recursos materiais” ou “pessoas muito fracas e abatidas”. No entanto, a palavra utilizada pelo Senhor Jesus aqui tem outra conotação. Jesus estava se definindo como alguém que se comportava com amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole, pois é este o significado da palavra traduzida como humilde que Ele utilizou.
Portanto, a segunda coisa que o Senhor Jesus deseja que aprendamos com Ele é sermos humildes, ou seja, sermos pessoas amáveis, espiritualmente fortes, serenas ou equilibradas de mente, ter amor próprio e autocontrole.
22Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, 23a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. (Gálatas 5:22-23 NTLH)
5. Desfrute do descanso oferecido por Jesus
…encontrarão descanso. (Mateus 11:29e NTLH)
A última parte de nosso verso apresenta, então, a tão esperada promessa: o descanso. O descanso que lemos aqui também não tem nada a ver com “ficar sem fazer nada” ou “ter dias de paz e tranquilidade”, mas precisamos compreender que esta palavra tem a mesma conotação da palavra utilizada em Gênesis (שָׁבַת – shâbath) para descrever o comportamento de Deus após concluir a criação (Gn 2:3).
A tradução mais apropriada para o texto de Gênesis seria: “então toda a criação descansou em Deus” e não “Deus descansou”, porque a ideia original quer dizer que após Deus concluir o projeto da criação, tudo o que Ele fez teve a oportunidade de desfrutar da Sua presença, porque tudo o que Ele havia criado era bom, ou seja, útil aos Seus propósitos.
Portanto, o que o Senhor Jesus está nos prometendo, se aprendermos essas importantes lições, não são dias tranquilos nesta terra, mas desfrutarmos da comunhão com o Pai e dos benefícios contidos nessa comunhão, mesmo em tempos difíceis.
21E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste. 22A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. 23Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas. 24— Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo. (João 17:21-24 NTLH)
Portanto, que nós nos esforcemos para trilhar nossa jornada cristã nos mesmos passos que o Senhor Jesus e a exemplo Dele, para que o que vemos Nele e ouvirmos Dele se torne parte de nossas vidas, e assim desenvolvamos Suas qualidades morais e espirituais, pois só dessa forma estaremos totalmente disponíveis nas mãos de Deus, a fim de que Ele manifeste a Sua bondade ao mundo por meio de nós, como também desfrutemos de Sua presença e dos benefícios dela.
Que Deus nos abençoe!