João 3:16
Texto Base:
Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)
A palavra Páscoa em hebraico é Pessach e significa passagem. A Páscoa foi instituída quando Deus libertou o seu povo da escravidão do Egito.
Na noite da partida do povo hebreu, Deus enviou ao Egito a décima praga. O anjo da morte que matou todo primogênito egípcio. Deus ordenou, por meio de Moisés, que naquela noite os hebreus deveriam matar um cordeiro macho de um ano sem imperfeições, sem manchas, sem defeitos, e passar o sangue do animal nos batentes das portas de suas casas, comer com suas famílias a carne assada no fogo, com pães sem fermento e ervas amargas.
Quando o anjo da morte que trazia a condenação ao Egito passasse pelas casas dos hebreus marcadas com sangue, sobre aquela família não recairia a praga destruidora.
Após comerem e depois da passagem do anjo, eles deveriam deixar a terra da escravidão. A partir daí, deveriam celebrar a Páscoa anualmente em memória da saída deles do Egito. (Ref. Êx. 12)
A Páscoa era um símbolo de tudo o que Jesus iria fazer: libertar da escravidão do pecado e da morte espiritual todo aquele que Nele cresse.
Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu. 6Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o Senhor castigou o seu servo; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos. 7“Ele foi maltratado, mas aguentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã. (Is. 53: 5-7)
Anos mais tarde, Jesus celebrou a Páscoa judaica junto com seus discípulos. (Ref. Lc. 22:7-23).
Ele se entregou para ser morto como um cordeiro e sobre Ele levou nossas transgressões. Pagou nossa dívida com Seu sangue derramado na Cruz.
Perdoou nossos pecados.
Só Jesus poderia fazer isso, pois Ele é Deus, é perfeito, sem mancha, sem mácula.
Ele venceu a morte e o poder do pecado, pois ressuscitou, está vivo e o poder das trevas não pode mais nos dominar, nos escravizar. Somos libertos em Cristo Jesus. Mas Ele não veio salvar a todos, somente aqueles que Nele creem, aqueles que, pela fé, reconhecem-No como Senhor e Salvador. Aqueles que preferem e buscam a Luz e Jesus é a Luz do mundo! (Ref. Jo 3:19) Aqueles que vivem de acordo com a Verdade e Jesus é a Verdade! (Ref. Jo 3:21)
12 De novo Jesus começou a falar com eles e disse: — Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida. (Jo 8:12)
Desta forma, vemos que crer em Jesus não é simplesmente acreditar e sim segui-Lo, ser um discípulo, andar na Verdade, segundo os princípios e preceitos divinos, é obedece-Lo.
Crer em Jesus implica em morrer para nós mesmos, para nossos maus desejos, assim como Ele morreu por nós.
Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, 11com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida. (Fp. 3: 10-11)
Jesus não permaneceu morto; Ele ressuscitou ao terceiro dia e está sentado ao lado direito do Pai. Ele está vivo e habita dentro de nós por meio do Seu Espírito que Ele nos prometeu enviar.
E nós ressuscitamos com Ele para uma nova vida. Nascemos de novo em Cristo Jesus, nascemos do Espírito e devemos viver guiados pelo Espírito Santo e não pela nossa natureza humana.
Quem não nascer de novo do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
5 Jesus disse: — Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. (Jo 3:5)
Nascer de novo não é ter um profundo conhecimento da Bíblia, não é ser uma pessoa profundamente religiosa, não é ocupar um cargo na igreja. Porque uma fé intelectual ou emocional não é suficiente para você entrar no Reino de Deus.
Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. (Cl. 3-1)
O novo nascimento é uma transformação interior realizada pelo Espírito Santo. Aqueles que creem em Jesus e nascem de novo têm mudado não apenas seu destino, mas seu estilo de vida.
Agora nós não amamos mais as trevas. Nosso prazer está em Jesus, nosso deleite está em fazer a vontade de Deus. Temos uma nova mente, um novo coração, uma nova vida, novos gostos, novas preferências, novos desejos.
Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. (2 Co 5:17)
Passamos das trevas para a luz; da morte para a vida. Não vivemos mais no pecado, mas temos prazer em Cristo, a Luz que nos ilumina.
Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. (1Pe. 1-3)
Que Deus nos abençoe!