Skip to content Skip to footer

(Juscelino Cardoso de Sá – Domingo – 06/10/2013)

Se preferir faça o download:

1 Reis 19.1-4

O que nos leva a depressão?

1 – cansaço físico e emocional;

2 – sentimentos como: medo, ressentimento, culpa, ira, solidão, ansiedade e autocomiseração, e outros que temos diante das adversidades.

Elias estava fisicamente cansado e emocionalmente exausto, desta forma deixou que seus sentimentos tomasse conta dele e ficou tão deprimido que se dispôs a morrer.

Por que entramos em tais confusões emocionais?

Devido a pensamentos enganosos. O fato é que nossas emoções são fruto de nossos pensamentos. Se quisermos nos livrar de emoções negativas, temos que mudar nossa maneira de pensar.

“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável à ele.” (Rm 12.2)

Para superarmos a depressão devemos corrigir nossos pensamentos e atitudes incorretas em relação a vida.

“E conhecerão a verdade e a verdade os libertará”. (Jo 8.32)

A verdade é a Palavra de Deus, que é o próprio Jesus. A vida de Cristo foi baseada no amor. Ele deu a vida por amor de nós.

Concentre-se nos fatos e não nos sentimento.

Elias teve medo e fugiu para salvar sua vida (v.3). Teve vontade de morrer por se sentir fracassado (v.4). Sentimentos nem sempre são verdadeiros. Eles não são fatos, por isso não são totalmente confiáveis. A Palavra de Deus diz para conhecermos a verdade e não nossos sentimentos.

Não se compare aos outros.

Elias se comparou aos seus antepassados (v.4). Paulo diz que não devemos nos comparar aos outros.

“É claro que não nos atrevemos a nos igualar ou a nos comparar com aqueles que pensam que são importantes”. (2 Co 10:12a).

Não devemos nos comparar pois cada ser humano é único. Quando nos comparamos temos a tendência de nos criticarmos e tentamos nos motivar por meio da crítica e da condenação, porém a autocrítica em excesso não funciona. Assim também quando nos rotulamos só aumentamos o problema.

Não aceite falsas acusações.

Outro erro de Elias foi culpar-se por situações que não dependiam dele (v.10).

Deus nos deu o livre arbítrio. Não podemos assumir a responsabilidade pelas ações das pessoas. Podemos influenciá-las, mas não controlá-las. Não fique deprimido por algo que não pode controlar.

Não exagere o lado negativo.

Elias tinha um pouco de autocomiseração (v.10). Ele exagerou o problema e isso aumentou sua depressão.

Resista à tentação de fazer-se de vítima, pois este é um dos estados mais destrutivos de sua alma. A vítima prefere não escolher uma vida melhor para si, que é uma vida elevada dada por Deus.

Cuide de suas necessidades físicas.

A solução inicial de Deus para Elias foi descanso, comida e relaxamento. (v.5-8).

Entregue suas frustrações a Deus.

Elias colocou para fora tudo o que estava sentindo: medo(v.3), ressentimento, baixa autoestima e culpa (v.4), ira, solidão e preocupação (v.10). Deus permitiu que ele desabafasse e não ficou chocado com as reclamações de Elias. Quando estiver deprimido, o que precisa fazer é contar ao Senhor.

Adquira uma nova percepção de Deus.

Deus falou com Elias por meio de uma brisa suave e não pelo terremoto ou pelo fogo (v.11-13). Ainda hoje Deus fala conosco por meio da quietude e tranquilidade. Não há antidepressivo melhor que comunhão e amizade com Deus conseguidas através da oração, leitura e meditação da Sua Palavra.

Deixe que Deus dê nova direção a sua vida.

Pare de sentir pena de si mesmo. Tire os olhos de si e comece a olhar as necessidades dos outros. Envolva-se na vida das pessoas e compartilhe o que tem recebido de Deus. Ajude outras pessoas.

“Pois quem põe seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira.” (Mt 16.25)

Permita que Deus dirija a sua vida. Ele quer usar você.

Você pode mudar e ser uma pessoa feliz.

Estabeleça um relacionamento pessoal com Cristo, o todo poderoso Filho de Deus, tornando-se aquilo que a Bíblia chama de alguém que “nasceu de novo”. Sem Cristo em sua vida você não terá poder para mudar. Você precisa de uma razão maior para viver além de você mesmo.

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação