João 3:16
Texto Bíblico:
Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. (Jo.3:16 NTLH)
Quando você visita alguém num hospital, pede-se que você lave bem as mãos com água e sabão, ou as higienize com álcool, porque os micróbios são inimigos da saúde! Na vida o mesmo ocorre: o mal é o inimigo do bem, o ódio é inimigo do amor e o que a Bíblia chama de “mundo” é inimigo da “mensagem de Deus”, o Evangelho de Jesus Cristo.
Quando a Bíblia menciona a palavra “mundo”, ela pode estar se referindo ao mundo natural (a Terra e o Universo) como ao que se relaciona ao mundo espiritual (filosofias terrenas, aos pensamentos e atitudes da humanidade.
No Novo Testamento “o mundo” é visto como um sistema filosófico e espiritual contrário a quase tudo o que se refere a Deus, a Jesus e ao Evangelho.
A palavra mundo faz parte do nosso dia a dia, pois mencionamos o mundo dos esportes, da política, das finanças, dos negócios e todos eles são sistemas diferentes e independentes. Por exemplo: você pode gostar ou amar o mundo dos esportes (o qual não é um planeta ou uma região terrestre) e detestar os seus outros seguimentos, mas o seu amor por um não significa que os outros não existam.
No entanto, por traz de cada sistema mencionado, existe um sistema invisível que é responsável pela sua atuação no seu universo de ações. A Bíblia fala de Satanás (um anjo da alta hierarquia decaído da sua posição e condição original nos Céus), o qual se opõe à obra de Cristo sobre a Terra. Ele é totalmente o oposto de tudo o que é piedoso, verdadeiro e dedicado a Deus, o Criador de todas as coisas.
Infelizmente, todos os sistemas existentes sobre a Terra não seguem os princípios da Palavra de Deus e, por essa razão, vê-se muita injustiça, incredulidade, infidelidade, ganância, corrupção, pobreza, miséria, crimes e insegurança. Por que o nosso mundo é assim? Veja as palavras de João, o apóstolo de Cristo:
Sabemos que (pelo que aprendemos e praticamos sabemos) somos de Deus e que o mundo todo (qualquer sistema ou organização humana) está debaixo do poder do Maligno. (1 Jo.5:19 NTLH)
Jesus, certa vez, falou que este mundo tem seu “príncipe”, ou aquele que “manda” e o “organiza” (cf. Jo:12:31; veja também: Ef.6:11,12), a fim de obstruir o avanço da Verdade divina. Deus poderia acabar imediatamente com tudo isso? Claro que sim, mas Ele não faz isso agora, pois todo esse estado de coisa se trata de uma escolha humana e, por isso, Ele respeita as decisões dos homens.
Entretanto, o SENHOR pode interferir de alguma maneira? Sim, Ele pode e interfere! Ele faz isso por meio do Seu amor e da mensagem do Evangelho de Cristo, procurando abrir a mente humana acerca da Verdade Eterna e do engano mundano, ou satânico. Aquele que crer na Sua mensagem, no Seu amor (através da vida e obra de Jesus) será chamado a se aproximar Dele, estabelecer uma amizade com Ele e viver para a Sua glória.
Deus amou o mundo (as pessoas afastadas Dele) e “deu” algo para a ele, ou seja, o SENHOR “deu” a Si mesmo a todos os homens, encarnando-Se na Pessoa de Jesus. É por meio de Jesus que os homens aprendem os mistérios divinos, o que é certo e o que é errado como o que é bom e o que é mal aos olhos do Criador.
- Ame o “mundo” (as pessoas) como Deus o ama. (Jo.3:16)
Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. (NTLH)
O que Deus deu ao mundo? Jesus! Ele não deu riquezas e nem a pobreza, pois estas o mundo as tem! Ele não deu soluções para problemas sociais, pois as pessoas neste mundo, se não fossem egoístas saberiam que já as possui. Deus deu o “Homem Perfeito” (Jesus) e, por meio Dele, um estilo de vida que agrada ao Criador!
Jesus é o Único e, portanto, não virá outro! Jesus veio para mostrar às pessoas sobre como elas devem crer na “mensagem divina”, para que desse modo andem com Deus verdadeiramente. O verbo “crer” vai além de acreditar. O seu sentido é de se apoiar, confiar e amalgamar-se (unir de modo a formar algo homogêneo) com Deus e Seus propósitos.
A pessoa que crê (do modo acima mencionado) não morrerá, isto é, não viverá afastada de Deus, tanto nesta vida como na eternidade. A pessoa que crê será guiada e desfrutará dos recursos da Graça divina, enquanto viver de modo coerente ao que o SENHOR propõe, por meio do Evangelho de Cristo.
Por meio do Evangelho, a pessoa sai de dentro do mundo e, após aprender e entender a Mensagem divina (o Evangelho), ela volta a conviver com as pessoas, porém, com outro estilo de vida acompanhada com uma missão divina, ou seja, evangelizar (fazer o que Deus fez por meio de Jesus) o mundo. ESTA É A VONTADE DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS COMO SEGUIDORES DE CRISTO E DO SEU EVANGELHO!
- Ame a Deus, mas não se afaste do “mundo”.
Então, eu não amo mais a Deus quando me afasto plenamente do mundo, mas quando eu aceito a missão divina de ir para dentro dele (do ambiente filosófico social e religioso) de onde Ele me tirou, a fim de viver uma vida dedicada a Ele, fazendo e revelando a Sua vontade.
Jesus disse:
16 Assim (exatamente) como eu não sou (de dentro) do mundo, eles também não são. 17 “Que eles sejam teus (separados e dedicados a Deus) por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade.” 18 Assim (do mesmo modo) como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei. 19 Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que, de fato, eles também sejam completamente teus. (Jo.17:15-17 NTLH veja também: Mt.28:19,20; Jo.15:16; 20:21; At.10:42)
Muitos cristãos, entre os quais me incluo, às vezes reclamam da vida difícil sobre a Terra e dizem estar cansados de viver e sofrer! Falamos desse modo porque não pensamos na nossa missão cristã no “mundo”. Insistimos que Deus nos dê um ambiente melhor no “mundo”, a fim de desfrutarmos de condições melhores de vida.
Muitas igrejas, através de séries de pregações, declaram aos cristãos que Deus deseja que eles tenham uma vida próspera, cheia de riquezas, sem dores e sofrimentos, sem doenças e lágrimas. Entretanto, isso é impossível, pois o “mundo” odeia a Deus e àqueles que O amam!
Tanto a Mensagem divina como a verdadeira Igreja representam um grande ameaça aos valores mundanos, os quais são antagônicos (opostos) aos princípios do Reino de Deus. O SENHOR não oferece qualquer esperança terrena aos que creem no Evangelho, isto é, uma vida tranquila no mundo. O que Jesus oferece é a proteção contra a malignidade mundana.
- Ame o “mundo”, mas aprenda a conviver com o ódio e a rejeição.
Jesus disse:
14 Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou. 15 Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. (Jo.17:14,15)
O “mundo” fica incomodado e odeia todo aquele que a ele leva a Mensagem divina (o Evangelho de Cristo), seja com palavras ou atitudes! Então, tudo o que podemos esperar desse sistema afastado de Deus (o mundo) é o ódio e a rejeição!
Entretanto, esses sentimentos mundanos não devem fazer com que nos acovardemos. As pessoas estão profundamente acostumadas a viverem no engano que sentem medo de se entregarem à Verdade de Deus. Elas pensam que suas vidas irão ruir e que perderão tudo que têm. Pois bem, isso pode até acontecer como temos visto em algumas partes do nosso planeta, porém, isso ocorre pela permissão divina para mostrar o grau de maldade existente no interior da vida humana.
Todavia, os cristãos não são chamados para pagar o mal com o mal, mas com o bem (cf. Rm.12:21). O cristão é chamado para amar, para dar às pessoas Jesus – Seus pensamentos, Suas atitudes e estilo de vida. Em Jesus reside todo o amor e a Verdade divina.
Isso não é fácil! Porém, esse é um dos grandes desafios para o cristão verdadeiro, dentro de um mundo afastado de Deus. O “mundo” está em toda a parte e, também, dentro de cada um de nós. Portanto, cabe a mim e a você, como cristãos que somos não agirmos à semelhança da filosofia mundana, a qual tem como base o orgulho, o egoísmo e os interesses pessoais. Não sejamos mundanos!
Seja em que dimensão (ou mundo) for, ou seja, na sua casa, no trabalho, na política, nas finanças, nos esportes, no namoro, igreja ou em qualquer aspecto relacional e circunstancial, darmos às pessoas a vida de Jesus! Quando agimos desse modo, nós estamos amando o mundo à semelhança de Deus.
Não faça como fazem muitos “anunciadores” do Evangelho nos dias atuais: não dê às pessoas uma esperança falsa, idéias erradas sobre os propósitos Deus e Seu Evangelho. Dê às pessoas a vida de Jesus, a fim de que elas se harmonizem com Deus e que Ele possa cumprir em suas vidas os Seus propósitos.
Dê às pessoas o Evangelho de Cristo (a Mensagem de Deus), a fim de que mudem a sua maneira de pensar sobre o Reino dos Céus e se adéquem à vida e aos compromissos que Deus delas espera, pois, no final de tudo, é o SENHOR que dará a cada um a recompensa pelo que praticou.
O apóstolo Paulo diz o seguinte:
Porque todos nós temos de nos apresentar diante de Cristo para sermos julgados por ele. E cada um vai receber o que merece, de acordo com o que fez de bom ou de mau na sua vida aqui na terra. (2 Co.5:10 NTLH)
Sabendo dessas coisas, que eu me esforce para amar o “mundo” do modo que Deus o ama, dando a ele a vida de Jesus, através dos meus pensamentos, palavras e ações, a fim de que eu, pela misericórdia divina, alcance a Vida Eterna!
Que Deus nos abençoe!