Skip to content Skip to footer

A fé me faz enxergar o que eu preciso ver (Parte 1)

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Texto Bíblico:

Habacuque 3:16-19

16 Quando ouvi tudo isso, fiquei assustado, e os meus lábios tremeram de medo. Perdi todas as forças e não pude ficar de pé. Portanto, vou esperar, tranquilo, o dia em que Deus castigará aqueles que nos atacam. 17 Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, 18 mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador. 19 O SENHOR Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro. (Habacuque 3:16-19 NTLH)

Quando a proposta é andar pela fé, certamente a pessoa se deparará com circunstâncias adversas, as quais, em sua caminhada cristã, poderão lhe causar desânimo. Entretanto, é preciso saber que fé não é um pensamento positivo e, erroneamente, para muitos hoje em dia, ter fé é pensar positivamente! Todavia, a fé é muito mais do que pensamentos positivos acerca de qualquer coisa. A fé não me leva a enxergar o que eu desejo avistar, mas tudo o que realmente preciso ver!

Caso seja a pessoa dada ao pensamento positivo, ele a faz enxergar longe, mas desde que esteja no cume de uma montanha muito alta. Porém, a fé mantém a fidelidade, a confiança e a certeza de avistar o melhor de Deus, mesmo quando estamos no fundo de um vale escuro.

1. A fé me faz enxergar a presença de Deus sobre as circunstâncias do momento

Habacuque foi um profeta (pregador) escolhido por Deus, para trazer a mensagem do Altíssimo ao Seu povo (para educá-lo na Palavra de Deus). Seu nome significa “abraço”, e abraçar, no sentido figurado, significa “colocar-se em volta”. A história de vida de Habacuque revela que ele foi um homem que, pela fé, se posicionou ao lado ou em volta de Deus e, consequentemente, foi abraçado por Ele. Ele honrou a Deus pelo forte desejo de querer andar acima do nível da mediocridade, do medo e do pecado.

O livro de Habacuque foi provavelmente escrito entre os anos 610 e 605 a.C. O cenário de seus dias era de caos, imoralidade e corrupção. A violência dominava as ruas das cidades e aldeias. Além dessas coisas, o mundo estava envolvido em guerras, pois os Babilônios (Caldeus) haviam derrotado os egípcios, como também o povo assírio, e era uma questão de tempo para os israelitas terem suas terras (a Terra Prometida) invadidas por eles. Tudo o que estava ocorrendo fugia à compreensão do profeta Habacuque. Quanta semelhança com os nossos dias!

Além do que já mencionei, pensemos na religião: a maioria do povo de Deus havia se dedicado à prática pagã da idolatria e, por esta razão, a verdadeira fé estava sendo devastada. Para discipliná-los e conduzi-los ao arrependimento dos seus pecados, Deus usaria os babilônios, liderados pelo rei Nabucodonosor como o Seu agente divino e disciplinador, a fim de castigar o Seu povo, devido ao desvio de conduta espiritual e moral.

Todas essas coisas abalaram tremendamente a mente do profeta Habacuque, o profeta que decidiu viver abraçado com Deus. Porém, todo aquele que se abraça ou se coloca em volta de Deus deve saber que:

  • É impossível questionar o que Deus está fazendo, embora isso possa ser feito com respeito e reverência. Às vezes, não nos é claro o que está acontecendo e, especialmente, quando passamos por sofrimentos e vemos que os nossos inimigos estão prosperando, enquanto estamos apenas sobrevivendo.
  • Deus é Soberano e Onipotente e tudo está sob o Seu controle. Precisamos aprender a nos aquietar e a confiar nos Seus planos, pois os meios que o SENHOR usa para atingir as Suas finalidades são justos.
  • Deus aprova aquele que é fiel (submisso e obediente) a Ele independente das circunstâncias. (vd. Hc.2:4)

Quem não entende esses princípios, acaba deixando Deus à parte de sua vida. Quando nós deixamos Deus de lado, perdemos a capacidade de perceber como a sociedade está doente, tanto espiritual como moralmente falando. Sem o conhecimento e uma vida com Deus, não há como notar a miséria do caráter humano sendo exposta.

A grande miséria do mundo é transformar riquezas em bens absolutos. A pessoa afastada de Deus faz da riqueza e dos seus bens materiais o sentido maior, tanto da sua vida como da sua existência.

2. A fé me faz enxergar a Deus como a minha maior riqueza

Habacuque coloca a sua fé no Deus de toda a graça e glória, ou seja, Ele é a “Sua Fonte” inesgotável de subsistência. Ele não pensa somente na sua existência pessoal, mas no bem-estar da sua nação – Israel. Mesmo em meio à adversidade, Habacuque se preocupa com as pessoas e a elas transmitia a mensagem de Deus fielmente, a fim de que todos confiassem na justiça do Soberano Senhor.

A economia de Israel dependia da sua agricultura, dos seus rebanhos de gado, ovelhas e cabras. No entanto, o profeta vê que a verdadeira fonte do seu povo não eram essas coisas, mas o Próprio Deus. Mesmo sendo rejeitado pelo Seu povo, Deus mantém a Sua fidelidade à aliança que fez aos israelitas e não retira as promessas feitas a eles como Seu povo. No entanto, para que eles voltassem a experimentar a Sua fidelidade e promessas, teriam de mudar a trajetória de suas vidas.

A atitude de fé de Habacuque fez com que ele se rendesse à graça Divina, se alegrasse e caminhasse para lugares mais altos. A sua fé fez com que ele fosse fortalecido com a força divina, a qual Deus pode dar àqueles que Nele confiam. O profeta aceita o desafio da Palavra de Deus e se esforça a andar pela fé acima das circunstâncias que o envolvem. Então, a fé nos torna capazes de enxergarmos um caminho acima de qualquer circunstância adversa – o caminho de Deus.

A minha esperança é que nós também tenhamos a mesma atitude de Habacuque. Que nós aceitemos o desafio que a Palavra de Deus nos pede, para confiarmos em Deus e conseguirmos enxergar além das adversidades que nos envolvem.

3. A fé me faz enxergar a justiça divina sendo executada em um tempo divinamente determinado

Quando ouvi tudo isso, fiquei assustado, e os meus lábios tremeram de medo. Perdi todas as forças e não pude ficar de pé. Portanto, vou esperar tranquilo, o dia em que Deus castigará aqueles que nos atacam. (Habacuque 3:16 NTLH)

Apesar do julgamento Divino e do sofrimento que viriam, a fé de Habacuque é fortalecida em Deus e ele passa a experimentar uma alegria que transcende a lógica humana! A fé verdadeira nos leva a confiarmos em Deus e a não permitirmos que más notícias controlem nossas mentes.

Ao longo da história, povos que foram usados pelo SENHOR, a fim de disciplinar o Seu povo se excederam no modo como o tratou e, por causa desse excesso, Deus os puniu por terem sido abusivos e maldosos. Olhemos para a história e notaremos como Deus puniu os egípcios, babilônios, assírios, regimes políticos e fanáticos religiosos, por terem maltratado o Seu povo.

Neste momento, nós vivenciamos a maior perseguição aos cristãos de toda a história da humanidade e não vemos nenhuma notícia sobre isso nas mídias! Segundo os cálculos de agências de missões cristãs, 250 milhões de cristãos estão sendo perseguidos de algum modo em nossa época e 100.000 cristãos são assassinados por ano, por professarem a sua fé em Jesus Cristo. Realmente, estes são números assustadores!

Deus é a nossa justiça e, portanto, que esteja longe de nós qualquer espírito de vingança! Essa verdade deve estar arraigada em nossos corações, pois Deus é a nossa justiça. Que nós nunca nos esqueçamos do que o SENHOR disse a Abraão:

Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo. (Gn.12:3 NTLH)

4. A fé me faz enxergar a grandeza do SENHOR, o Deus da minha salvação

17 “Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais,” 18 mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador. (Habacuque 3:17,18 NTLH)

Diante de tudo o que ele como seus patrícios teriam de enfrentar, Habacuque se sentiu apavorado e não escondeu os seus sentimentos, mas declarou a sua fé em Deus e que viveria para a Sua glória.

Habacuque afirma que mesmo em tempos de fome e perdas, se alegraria no Senhor. Por causa do julgamento e disciplina de Deus sobre o Seu povo, tanto ele como outras pessoas boas iriam sofrer. No entanto, ele entendia e acreditava na bondade divina e “ainda que” as coisas ficassem terríveis, ele louvaria a Deus. O profeta acreditava que o Senhor era digno de todo o louvor, pois Ele era a “Única Fonte” de esperança e a Sua plena alegria.

Eu não gosto de tempos ruins, mas, seguindo o exemplo de Habacuque, que nós determinemos a nós mesmos para sermos fiéis a Deus. Ele não disse que a confiança em Deus o livraria de sofrimentos e angústias, mas colocou o Reino de Deus em primeiro lugar na sua vida, quando se dispôs a confiar na soberania, justiça e na salvação divina futura.

Pode ser que agora não entendamos o que está nos acontecendo, mas a fé nos faz enxergar o momento futuro, quando entenderemos as razões de tudo. Portanto, que a nossa fé nos conduza a enfrentarmos nossas aflições com atitudes corretas, aprovadas por Deus.

Quando Habacuque usa a expressão “darei graças”, no verso 18, o sentido é que, independentemente de as coisas estarem trágicas, ele determinou a si mesmo que iria confiar em Deus e que as pessoas não o veriam murmurando ou se queixando. Em vez disso, todos ouviriam a sua declaração de fé: “Eu estou confiando no Deus da minha salvação!”.

A fé de Habacuque fez com que ele enxergasse uma dimensão de vida acima da mediocridade, na qual ele deveria viver. Humildemente, ele se dispôs a viver nesse patamar, pois tanto a existência como a presença de Deus era tudo o que possuía. Habacuque creu que o SENHOR estava no controle de todas as coisas e que estava fazendo o melhor para os Seus filhos.

Apesar de toda a desolação, Habacuque se sentiu encorajado em Deus. Ele confiou no que Deus estava fazendo e, pela fé, viu o que precisava ser visto. Esta é uma forte demonstração do poder de fé registrado nas Escrituras Sagradas, por parte do profeta Habacuque. Ele é um exemplo a ser seguido, pois foi um homem que abraçou a Deus. A sua fé o fez enxergar o que precisava ser visto e que a sua experiência seja a nossa!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação