Skip to content Skip to footer

A disciplina de Deus é cura para a alma

 

Texto base:

Provérbios 20:30

Os castigos curam a maldade da gente e melhoram o nosso caráter. (Pv.20:30 NTLH)

Quem são os filhos de Deus? Os verdadeiros filhos de Deus são os que se dispõem a depender Dele e, por isso, rendem-se a Ele. Na minha vida de experiência com Deus, eu aprendi muitas lições, e uma das mais importantes é que Ele usou situações dolorosas para me disciplinar e promover transformações em minha alma.

1. Quem está no controle da sua vida, você ou Deus?

Deus usa uma crise em sua vida para que você perceba que o grande problema dentro das aflições é a sua luta entre os seus desejos pessoais e os Dele.

O desejo de ser o mestre da própria fé tem uma finalidade: tomar decisões que tragam vantagens pessoais, enquanto a alegria de servir a Deus e desfrutar da “vida” que Ele dá fique em segundo plano. Jesus ensinou o seguinte:

38 Não serve para ser meu seguidor [não é digno de ser Meu discípulo ou aluno] quem não estiver pronto para morrer [quem não estiver disposto a crucificar a si mesmo, a fim estabelecer os objetivos de Deus em suas ações] como eu vou morrer e me acompanhar [associar-se ou se unir a Mim]. 39 Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira [a vida do Alto, de característica eterna]; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira. (Mt.10:38,39 NTLH)

Aquele que age desse modo não será abençoado por Deus, porque não se compromete verdadeiramente com os planos do Eterno, pois, em vez de confiar na Sua sabedoria, prefere depositar a sua confiança na sua própria esperteza. Ele acredita em Deus, mas não tem prazer em receber e viver pelo poder da “Vida do Alto”.

Deus não abandona os Seus, mas deseja que ajam corretamente. Em muitas ocasiões, Ele permitirá que Seus filhos passem por situações de grande sofrimento interior, nas quais eles terão um encontro com o SENHOR e terão que definir se querem a Ele ou a própria esperteza.

Nesses momentos, a pessoa ingressa em um conflito espiritual, no qual sofrerá a pressão divina para mudar a sua maneira de pensar (arrependimento), desejar ser abençoado por Deus e viver uma nova vida sob os Seus mandamentos, regras e promessas.

2. A disciplina divina o enfraquece para que você aprenda a depender de Deus

Em algum momento, você já lidou com as suas aflições como se estivesse dentro de um ringue, lutando contra um inimigo muito poderoso? O objetivo de uma luta é vencer o oponente e colocá-lo no chão até que ele demonstre falta de capacidade física e técnica para se manter no combate.

No Velho Testamento, nós temos a história de Jacó lutando contra “o Anjo do SENHOR” (Jesus, na Antiga Aliança) no vale do rio Jaboque. Antes dessa luta, Jacó, conforme a definição do seu nome, que em hebraico é “enganador, substituto, trapaceiro ou fraudador”, elaborou um plano para aplacar a ira de seu irmão Esaú, ao qual ele enganou no passado para obter a primogenitura familiar. (vd. Gênesis 25:29-34)

3 “Jacó, o antepassado deles (de Judá, Israel), lutou com o seu irmão gêmeo Esaú enquanto os dois ainda estavam na barriga da mãe [vd. Gênesis 25:19-26]. Já homem feito, Jacó lutou com Deus [vd. Gênesis 32:22-32];” 4 ele lutou [Jacó teve poder para lutar como um príncipe] com um anjo [contra o Anjo, contra o Varão, ou o Homem] e venceu [teve poder para aguentar a luta de modo firme e perseverante]. Então chorou [clamou, suplicou] e pediu [e implorou] que o anjo o abençoasse [que o tratasse com misericórdia, graça]. […]. (Os.12:3,4 NTLH)

Jacó enganou seu irmão Esaú, foi enganado pelo seu sogro Labão (vd. Gênesis 29:21-30; 31:7) e decidiu voltar à terra de seus pais, enganando Labão (vd. Gênesis 31:17-20). Até quando Deus estaria com Jacó, o enganador? O vale do rio Jaboque foi o ringue preparado pelo SENHOR, a fim de desafiar Jacó para uma luta. Seria uma batalha espiritual e moral na vida de Jacó.

Nesse vale, Jacó se viu em grande desespero, pois ele soube que seu irmão Esaú desejava tirar satisfações com ele. Jacó elaborou mais uma trama cheia de esperteza, mas não esperava se confrontar com “o Anjo do SENHOR”. Nessa luta, Deus iria conter Jacó, até que ele se rendesse e desistisse do controlar sua própria vida.

Em determinado momento da luta, Deus feriu o quadril de Jacó, um ferimento que o deixaria manco. Jacó se viu em uma posição de desamparo e sem saída. Foi nessa crise disciplinar que Jacó entendeu a verdade que está no nosso texto base:

“Os castigos curam a maldade [os vergões das feridas provocadas pelos açoites são o remédio contra o mau-caratismo] da gente e melhoram o nosso caráter [a disciplina desperta a consciência e nos faz pensar e sentir sobre o modo correto de agir].”

Guarde isto no seu coração: VOCÊ NÃO MUDA APENAS POR TER VISTO A “LUZ”, MAS QUANDO PERMITE QUE ELA, PELO SEU FORTE CALOR, TRAGA O FOGO DE DEUS PARA QUEIMAR O SEU SER INTERIOR. Deus amava demais a Jacó e não desejava que ele continuasse sendo um homem enganador e fraudulento. Ele precisava ser mudado, disciplinado e clamar por uma mudança de caráter e de vida, a fim de participar das bênçãos de Deus.

26 Então o homem [o Homem, o Varão] disse: — Solte-me, pois já está amanhecendo. —Não solto enquanto o senhor não me abençoar [Eu não Te deixarei ir, a não ser que, primeiramente, me abençoes] — respondeu Jacó. 27 Aí o homem [o Homem] perguntou: — Como você se chama? — Jacó — respondeu ele. 28 “Então o homem disse: — O seu nome não será mais Jacó. Você lutou com Deus e com os homens e venceu [e, como príncipe, tiveste poder com Deus e com a humanidade, demonstrando firmeza e perseverança]; por isso o seu nome será Israel [seu nome será Príncipe de Deus].” (Gn.32:26-28 NTLH)

Deus enfraqueceu Jacó para que aprendesse a depender Dele acerca de tudo o que precisasse. Deus o ama como você é, mas Ele o ama demais para permitir que você continue vivendo de um modo que O contraria. Quando Deus o coloca em uma luta, Ele está provocando uma transformação em seu interior, a fim de que você seja o mais parecido com Jesus Cristo.

3. Você raramente mudará, até que o seu medo de mudar não seja maior que a sua dor

Se você estiver lutando com Deus neste momento, entregue-se a Ele. Essa é a única maneira de avançar em um caminho marcado pelo crescimento espiritual, pela paz com o Eterno e participar de todas as Suas bênçãos.

Diante dos conflitos, faça sempre duas perguntas: Primeira: “Eu estou disposto a obedecer a Deus nesta situação, agindo corretamente sob os Seus olhos?” Segunda: “Eu confiarei a Deus a minha vida, sendo confiável a Ele, permitindo que o Eterno dirija minha mente, meus passos, a fim de que eu permaneça sob os Seus cuidados?”

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação