Skip to content Skip to footer

Defendendo a fé em tempos de apostasia – É só por meio de Cristo que guardamos a fé – Parte 27

(Walter de Lima Filho – Domingo – Judas 24,24)

SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Essas palavras de Judas representam a bênção final da sua breve carta. Ela é rica de verdades espirituais para quem deseja viver uma vida abençoada e aprovada por Deus. Essa vida é conquistada por aqueles que reconhecem a Cristo como o Seu SENHOR! (25ª)

Então, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo:

  • Deus “pode” evitar que caiamos, ou seja, Ele é capaz de nos guardar. (24ª)
  • Deus “pode” nos conduzir à Sua Glória sem defeitos e com muita alegria. (24b)
  • Louvemos ao Único Deus, o nosso Salvador e a Quem pertence a glória, a grandeza, o poder e a autoridade, desde todos os tempos, agora e para sempre! (25)

1. Deus protege aquele que deseja ser protegido. (24ª)

Judas está falando da fé, da verdadeira doutrina cristã.  Ele não está dizendo aos cristãos que Deus os livra de qualquer adversidade, pois isso contraria a mensagem apostólica e o próprio Evangelho. Como exemplo, vejamos a declaração do apóstolo Paulo a Timóteo:

icon biblia 11 Deus me escolheu como apóstolo e mestre para anunciar o evangelho.12 É por isso que sofro essas coisas. Mas eu ainda tenho muita confiança, pois sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar, até aquele dia, aquilo que ele me confiou. 13 Tome como modelo os ensinamentos verdadeiros que eu lhe dei e fique firme na fé e no amor que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus. 14 Por meio do poder do Espírito Santo, que vive em nós, guarde esse precioso tesouro que foi entregue a você. (2 Tm.1:11-14 NTLH)

Paulo diz que a sua missão era anunciar o Evangelho de Jesus, e isso implicava que ele fosse apóstolo e mestre. O sentido disso é: ele anunciava a Mensagem de Deus sobre Cristo, pelo poder e autorização do próprio Senhor e instruía as pessoas acerca de como aplicar o Evangelho às suas vidas.

Paulo diz que a sua missão lhe trazia muitos sofrimentos, mas perseverava com confiança em Cristo, pois Ele é capaz de guardar o que lhe foi confiado até o dia final. Perceba que Paulo tinha o desejo de que o que lhe havia sido confiado, ou seja, o Evangelho recebesse a proteção de Deus.

Então, ele aconselha a Timóteo, o seu discípulo, a fazer o mesmo, ou seja, ele deveria tomar os seus ensinamentos como modelo verdadeiro, ficar firme na fé (no que Jesus ensinou) e no amor, que é o resultado de uma vida unida a Cristo. Ele dá uma ordem a Timóteo: “Por meio do poder do Espírito Santo, que vive em nós, guarde esse precioso tesouro que foi entregue a você.

O verbo “guardar”, no grego, tem o sentido de vigiar, manter o olhar sobre algo para que não seja raptado ou não escape. Muitos usam esses versículos com um “simplismo” assustador! Eles dizem que Deus sempre “guardará a vida” dos que frequentam igrejas de todas as adversidades, mas já sabemos que não foi essa a intenção do apóstolo sofredor.

Deus “guarda o Evangelho” que nos foi confiado e guardará nossas vidas no próprio Evangelho, desde que tenhamos muito prazer em vigiá-lo e guardá-lo atentamente, para que ele não seja raptado ou escape de nossas vidas! Então, Deus “pode guardar” a Sua Mensagem sobre Cristo em minha vida, desde que eu queira que Ele faça isso!

Todos nós devemos saber que o Evangelho não é nosso, mas é propriedade de Deus. Vamos supor que você compre um automóvel. Naturalmente, terá que pagar as mensalidades ao banco. Vamos dizer que você não controla muito bem as suas finanças, ou não é muito atento a planejar seus gastos, e gasta mais do que ganha. Como resultado, você não terá como pagar ao banco, e, se isso persiste, ele vem por meios judiciais e lhe toma o bem! Apesar de estar dirigindo o automóvel, ele não era seu, mas propriedade do banco.

O mesmo se dá com o Evangelho, pois nem eu e você somos donos dele. Ele pertence a Deus e nós somos apenas depositários da Verdade e da Mensagem Divina. Sendo assim, se nós tratamos o que Deus nos confiou sem zelo, o Senhor mesmo o retira de nós e, caso isso aconteça, devemos pensar que somos pessoas desqualificadas para a missão que ele nos deu.

2. O nosso compromisso com o Evangelho de Jesus determinará o nosso futuro eterno. (24b)

Jesus, com grande expectativa, apresentou a Deus o Seu pedido:

icon biblia 22 A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. 23 Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas. 24 – Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo. (Jo.17:22-24 NTLH)

Deus nos conduz a Cristo, e Ele nos revela quem é o Pai. Além do mais, Ele reparte com os que Nele creem a natureza do Pai (o Espírito Santo), a fim de que possamos ter comunhão honesta e submissa com Deus e vivamos segundo os Seus pensamentos. O propósito de tudo isso é que vivamos tanto em unidade com Deus como entre nós.

Nós somos um, quando vivemos nas mesmas propostas e intenções de Deus em Cristo. Portanto, nós devemos saber que os pensamentos de Jesus é que são importantes e não os nossos. Nós sabemos que as pessoas deste mundo vivem pelos seus desejos pessoais, e que, por essa razão, elas vivem numa incansável filosofia de competição. Porém, nós vivemos pela vontade de Deus, obedecendo a Cristo. Essa atitude que faz com que as pessoas notem que somos seguidores Dele, além de perceberem que Ele foi enviado pelo Pai e que Ele ama o Seu Único Filho, do mesmo modo que ama os Seus seguidores. É por esse tipo de cristão que Jesus orou, a fim de que ele possa na eternidade, ver todo o esplendor da Sua Glória!

A salvação de Deus não tem como único propósito, nos salvar de um mundo pecaminoso e do Inferno, mas de vermos e desfrutarmos de todo o poder da Glória de Cristo na eternidade! Será um momento indescritível! Se nós pensamos que já vimos coisas extraordinárias nesta Terra, esperemos por coisas infinitamente maiores ao chegarmos no “Céu”!

Hoje, nós sabemos que somos imperfeitos, mas naquele glorioso dia Deus dará a Sua Igreja como uma “noiva” perfeita, sem mancha e mácula ao Seu Filho Jesus! É por isso que nos motivamos a viver para Cristo Jesus e Sua Palavra, enquanto aguardamos com grande expectativa esse momento, que será o mais feliz de nossas vidas!

Quanto à nossa motivação para aquele dia, João declarou o seguinte:

icon biblia E todo aquele que tem essa esperança em Cristo purifica-se a si mesmo [procura manter-se moralmente limpo], assim como Cristo é puro. (1 Jo.3:3 NTLH)

Que nós atentemos ao conselho de Paulo:

icon biblia 13 Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações. 14 Façam tudo sem queixas nem discussões 15 para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu, 16 entregando a elas a mensagem da vida. Se agirem assim, eu terei motivo de sentir orgulho de vocês no Dia de Cristo, pois isso mostrará que todo o meu esforço e todo o meu trabalho não foram inúteis. (Fp.2:13-16 NTLH)

3. Por meio de Jesus Cristo, o nosso Senhor, que nós louvemos o Único Deus, o nosso Salvador! (25)

Não basta dizer que Jesus é o nosso Salvador; Ele deve ser o nosso SENHOR! É Jesus que nos dá a sabedoria espiritual, a fim de vivermos para a glória de Deus. Os falsos mestres se orgulhavam de “um conhecimento especial”, mas lhes faltava essa sabedoria espiritual, que só Cristo pode dar. Quando obedecemos a Jesus, nós estamos honrando a Deus e lhe prestando toda a glória!

Essa glória é a soma de tudo o que Ele é e faz. Tudo no Senhor é glorioso e conheceremos a Sua glória esplendorosa em toda a sua essência, quando estivermos com Ele frente a frente! Veremos a grandeza ou a riqueza do Grande Rei e conheceremos a Sua autoridade, poder ou governo absoluto. Jesus disse:

icon biblia 18 Então Jesus chegou perto deles e disse: – Deus me deu todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo 20 e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. (Mt.28:18-20 NTLH)

Enquanto continuamos a Obra do Senhor, é necessário que a nossa fé seja edificada sobre a Palavra de Deus, a fim de que alcancemos discernimento espiritual e oremos sempre, para que Deus nos ajude a guardar, por meio de uma forte vigilância, a fé que Ele mesmo nos deu de uma vez por todas!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação