Mateus 28:18-20
Texto Base:
18 Então Jesus chegou perto deles e disse: — Deus me deu todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo 20 e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. (Mateus 28:18-20 NTLH)
Deus deu a Jesus toda a autoridade no Céu e na Terra. Com base nesta autoridade, Jesus ordenou aos Seus discípulos que fizessem mais discípulos, batizassem os que se arrependessem de seus pecados e lhes ensinassem a Palavra de Deus.
Este último mandamento de Jesus vale também para os nossos dias. Portanto, como Seus discípulos, devemos evangelizar a todos e fazer com que se tornem novos discípulos.
Evangelizar não é uma opção, mas uma ordem e uma obrigação de todos os que chamam Jesus de “Senhor”.
Se Jesus ordenou: “vão”, então temos que obedecer. O universo, os anjos, as criaturas e até os demônios O obedecem, mas somente o homem e a Igreja resistem a essa ordem.
O propósito de Deus é levar o evangelho de Jesus ao mundo inteiro. O instrumento de Deus somos nós, isto é, a Igreja. O tempo é agora, então não podemos nos isentar, mas precisamos nos envolver nesta tarefa urgente e intransferível. Ou a Igreja realiza esta importante obra ou estaremos em desobediência e, como consequência, seremos punidos.
1 “Jesus disse: — Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. 2 Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e deem mais uvas ainda.” (João 15:1-2 NTLH)
1. Como vemos a Igreja e o Evangelho de Jesus nos dias atuais?
Quando olhamos à nossa volta, vemos um mundo totalmente perdido sem Jesus. As pessoas estão vivendo em busca de seus próprios interesses e totalmente entregues ao mundanismo e ao pecado. Elas estão separadas de Deus, do próximo e de si mesmas. As religiões, as famílias e os homens estão perdidos sem Jesus. Não importa o que são e o que fazem, mas sem Jesus todos estão perdidos.
Quando olhamos para o mundo, vemos as falsas religiões crescendo e no Brasil não é diferente. O espiritismo, a idolatria, as seitas, as filosofias e tantos outros enganos que o Inimigo usa para distorcer o evangelho de Jesus prosperam, enquanto a Igreja de Cristo e os cristãos estão acomodados.
13 “Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.” 14 Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? 15 E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros?” (Romanos 10:13-15 NTLH).
Não há salvação fora de Jesus. Nem mesmo a ignorância e o desconhecimento do evangelho são um caminho para o Céu.
“Todos aqueles que pecam sem conhecer a lei de Deus se perderão sem essa lei; mas todos aqueles que pecam conhecendo a lei serão julgados por ela.” (Romanos 2:12 NTLH)
2. Estamos prontos para obedecer a Jesus e evangelizar?
Pois, antes de chegar o fim, o evangelho precisa ser anunciado a todos os povos.” (Marcos 13:10 NTLH)
Para evangelizar, precisamos ter uma conversão verdadeira, amar a Deus e ao próximo, termos paixão, entusiasmo, compromisso e coragem para falar as verdades bíblicas, sem prometer o que Deus não prometeu e sem ensinar o que Jesus não ensinou.
Muitas vezes queremos fazer grandes coisas para Deus, mas não evangelizamos a nossa própria família e não atravessamos a rua para falar de Jesus ao nosso vizinho.
As pesquisas dizem que apenas 5% dos crentes já levaram alguém a Jesus. Por isso, precisamos nos indignar com a apatia dos cristãos em relação aos milhões de perdidos. Precisamos ter misericórdia e levar a mensagem do evangelho de Jesus.
“Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.” (Romanos 10:12 NTLH)
Nós precisamos parar de dar desculpas como essas:
“Não sou pastor”;
“Não sei falar de Jesus”;
“Sou novo na fé”:
“Não conheço toda a Bíblia”
O que nós precisamos é estar na presença do Senhor em obediência, estarmos cheio do seu Espírito e sermos gratos ao amor e sacrifício que Jesus fez por nós, morrendo na cruz em nosso lugar.
Temos que ter o desejo de compartilhar esta benção maravilhosa com o nosso próximo. Então, se você orar e pedir para ser um instrumento nas mãos do Senhor, você abrirá a boca e Deus a encherá, e é o poder da Palavra do Deus vivo que alcançará outras vidas.
Ao longo das páginas da Bíblia, vemos Deus usando a vida de pessoas comuns, pessoas que O amavam e se dispuseram a cumprir os seus propósitos. Portanto, DEUS QUER USAR SUA VIDA.
“Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz”. (1 Pedro 2:9 NTLH)
Segundo o nosso texto base, vemos que Jesus está conosco todo o tempo por intermédio do Espírito Santo. O Espírito nos lembra de todos os Seus ensinamentos e nos ajuda a obedecê-los. Evangelizar é tão importante que foi o último mandamento dado por Jesus antes de ascender aos céus.
3. No tempo em que vivemos, evangelizar é inadiável!
Precisamos urgentemente evangelizar toda esta geração, começando pela nossa família, pelas pessoas próximas e por todos aqueles que Deus colocar em nosso caminho, a fim de que possamos alcançar muitas vidas perdidas para Jesus.
É muito triste ver como as pessoas estão vivendo valores totalmente equivocados, mundanos e satânicos, por falta de conhecimento e por não aceitarem a Jesus como o Senhor e Salvador de suas vidas. Por isso, deixam de ter uma vida dirigida pelo Espírito Santo, deixam de dar seu testemunho cristão e deixam de orientar seus filhos e netos com os princípios bíblicos, perdendo-os para este mundo e para o Inimigo de nossas almas.
“Ninhada de cobras venenosas! Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio.” (Mateus 12:34 NTLH)
Quantas oportunidades Deus nos tem dado de falar às pessoas que nós temos a boa notícia de esperança ao perdido e que temos o único evangelho capaz de salvar e dar a vida eterna? Quantas pessoas à nossa volta estão perecendo sem Cristo, enquanto nós temos o remédio para libertá-las e estamos calados?
“Pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência.” (2 Timóteo 4:2 NTLH)
4. Você está disposto a investir no Reino de Deus?
No mundo capitalista e materialista em que vivemos, quando se fala em investir, logo pensamos em dinheiro. Você pode até ter alguma pequena despesa quando vai evangelizar alguém, mas isto não é o mais importante. O que você precisa mesmo é investir sua vida e seu tempo. VOCÊ É O MAIOR INVESTIMENTO NA OBRA DE DEUS, com amor, devoção e determinação, sem qualquer interesse pessoal ou orgulho, como ensina o apóstolo Paulo:
“Eu não tenho o direito de ficar orgulhoso por anunciar o evangelho. Afinal de contas, fazer isso é minha obrigação. Ai de mim se não anunciar o evangelho!” (1 Coríntios 9:16 NTLH)
Toda a Igreja precisa ter o mesmo compromisso que Paulo tinha, pois jamais conseguiremos cumprir este importante mandamento de Jesus se não estivermos todos unidos em obediência e amor pelo próximo.
“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:16 NTLH)
“Senhor, faça de mim um instrumento da Sua vontade. Dá-me a percepção para identificar as pessoas que o Senhor envia a mim; me dê estratégia, sabedoria e ousadia para anunciar o evangelho de Cristo Jesus; me dê a honra, o privilégio e a felicidade de ter uma vida útil ao Teu Reino, em nome de Jesus. Amém”.
Que Deus nos abençoe!