Skip to content Skip to footer

A falsa e a verdadeira esperança

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Jó 14:7-9

Nos dias atuais, há muitas pessoas oferecendo e vendendo “esperança” nas igrejas. Entretanto, esse tipo de esperança é falso. A verdadeira esperança não é uma atitude passiva, mas, para que se mantenha viva, ela deve se fundamentar em uma vida de comunhão com Deus, tendo prazer Nele e na Sua Palavra.

Texto Bíblico:

& 7 Para uma árvore há esperança; se for cortada, brota de novo e torna a viver. 8 Mesmo que as suas raízes envelheçam, e o seu toco morra na terra, 9 basta um pouco de água, e ela brota, soltando galhos como uma planta nova. (Jó 14:7-9 NTLH)

Eu estou retirando estes versos do seu contexto, a fim de usar o princípio que nele está contido. O texto nos fala de uma árvore que, mesmo cortada, brota de novo e volta a viver, pois para ela, sempre há esperança quando recebe água. Ela pode envelhecer e parecer como morta, no entanto, repare o que vem a seguir: “basta um pouco de água, e ela brota, soltando galhos como uma planta nova.

O sentido do hebraico é que “ela se alegra com o cheiro, a fragrância ou com o perfume” da água, ou seja, a água lhe devolve o prazer de viver. A água doce, na Bíblia, é símbolo da Palavra de Deus e, portanto, não há esperança para aquele que nela não encontra prazer.

A Bíblia é o sopro de Deus, o mesmo sopro que deu vida a Adão, quando este foi formado do pó da terra. Ela é o sopro Divino que nos dá vida quando estamos na sombra do desapontamento.

O Salmista declara:

& Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no SENHOR, seu Deus. (Salmos 146.5 NTLH)

Em outras palavras: “Abençoado é aquele que sempre busca ajuda em Deus, “que põe a sua esperança” no Eterno, pois conhecerá e receberá a verdadeira bênção da parte Dele!

A esperança, biblicamente falando, não é um esforço mental ou emocional de acreditar que Deus fará as coisas do modo como queremos. Ter esperança em Deus é confiar que Ele fará o que é justo e dará o melhor para nós.

No entanto, a esperança não deve ser passiva, mas ela precisa ser constantemente nutrida ou alimentada com a Palavra de Deus, pois é ela que fortalece a nossa fé em Cristo Jesus e no Seu Evangelho. Portanto, aquele que se alimenta pouco da Bíblia, pouca esperança terá, pois lhe faltará conhecimento tanto do caráter como do propósito Divino à sua vida.

Então, você me pergunta: “Como eu faço para me alimentar com a Palavra de Deus?

  • Leia a Bíblia a cada dia e, se possível, em voz alta.
  • Venha disposto para ouvir o ensino da Bíblia nas reuniões.
  • Anote o que Deus lhe fala especificamente.
  • Pratique devocionais e aprenda a meditar (já ensinamos muito sobre isso).
  • Memorize versos bíblicos.
  • Comprometa-se com a Bíblia, compartilhando o que aprendeu com outras pessoas.

Essa prática lhe dará capacidade para confiar em Deus, pois a cada dia aprenderá muito sobre Ele. Deus não pede que você confie em métodos, como correntes e campanhas. Você não pode forçá-Lo a fazer o que está fora do Seu propósito. Antes, tenha fome de Deus e de uma vida de comunhão com Ele, a fim de que o desespero ou a luta interior diminua.

O salmista disse:

& 5 Somente em Deus eu encontro paz e nele ponho a minha esperança. 6 “Somente ele é a rocha que me salva; ele é o meu protetor, e eu não serei abalado.” (Salmos 62:5-6 NTLH)

Em outras palavras: “Eu creio que Deus é único e procuro viver sob os Seus termos: por isso, esperarei silenciosamente pelo tempo Dele. Tudo o que espero de melhor vem Dele. Ele é uma rocha sólida onde a minha vida está edificada; Ele é o meu abrigo. Dele vem o alimento par
a a minha alma que me dá descanso.

A nossa esperança não é o ópio, segundo os marxistas. Ela não é uma fantasia que realiza os meus desejos, de acordo com a ideia freudiana. A nossa esperança não se fundamenta em uma religião, ou em um processo de sucessivas reencarnações, em uma denominação, em um conjunto de crenças, métodos humanos, ou em um sistema filosófico de vida.

A nossa esperança se fundamenta na Pessoa de Deus e na Sua Palavra. Confiemos na Sua onisciência, onipotência, na sua onipresença, bondade, justiça, misericórdia e no Seu infindável amor.

As falsas esperanças são inúmeras, mas a esperança verdadeira está alicerçada, fundamentada, depositada em Deus. Vejamos algumas diferenças entre a falsa e a verdadeira esperança:

  • A falsa produz sonhos pessoais, mas a verdadeira produz caminho.
  • A falsa nos dá miragens, mas a verdadeira nos leva à Verdade.
  • A falsa se alicerça em expectativas, mas a verdadeira, na obediência.
  • A falsa gera euforia momentânea, mas a verdadeira gera submissão.
  • A falsa insere em nós crendices, mas a verdadeira nos conduz em prudência e sabedoria.
  • A falsa se desfaz diante das adversidades, mas a verdadeira nos fortalece nas lutas.
  • A falsa nos torna ineficazes diante das barreiras, mas a verdadeira nos mostra caminhos.
  • A falsa não nos fortalece moral e espiritualmente falando, mas a verdadeira nos leva a agir como Cristo agiu.
  • A falsa nos deixa frustrados ou desiludidos, mas a verdadeira nos alimenta com a esperança da Vida Eterna.

Sei que apenas pincelei sobre esse assunto, porém, o meu desejo é que você desenvolva uma vida de comunhão e prazer em Deus. No Reino de Deus, as bênçãos do Altíssimo não vêm por meio de métodos ou artifícios humanos, os quais procuram tirar de nós a responsabilidade de cooperarmos com o trabalho do Senhor em nossas vidas, por meio de Cristo Jesus.

Que nós sejamos ativos e não passivos. Que nós aguardemos o melhor de Deus às nossas vidas, crescendo sempre na graça e no conhecimento de Cristo. Ele foi forte e corajoso diante do sofrimento e da morte – Ele colocou a Sua esperança em Deus e nos Seus propósitos para a Sua vida. Nele e somente por Ele é que somos verdadeiramente abençoados por Deus. Ele deu o exemplo de uma vida dedicada a Deus e cheia de prazer Nele.

O salmista diz:

& Sejam fortes e tenham coragem [sejam firmes com o ânimo que Deus dá], todos vocês que põem a sua esperança em Deus, o SENHOR! (Sl.27:14 NTLH)

Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação