Skip to content Skip to footer

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Atos 2:42-44

42 E todos continuavam firmes [i.e. todos perseveravam, insistiam no que lhes foi proposto], seguindo os ensinamentos [i.e. fazendo tudo em acordo às instruções] dos apóstolos, vivendo em amor cristão [i.e. não segundo as inclinações do mundo, mas em acordo aos objetivos de Cristo], partindo o pão juntos e fazendo orações [i.e. participando juntos da Ceia e orando de acordo com a mensagem que ela nos passa]. 43 Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas, e por isso todas as pessoas estavam cheias de temor [i.e. reverência ou intenso respeito “a” Deus]. 44 Todos os que criam [i.e. todos os que se comprometeram com Cristo a se conduzir segundo as instruções apostólicas, tanto no aspecto espiritual como moral] estavam juntos e unidos e repartiam uns com os outros o que tinham. 45 Vendiam as suas propriedades e outras coisas e dividiam o dinheiro com todos, de acordo com a necessidade de cada um [i.e. A Igreja ajudava financeiramente aqueles que não retornaram para onde moravam e que permaneceram em Jerusalém, a fim de aprenderem o Evangelho de Cristo e perseverarem Nele pelos ensinamentos dos apóstolos]. (At.2:42-44 NTLH)

Este texto mostra como a Igreja cresceu e vivia, logo após o seu nascimento.

1. Aprenda a definir o que é “Igreja” e a finalidade de ela se reunir

O termo “Igreja” significa o seguinte: “os que foram chamados para fora”. Chamados por quem? Para fora do quê? Para fazerem o quê?

Deus nos chamou “para fora” para sairmos do mundo (um sistema filosófico de vida contrário ao governo e aos valores de Deus). “Libertos do mundo”, nós ingressamos no Seu Reino e aprendemos a Sua administração, a fim de vivermos segundo os Seus preceitos. Aprendemos e refletimos sobre os Seus conselhos e ensinamentos, os quais tornarão conhecidos tanto o Seu Nome como a Sua realidade.

Quando um grupo de cristãos se reúne, essa reunião é reconhecida como uma “assembleia”. Ela associa, ajunta, reúne ou congrega pessoas que amam a Deus, a fim de analisarem, discutirem e decidirem sobre atitudes ou propósitos bíblicos que glorificarão a Deus e que tanto tornarão o Seu Nome como a Sua realidade conhecidos.

Para analisarmos, discutirmos e tomarmos decisões sérias em Cristo, nós nos reunimos com o propósito de ouvirmos, aprendermos a “mensagem” de Deus e permitirmos que os Seus ensinamentos mudem a nossa maneira de pensar, a fim de realizarmos a vontade divina. Desse modo e, por meio da nossa obediência à Sua vontade, a realidade de Deus e os Seus propósitos eternos em Cristo se tornarão conhecidos pelas pessoas.

O governo de Deus para com a Sua Igreja não se aprende no SEBRAE, SENAC, em qualquer escola, instituto ou seminário, mas pela mensagem da cruz! A Igreja é declarada na Bíblia como um “organismo vivo”; ela é o Corpo de Cristo, que atua tanto por meio Dele como para Ele neste mundo.

2. A Igreja depende do poder do Espírito de Deus para se desenvolver e crescer

A atuação da Igreja sobre a Terra não depende de métodos humanos para se desenvolver e crescer, mas do poder do Espírito Santo. Foi o poder do Espírito de Deus que a iniciou e é por esse mesmo poder que ela será retirada da Terra, a fim de se encontrar com Jesus nos ares, no “Dia do Arrebatamento, e viver com Cristo eternamente. Quem assim crê, alegra-se e vive humildemente sob a poderosa mão de Deus.

46 Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade. 47 Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas. (At.2:46,47 NTLH)

A Igreja se originou com a mensagem correta e que a levou ser temente a Deus. No entanto, se tiver uma mensagem verdadeira, mas sem um comportamento correto, segundo os princípios estabelecidos por Deus, o seu amor por Ele esfria e suas reuniões se transformam em encontros sem objetivos divinos. Assim, os judeus haviam transformado a Festa do Pentecostes, em Jerusalém! Havia muita comida, música, danças, cerimoniais, rituais litúrgicos, mas sem nenhuma preocupação com os objetivos divinos.

3. Deus ama a Sua Igreja e espera que nós, que O amamos, cuidemos dela

A expectativa de Deus é a mesma da qual Ele tinha de Adão, ou seja, que ele cuidasse e protegesse o Éden, o jardim que lhe dava provisões e a presença constante de Deus. Adão não atendeu às expectativas divinas e falhou, seguindo os seus interesses próprios. Ele não valorizou o que Deus colocou em suas mãos e o resultado foi a sua expulsão do jardim.

A Noé, foi da a responsabilidade de construir uma arca, e ele levou 120 anos para construí-la. Noé não deveria valorizar o seu trabalho na construção da arca, mas a sua salvação e a de toda a sua família por meio dela. Ele ingressou na arca e continuou trabalhando duro, cuidando dos animais, das cocheiras, da limpeza, até que ela pousou no Monte Ararate.

O que Deus espera de nós é que cuidemos da Igreja, pois ela é a Sua voz a um mundo pecaminoso e o canal divino para compartilhar o Céu aos que derem ouvidos à graça divina, através do Evangelho de Cristo. A Igreja tem uma voz, uma mensagem, mas ela precisa entender que o seu estilo de vida, quer em pensamentos, palavras ou ações, revela ao mundo que Deus é real. A igreja precisa ser espiritual e moralmente sadia, assim como é o Seu Mestre e Deus. Portanto,

  • Que sejamos perseverantes e nos submetamos aos verdadeiros ensinamentos apostólicos;
  • Que o amor não seja um reflexo dos nossos sentimentos, mas do nosso desejo de fazermos a vontade de Deus ao próximo;
  • Que nos disponhamos a compartilhar com o próximo a nossa experiência com a vida de Jesus e não o que pensamos sobre Ele;
  • Que nunca deixemos de orar para que Deus cumpra a Sua vontade sobre a Terra, pelo trabalho da Igreja;
  • Que nós exaltemos a Pessoa e o caráter de Deus acima de tudo o que Ele nos dá;
  • Que nós tenhamos um compromisso espiritual e moral verdadeiro com Jesus, a fim de nos mantermos unidos com Ele e uns com os outros;
  • Que nós cultivemos um espírito de generosidade;
  • Que participemos, tanto das reuniões grandes como das pequenas, pelos objetivos de Deus.

Nós amamos a Igreja e a protegeremos quando for atacada pelas sutilezas satânicas, seguindo o governo divino para ela e, no final, tudo dará certo. Que sejamos perseverantes e não vivamos para glorificar nossas ideias, empenho, funções e demonstrações de religiosidade, mas a Deus, o Pai de nosso SENHOR Jesus Cristo, a Quem damos louvor, honra, glória, poder e domínio para toda a Eternidade!

A minha esperança é que lutemos para sermos Igreja, o Corpo de Cristo, que O expressa, que existe e vive para Ele!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação