Provérbios 19:21
As pessoas fazem muitos planos, mas quem decide é Deus, o SENHOR. (Pv.19:21 NTLH)
Todo indivíduo tem sua vida “dirigida” por algo que se aninha em sua mente. A maioria dos dicionários define a palavra dirigir como guiar, controlar, direcionar. Então, muitos são guiados, controlados, direcionados por algum desejo ou sentimento. Então, o que você “está escolhendo” para dirigir a sua vida?
1. Você desprezará o presente e o futuro devido aos erros do passado
Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! (Salmos 32:1 NTLH)
Muitas pessoas passam a vida inteira tentando fugir da vergonha e remorso do seu passado. Elas vivem sob um espírito de culpa, manipuladas por suas próprias lembranças e, infelizmente, permitem que o seu futuro seja controlado pelos erros que cometeram no passado. Lembranças desagradáveis do passado não podem e não têm o direito de comandar o nosso futuro.
O exemplo de Moisés. Ele foi um líder notável! Mas, para quem não sabe, ele foi arrogante e um assassino. Moisés tentou ser um juiz para o seu povo, matou um egípcio e fugiu amedrontado para o deserto. Por um bom tempo, viveu se escondendo e remoendo suas lembranças.
Deus o havia chamado para ser o líder para o Seu povo, mas Moisés foi impulsivo, agiu à revelia de Deus. Entretanto, o SENHOR não desistiu dele e trabalhou com o seu temperamento impetuoso, a fim de torná-lo em um grande líder. Moisés precisava aprender a se desprender do seu passado e viver uma nova vida para glorificar a Deus. Em todo o Universo, Deus é o “Único Especialista” em dar às pessoas um novo começo, por meio do Seu perdão.
2. Mágoa. Você arruinará a sua vida espiritual, moral e a sua saúde
Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte. (Jó 5:2 NTLH)
Os que são dirigidos por mágoas, sem procurar superá-las, preferem viver suas feridas e culpar as pessoas por elas. Esse tipo de pessoa se fecha, interioriza-se e se alimenta de raiva. Esse tipo de comportamento traz consequências terríveis tanto à saúde física quanto espiritual e moral. Como exemplos, lembre-se de Caim e Saul.
A mágoa é a progenitora da amargura e seu filho é o desânimo. Quanto mais vivermos nesse patamar, mais distante ficaremos da graça e da paz de Deus, ou seja, da vida de amizade e cooperação com Deus, por meio de Cristo.
A mágoa machuca muito! Porém, que nós aprendamos com o exemplo de Jesus, que perdoou os que O magoaram e pediu que o Pai desse a todos a oportunidade de serem perdoados.
3. Você viverá o presente sob o medo das experiências traumáticas do passado
Voltando a falar sobre Moisés, quais foram as justificativas que ele deu a Deus para não aceitar a missão divina? No livro do Êxodo, nos capítulos 3 e 4, eu consegui contar cinco: (1) — Quem sou eu? (2) — Quando me perguntarem sobre o nome do Deus que me enviou, o que lhes direi? (3) — Eles não vão acreditar em mim! (4) — Eu não sei me expressar muito bem! (5) — Por que o SENHOR, em vez de me enviar, não envia outra pessoa?
4. Você perderá a noção do que é momentâneo por se sentir protegido
19 — Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. 20 Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. 21 Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês. (Mt.6:19-21 NTLH)
Pessoas dirigidas pelo materialismo só pensam em adquirir, conquistar, acumular aquilo que “as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam”.
A vontade de sempre querer mais se baseia no conceito errôneo de que quanto mais tiver, mais se tornará mais feliz, protegido, importante, influente e respeitado. Lembre-se: o bem material lhe traz comodidade, mas a sua felicidade é temporária e momentânea.
Nós não podemos esquecer de que as riquezas podem ser perdidas em um piscar de olhos. A verdadeira proteção só pode ser encontrada e adquirida naquilo que nunca ninguém poderá tomar de você, isto é, a sua vida de comunhão com o Deus Eterno na Eternidade.
5. Aprovação dos outros. Você abrirá portas para uma vida emocionalmente fracassada
41 — Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas. 42 Quanto a vocês, eu os conheço e sei que não amam a Deus com sinceridade. 44 Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar? (Jo.5:41,42,44 NTLH)
Rick Warren escreveu: “Não conheço todas as chaves para o sucesso, mas uma chave para o fracasso é tentar agradar a todos. Ser controlado pelas opiniões de outros é a forma segura de deixar de lado os propósitos e os objetivos de Deus para a sua vida. Quando somos aprovados por Deus, nada pode nos reprimir.”
Portanto, tome muito cuidado com a preocupação e a necessidade de ser dirigido pela aprovação das pessoas, isto é, com o que podem ou poderiam pensar, mas busque sempre permanecer diante de todos com misericórdia, humildade, caráter correto e obediência a Deus, pois era desse modo que Jesus se portava.
Concluindo, sem Deus, a vida não tem o menor sentido, significado e nenhuma esperança. A maior de todas as desgraças é uma vida sem Deus, pois a morte, sobre a qual a tem como a maior desgraça, imagine que desgraça será!
O nosso texto base diz que Deus decide, mas decide o quê? Ele já decidiu realizar todos os Seus propósitos sobre a Terra e nos propõe a colocarmos nossos planos sob o Seu critério, a fim de vermos se eles se ajustam ao Seu decreto, isto é, aos Seus propósitos.
Então, ajustando-nos a Ele, aos Seus propósitos, muitos dos nossos planos terão de mudar, para que, em Cristo, desfrutemos de todos os Seus recursos, bênçãos e da promessa da Vida Eterna. Façamos a melhor escolha: em vez dos nossos planos, que escolhamos “a decisão ou os propósitos de Deus”, em Cristo.
Que Deus nos abençoe!