Texto base:
Salmos 121:1,2
1 Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? 2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. (Sl. 121:1,2)
Diante das dificuldades e desafios da vida, é natural que busquemos ajuda e orientação, mas qual é a fonte do nosso socorro?
O salmista inicia este salmo declarando: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?“. Essa pergunta sugere que ele está enfrentando dificuldades e busca uma fonte de ajuda. Em seguida, ele dá a resposta à sua própria pergunta: “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra“, ou seja, ele demonstra toda a sua confiança em Deus como sendo o seu Único Socorro e Protetor. O seu auxílio não viria de qualquer ritual religioso realizado em um monte, mas do Próprio Deus.
As montanhas e montes tiveram parte significativa na história do povo de Deus, nas quais Ele mostrou a Sua glória e graça. Entre essas montanhas e montes, citemos alguns: Ararate, Carmelo, Gerizim, Moriá, Monte das Oliveiras, Nebo, Sião, Sinai e outros.
Por outro lado, quando os filhos de Deus se desviaram das Instruções do SENHOR, eles adoraram a deuses pagãos, prestaram-lhes oferendas e até sacrificaram seus filhinhos nos montes e nas montanhas, ou nos vales, entre elas. (vd. Salmos 106:35-41; Ezequiel 20:27-32)
1. O seu auxílio vem Daquele que é “Inabalável”
A confiança do salmista estava Naquele que fez o céu e a Terra; portanto, que auxílio os deuses pagãos, criados e feitos pelas mãos humanas, poderiam lhe oferecer? Isaías disse:
As montanhas podem desaparecer, os montes podem se desfazer, mas o meu amor por você não acabará nunca, e a minha aliança de paz com você nunca será quebrada.” É isso o que diz o SENHOR, que tem amor por você. (Is.54:10 NTLH)
Na Bíblia, a menção aos montes e às montanhas é frequentemente usada de forma alegórica, para indicar aos filhos de Deus que a ajuda divina viria do “alto”, de um lugar que está acima dessas elevações. Essa ajuda viria do “Deus Inabalável”, mais firme do que qualquer monte ou montanha. Ela viria diretamente do Céu dos céus, das mãos Daquele que é o Eterno!
Infelizmente, o povo de Deus tende a valorizar mais aquilo que se pode ver em vez de fazer uso da fé, e acaba se apegando a hábitos religiosos pagãos. É importante lembrar que a verdadeira ajuda e proteção divina vêm de um lugar que transcende o mundo material e físico, e que é acessível apenas por meio da fé e de uma vida dedicada a Deus.
Veja o que disse o profeta Jeremias:
Não recebemos nenhuma ajuda dos deuses pagãos que temos adorado com gritos no alto das montanhas. Só o nosso Deus, o SENHOR, pode ajudar o povo de Israel. (Jr. 3:23 NTLH)
2. Tenha o SENHOR como o Seu primeiro e definitivo recurso
Quando surgem os problemas, qual é a nossa primeira reação? Procuramos por amigos, familiares, vizinhos e representantes públicos para nos auxiliar. Nós sabemos que, em tempos de dificuldades, Deus pode usar essas pessoas para nos ajudar. Todavia, Ele quer que nos voltemos a Ele primeiramente, antes de pedirmos ajuda às pessoas. No entanto, por que muitos O têm como o seu último recurso?
Frequentemente, o “inimigo” utiliza de duas artimanhas:
- A fé ou confiança frágil. Muitos dizem não fé, a confiança necessária para receberem toda a ajuda de Deus.
- O sentimento de culpa. Outros acreditam que, por serem os causadores dos problemas, Deus não os ajudará. Pelos dois motivos, Satanás convence a muitos de que eles não merecem a ajuda de Deus e, portanto, não têm o direito de pedirem a Ele o auxílio de que necessitam.
A disposição de Deus em nos ajudar não é determinada se temos uma fé frágil, ou se somos ou não responsáveis pelos problemas que criamos. A Sua grande compaixão, misericórdia e ajuda vêm a nós, desde que confiemos honestamente Nele, reconheçamos a fragilidade da nossa confiança, que nos submetamos às Suas orientações e que amemos e respeitemos a Sua disciplina.
Davi disse:
17 Quando as pessoas honestas chamam o [i.e. clamam sincera e contritamente pelas Instruções do] SENHOR, ele as ouve e as livra de todas as suas aflições. 18 Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança. (Sl. 34:17,18 NTLH)
Davi afirmou que,
18 Ele está perto de todos os que pedem a sua ajuda, dos que pedem com sinceridade. 19 “A todos os que o temem dá o que é necessário; ele ouve os seus gritos e os salva da morte.” 20 O SENHOR protege os que o amam, mas destruirá todos os maus [i.e. os perversos, os que andam fora da Sua Verdade, portanto, no erro, ou na mentira]. (Sl. 145:18-20 NTLH)
Jó disse o seguinte:
Sabemos que Deus não atende pecadores, mas ele atende os que o respeitam e fazem a sua vontade. (Jó 9:31 NTLH)
3. A fonte da sua ajuda está em Jesus e nos Seus ensinamentos
A fonte da nossa ajuda não está em uma montanha, em um ser humano, em um edifício ou em um lugar qualquer, mas ela está em Jesus e nas Suas Instruções. É a Ele que devemos buscar, ouvir e obedecer pela fé.
Certa vez, Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago ao alto do Monte Tabor para orarem com Ele. Os discípulos adormeceram e, quando acordaram do sono, eles se depararam com Jesus revestido de glória! O Seu rosto brilhava e as Suas roupas ficaram brilhantes, cheias de luz. (vd. Lucas 9:28-35) Então, dentro daquele momento sobrenatural, eles foram cobertos por uma nuvem e do meio dela ouviram a voz de Deus:
E da nuvem veio uma voz, que disse: — Este é o meu Filho, o meu escolhido. Escutem o que ele diz! (Lc.9:35 NTLH)
Que, pela fé, dependamos sempre de Deus como o nosso auxílio único e definitivo, pois Ele é inabalável. Para que Dele recebamos toda a ajuda necessária para esta vida, que nós nos mantenhamos em Jesus e submissos aos Seus ensinamentos.
O apóstolo João declarou que, quem tem o Filho, tem a vida, e quem não O tem, não possui a vida. (vd. 1 João 5:12) Portanto, que permaneçamos em Cristo, pois, se assim o fizermos, Deus será a nossa provisão diária, a fim de que tenhamos todos os recursos necessários para superarmos nossas dificuldades, até alcançarmos a Vida Eterna!
Que Deus nos abençoe!