Skip to content Skip to footer

Você sempre esteve nos planos de Deus! – Parte 3

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Lucas 7:11-17

Texto base:

11 Pouco tempo depois Jesus foi para uma cidade chamada Naim. Os seus discípulos e uma grande multidão foram com ele. 12 Quando ele estava chegando perto do portão da cidade, ia saindo um enterro. O defunto era filho único de uma viúva, e muita gente da cidade ia com ela. 13 Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse: — Não chore. 14 Então ele chegou mais perto e tocou no caixão. E os que o estavam carregando pararam. Então Jesus disse: — Moço, eu ordeno a você: levante-se! 15 O moço sentou-se no caixão e começou a falar, e Jesus o entregou à mãe. 16 Todos ficaram com muito medo e louvavam a Deus, dizendo: — Que grande profeta apareceu entre nós! Deus veio salvar o seu povo! 17 Essas notícias a respeito de Jesus se espalharam por todo o país e pelas regiões vizinhas. (Lc.7:11-17 NTLH)

Esta é terceira semana em que nós estamos meditando neste texto e creio que poderíamos aprender muitas coisas nele. Todavia, eu pretendo terminar esta pequena série no dia de hoje.

1. Você não está no controle de todas as situações que sucedem na sua vida

O nosso texto não diz nada sobre a vida espiritual e moral da pobre mulher. A Bíblia nada nos fala sobre algum pecado gravíssimo cometido por ela contra Deus, nem sobre alguma perversidade ao seu próximo que ocasionasse aquela situação. Ela ficou viúva e, naquele momento, estava sem o seu único filho!

Eu pergunto: “Ela poderia ter o controle de todas essas situações?” Claro que não! Somente Deus tem o direito legal sobre a vida e a morte. Pressuposições ou conjecturas não respondem a essa verdade, portanto, tanto a morte do seu marido como a do seu filho único estavam dentro da vontade de Deus.

Além do mais, ela morava numa aldeia sem importância (Naim), na qual os moradores lutavam para sobreviver e ter o seu pão a cada dia sobre a mesa. Como aquela mulher receberia ajuda daqueles moradores pobres? Ela não poderia obrigar as pessoas a seguirem o coração de Deus e lhe prestarem ajuda, pois isso era uma questão de consciência e generosidade. A verdade é que tudo conspirava contra ela! Aquela pobre mulher sequer imaginava que a sua vida estava dentro dos planos de Deus!

Eu penso que a amargura estava procurando uma brecha para tomar posse do seu coração. O mesmo ocorre conosco, pois quando nos vemos em uma situação que não podemos controlar, ficamos desesperados, perplexos pela ausência de soluções. Nesses momentos, muitos são tomados por uma confusão mental, culpam a Deus, ao Diabo e pessoas, entram em desespero, aflição, depressão e amargura. Não são poucos os que procuram o suicídio como o caminho para a sua libertação!

A Bíblia fala de um homem que perdeu seus filhos, terras, gado e empregados. O seu nome era Jó, um homem íntegro em todos os sentidos (espiritual e moral). Humanamente falando, ele não merecia a situação em que se encontrava, mas Deus foi a “causa” de tudo o que passou. Mesmo perdendo tudo o que amava, ele agiu com integridade, submissão e confiança em Deus. Jó declarou o seguinte:

Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O SENHOR deu, o SENHOR tirou; louvado seja o seu nome! (Jó 1:21 NTLH)

Os dias que estamos vivendo estão cheios de agonia. Nós sabemos que tudo o que ocorre nestes dias está escrito na Bíblia, mas o nosso comportamento neste momento está de acordo com o que lemos e aprendemos das Escrituras Sagradas?

A maldade se multiplica e, então, devemos ser maus e perversos? A incredulidade aumenta e, então, devemos desconfiar de Deus? O amor está esfriando e, por isso devemos abandonar a generosidade? Nós não devemos nos tornar egoístas pelo fato de o mundo ter se tornado assim!

O mundo luta colericamente para destruir a Pessoa de Jesus e essa atitude é de desespero satânico, pois Satanás sabe que Jesus está chegando e cada vez mais próximo para vir e buscar a Sua Igreja, assim como o Senhor estava se aproximando de Naim, sem que alguém pudesse prever que toda aquela situação estava dentro dos planos de Deus!

Saiba que as situações que não podemos controlar servem para que Ele manifeste a Sua Glória, esplendor, grandeza, poder, compaixão e misericórdia. Sejamos submissos, obedientes e confiantes em Deus, pois carregamos “o Livro” que contém a Palavra Eterna de Deus, no qual está escrito:

10 você não precisa ter medo porque Eu sou o seu Deus. Eu lhe darei forças; Eu vou ajudar e manter você em pé, firme, com a minha vitoriosa Mão Direita. 13 Eu, o Senhor seu Deus, estou segurando fortemente a sua mão direita e prometo: “Não tenha medo porque Eu vou ajudar você.” (Is.41:10,13 NTLH)

2. Ouça a Palavra de Deus e coopere com Ele, confiando nas Suas ações

Jesus disse à mulher para que não chorasse e depois se dirigiu ao esquife. Jesus está falando conosco para que não lamentemos os nossos dias, pois, em breve, Ele fará terminar o cortejo desta era escura e mortal, assim como Ele interrompeu a comitiva fúnebre da viúva e seu filho para ressuscitá-lo.

Pode ser (não posso afirmar) que Deus esteja pondo um fim a um período de grande sofrimento, o qual está massacrando a sua vida. Você está nos planos de Deus e é um filho Dele! Deus nunca o abandonou! Portanto, eu não sei o que Deus fará na sua vida neste momento, mas sei que será o melhor, e nele, o SENHOR da vida e da morte mostrará o Seu grande poder!

Quem sabe dos meus planos sobre vocês sou Eu mesmo! São planos de bem; não são planos de sofrimento. Eu lhes darei aquilo que mais desejam: um futuro de paz em sua própria terra. (Jr.29:11 NTLH)

Não rejeite a Palavra de Deus! Confie Nele com todo o seu coração, e ainda que as suas lágrimas perdurem pela noite escura, o SENHOR inundará o seu coração de alegria ao amanhecer! (cf. Sl.30:5)

Jesus ressuscitou o rapaz porque decidiu fazê-lo. Quando Ele decide agir soberanamente, quem pode impedi-Lo? Quem poderá desfazer o que Ele faz? (cf. Is.43:13) Jesus é a Vida em toda a sua essência e, então, pode a morte vencer a Vida? Pode a mentira vencer Aquele que é a Verdade? Não permita que a sua fragilidade emocional impeça Aquele que é a “Força e o Poder” da sua vida de agir!

Ao ouvir a mensagem angelical de que havia sido escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus, a mente de Maria entrou “em parafuso”! Ela disse que isso seria impossível, pois era virgem. Mas o anjo disse que “para Deus nada é impossível” (cf.Lc.1:37) Então, ela disse:

[…] Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer! E o anjo foi embora. (Lc.1:38 NTLH)

Deus criou uma situação e Maria cooperou com Ele em um espírito submisso, obediente e de fé!

3. Jesus o escolheu para impactar pessoas e aproximá-las de Deus

16 Todos ficaram com muito medo e louvavam a Deus, dizendo: — Que grande profeta apareceu entre nós! Deus veio salvar o seu povo! 17 Essas notícias a respeito de Jesus se espalharam por todo o país e pelas regiões vizinhas. (Lc.7:11-17 NTLH)

O temor, a reverência, o espanto tomaram conta de todos! Eles viram o poder e a Glória de Deus! Quando alguém passa por uma tragédia, experimenta a ajuda o poder de Deus em sua vida e usa a tragédia pessoal para o bem, as pessoas notam!

Se Deus pode trazer alegria do que normalmente causaria luto, as pessoas percebem a Sua grandeza. Elas reconhecem que Deus é Poderoso e deve ser obedecido. O temor de Deus é a primeira resposta que faz com que saibamos que Deus nunca abandona o Seu povo!

Eles engrandeceram a Deus! O verdadeiro louvor tem uma base: o temor, o respeito, a reverência que restaura o amor por Deus. Você O percebe, vê a Sua Glória, crê no que Ele diz e se sacrifica Nele. O verdadeiro louvor não está em uma voz afinada e com um timbre todo especial. Ele não acontece porque temos músicos capacitados, versáteis e que nos emocionam com os seus acordes e arranjos harmoniosos.

Os louvores que agradam a Deus são as palavras ou os cânticos de pessoas que estão mortas para si mesmas, mas vivas para Deus, pois ninguém pode ver a Glória ou a face de Deus se não estiver morto. O louvor verdadeiro é a voz que contém as palavras de quem está disposto a se tornar em um sacrifício vivo e fiel a Ele! (cf. Hb.13:15)

Naquele cortejo, após a ação de Jesus, as cabeças que estavam voltadas para baixo se ergueram! Elas se elevaram para os Altos Céus, louvaram a Deus e as vozes de todos se espalharam por todo o país e pelas regiões vizinhas. Deus deu importância e relevância aos que não tinham! Deus os tornou conhecidos em todas as eras e nós estamos meditando nessa grande ação de Deus, por meio de Jesus!

Aquele que estava indo para as cinzas ou para o pó, retornou à vida! À mulher que havia perdido a esperança, Jesus a encheu de alegria. A multidão que acompanhava silenciosamente o cortejo fúnebre foi transformada em um grande coral, que entoou louvores a Deus. A cidade de Naim, que não é mencionada em nenhuma outra parte da Bíblia, tornou-se conhecida pelo grande milagre de Jesus!

Você está aflito? Você está sofrendo uma tristeza profunda? Nenhum ser humano terá as palavras certas ou poderá lhe fazer o melhor. Só Jesus pode! Só Ele pode lhe dizer com grande poder: “Não chore. Não deixe seu coração ser perturbado. Não se enterre na aflição! Eu posso lhe dar conforto. Permita que Eu o ajude!” Somente Ele pode ressuscitá-lo das cinzas da dor e trazer alegria ao seu coração atribulado.

Sempre confiando na compaixão e na misericórdia divina,

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação