Texto base:
Hebreus 11:1
A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. (Hb.11:1 NTLH)
A fé é uma convicção segura de que aquilo que esperamos de Deus nos será dado na Eternidade. Por isso, a fé nos ajuda a caminharmos em direção ao que ainda não vemos, independentemente do que os nossos olhos naturais veem neste mundo.
Introdução:
A fé em Deus é a base firme, evidência palpável de que um filho de Deus vive conectado com a Eternidade, pois ele sabe que essa realidade espiritual é superior a qualquer poder deste mundo. Pela fé, ele testemunha à humanidade sobre a realidade e a soberania de Deus.
Nas Escrituras, aprendemos que Deus sempre convocou Seus filhos a se reunirem, a fim de que, na Sua presença, ouçam a Sua Palavra e aprendam sobre como confiar suas vidas a Ele. Quando nós O ouvimos e, de fato, cremos, Deus espera que a nossa confiança Nele aumente e que atuemos conforme as Suas Instruções. (cf. Rm. 10:15-17)
O objetivo do nosso texto base, conforme o contexto da carta aos Hebreus, é que os judeus que, devido à sua fé em Cristo, não desanimassem diante das severas perseguições, mas que fossem perseverantes ou pacientes e confiassem nas grandes promessas de Deus.
O cristão genuíno não apenas crê, mas vive pela fé. A fé que ele expressa se deve ao “conhecimento” e à confiança” acerca do que ouviu e aprendeu “da Palavra de Deus”. Com a ajuda do Espírito Santo, ele se submete aos seus ensinamentos e crê nas promessas divinas em um espírito firme de confiança, fidelidade, obediência e paciência, pois ele sabe que Deus, em Sua essência, é a Verdade e, portanto, verdadeiro em tudo o que diz e promete. (vd. Nm.23:19)
1. A fé o conecta com a Eternidade, à força divina e ao destino que Ele já lhe preparou
24 […] foi por meio da esperança [foi por meio da confiante expectativa que temos do que Deus nos dará no futuro] que fomos salvos [resgatados da destruição ou dos perigos do sistema mundano]. Mas, se já estamos vendo aquilo que esperamos, então isso não é mais uma esperança. Pois quem é que fica esperando por alguma coisa que está vendo? 25 Porém, se estamos esperando alguma coisa que ainda não podemos ver, então esperamos com paciência. (Rm.8:24,25 NTLH)
Sobre estes versos, eu faço uma analogia: pense que você está em uma viagem de carro com sua família para estar em um lugar que você nunca foi antes, mas que anseia em conhecer, como um parque temático famoso. Você tem um mapa e sabe que o parque está a algumas horas de distância, desde que se mantenha pacientemente no percurso e o observe corretamente.
Durante a viagem, todos estão ansiosos, falando sobre a longa e cansativa viagem, sobre o que de triste e bonito viram pelo caminho, mas todos se mantêm determinados na viagem devido às alegrias que esperam conhecer e experimentar. Essa expectativa mantém todos animados e pacientes, apesar do tempo, distância, incômodos e cansaço.
Essa viagem representa a esperança mencionada no texto bíblico. A “esperança” é como a expectativa de chegar ao parque temático. Você “ainda não está lá”, mas sabe o que há naquele lugar e “confia” que chegará ao destino, porque tem “o mapa” (a Palavra de Deus) e está seguindo pelo “caminho certo” (ensinado e determinado por Cristo).
Agora, imagine que você já chegou ao parque e está se divertindo nas atrações. Nesse ponto, você não está mais esperando chegar, pois já está lá. Portanto, tendo alcançado o seu destino, a “esperança” se realizou e ela não é mais necessária.
2. A fé perseverante o faz olhar para além das aparências e do cansaço desanimador
[…] vivemos [andamos, caminhamos ou nos conduzimos] pela fé [pela confiança que temos em Deus e demonstrando a Ele um espírito de fidelidade, honestidade e obediência] e não pelo que vemos [pelas aparências]. (2 Co.5:7 NTLH)
Quando vivemos pela fé, nós nos confiamos às mãos de Deus e procuramos fazer a Sua vontade. Por isso, em vez de nos abatermos diante das aparências e das circunstâncias aterrorizantes, nós confiamos em Deus, pois sabemos que Ele sempre nos mostrará o caminho para superarmos as nossas incertezas e os nossos desafios cotidianos.
Diante de tudo que presenciamos, que a nossa fé seja firme mediante ao que aprendemos e conhecemos da Palavra de Deus. Sabemos que o SENHOR está conosco e que, apesar das incertezas que brotam da nossa alma, a Ele nos submetemos para agirmos segundo as Suas Instruções. O nosso desejo é atuarmos à semelhança do nosso Mestre Jesus que, enquanto esteve sobre a Terra, confiou no Eterno, nos Seus propósitos e no Seu eterno poder. [vd. Rm.8:28,29]
3. Andar em fidelidade a Deus é tão importante quanto crer Nele e na Sua bondade
21 Aí Jesus perguntou ao pai: —Quanto tempo faz que o seu filho está assim? O pai respondeu: —Ele está assim desde pequeno [desde a sua juventude]. 22 Muitas vezes o espírito o joga no fogo e na água para matá-lo. Mas, se o senhor pode [“Mas se você é capaz de fazer algo…”], então nos ajude. Tenha pena [misericórdia] de nós! 23 Jesus respondeu: —Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé [quem crê, confia e é fiel a Deus]. 24 Então o pai gritou: —Eu tenho fé! Ajude-me a ter mais fé ainda! [Eu creio! Mas ajuda-me na minha falta de confiança e fidelidade a Deus] (Mc.9:23,24 NTLH)
Estes dois versos nos mostram um pai desesperado, trazendo seu filho endemoninhado a Jesus. Pelo contexto, notamos que o pai não era um descrente, pois buscou nos discípulos e no Próprio Jesus um ato de misericórdia (a misericórdia é um atributo do caráter divino). Em resumo, o pai do rapaz cria em Deus, suplicou pela Sua generosidade e, ao ouvir as palavras de Jesus, ele reconheceu que não vivia de modo leal ao Eterno.
Quando você “crê”, este é o princípio ou o processo inicial da sua vida de fé, pois, nesse momento, você demonstra estar acreditando e dando os seus primeiros passos na fé (confiança) em Deus. Todavia, a fé precisa crescer, desenvolver-se e se tornar completa, madura ou perfeita, para que você ande na presença do SENHOR, confiando “Nele” (vd. Gn.17:1). Portanto, a fé, no seu sentido mais amplo, significa confiar, ser fiel, leal, honesto, verdadeiro, andar de modo submisso e obediente a Deus.
Quando você crê no que ouve acerca de Deus e de Suas promessas em Cristo, você se reconectou ou se religou com Deus. Todavia, vivendo apenas para este nível de fé, você construirá apenas uma crença, mantendo-se sob regras religiosas, acreditando que, se as cumprir, Deus atenderá a todos os seus desejos pessoais.
De outro modo, quando você anda pela fé e nela cresce (crendo e desenvolvendo uma vida de fé ou de fidelidade perseverante), construirá um estilo de vida, confiando nas ordens do Eterno e nas Suas provisões. (vd. Sl.37:5; Mt.6:33) Conectado sempre com o Eterno, você desejará se mostrar confiável (fiel, comprometido) a Ele, submetendo-se à Sua vontade e aos Seus planos, para que Seus propósitos se realizem através da sua vida, e, assim, você alcance a Eternidade – a Vida Eterna.
Jesus ensinou os Seus seguidores a orarem e viverem pelos valores da Eternidade, confiando nas provisões diárias de Deus. (vd. Mt.6:9-11) Quem vive para demonstrar os valores espirituais e morais do Eterno no seu cotidiano, declara que O está conhecendo cada vez mais. Além do mais, ele sabe que, vivendo desse modo neste mundo, não lhe faltará toda a ajuda divina e, no mundo vindouro, desfrutará da vida abundante prometida pelo divino Jesus.
Que Deus nos abençoe!
…………………………………………………………………………………………………………
PARA VOCÊ ESTUDAR E REFLETIR
“A FÉ QUE AGRADA A DEUS” (01)
Hebreus 11:1
Leia o texto base algumas vezes e, em voz audível, diga para si mesmo o que leu.
Introdução
- Como podemos identificar e compartilhar exemplos concretos em nossas vidas, onde a fé em Deus nos deu a força e a certeza necessárias para enfrentar desafios que, de outra forma, pareceriam insuperáveis?
- Para qual finalidade Deus convoca Seus filhos a se reunirem na Sua presença?
- Leia Romanos 10:15-17. Poderá haver alguma mensagem sem mensageiros? E como Deus os descreve?
- O que o profeta Isaías declarou sobre os que ouvem a mensagem de Deus?
- Como a fé nasce e se desenvolve dentro de cada um de nós?
- De que maneira podemos aplicar as instruções de Deus em nossas vidas diárias e quais são alguns exemplos de situações em que confiar em Deus mudou a forma como agimos e tomamos decisões?
- O nosso texto base está dentro de qual contexto, segundo a carta enviada aos Hebreus? Qual era a finalidade desta carta?
- O cristão genuíno não apenas crê, mas vive pela fé. Como ele a expressa?
- Leia Números 23:19. O que você precisa aprender e guardar sobre a Pessoa e o caráter de Deus?
1. A fé o conecta com a Eternidade, à força divina e ao destino que Ele já lhe preparou
- Leia Romanos 8:24,25. O que Deus Lhe oferece para resgatá-lo do sistema mundano? O que você pôde compreender sobre a esperança, baseando-se na analogia ou no exemplo apresentado? Você crê que a sua esperança é viva e concreta? Você tem a certeza acerca da vida eterna?
- 2. A fé perseverante o faz olhar para além das aparências e do cansaço desanimador
- Como podemos confiar nas mãos de Deus e buscar Sua vontade em meio a situações difíceis e desafiadoras?
- O que Deus faz para nos ajudar nesses momentos?
- De que maneira podemos demonstrar uma fé firme e convicta, baseada no que aprendemos e conhecemos da Palavra de Deus, mesmo quando enfrentamos incertezas e medos em nossa jornada cotidiana?
- Leia 2 Coríntios 5:7. O que você pôde compreender das palavras de Paulo?
- Leia Romanos 8:28,29. Como você pode associar estas palavras de Paulo ao que ele disse em 2 Coríntios?
- 3. Andar em fidelidade a Deus é tão importante quanto crer Nele e na Sua bondade
- Leia Marcos 9:14-27. Este é o contexto de Marcos 9:23,24. Concentre-se, por ora, nestes dois versos e procure explicar o que neles aprendeu sobre a fé. Tome como base os quatro parágrafos seguintes da meditação para a sua compreensão. Você concorda com o que é exposto?
- Leia Gênesis 17:1. Abraão é reconhecido como o “pai” dos vivem pela fé em Deus. Como Deus Se apresentou a Abraão e o que pediu a ele? Saiba que esta é a definição de ‘ser perfeito’ diante do Eterno. Portanto, a vida de fé, segundo este texto das Escrituras, envolve o quê?
- Como você distingue uma fé que busca satisfazer apenas os desejos pessoais da fé que confia plenamente tanto na provisão de Deus como nos planos ou objetivos? Quais são os sinais em sua vida que indicam se você está caminhando no sentido pleno da fé ou não?
- De que maneiras práticas você pode demonstrar sua fidelidade e compromisso com Deus no seu dia a dia? Como você pode alinhar melhor seus desejos e planos pessoais com os propósitos divinos, buscando realizar a vontade de Deus através da sua vida?
…………………………………………………………………………
Espero que esta meditação tenha sido uma bênção à sua vida, fortalecendo-a de fidelidade ao SENHOR, a fim de resistir às armadilhas de Satanás. Deus o abençoe!