Skip to content Skip to footer

A minha esperança está em Deus

 

Texto base:

Salmos 27:13,14

13 Estou certo de que verei, ainda nesta vida, o SENHOR Deus mostrar a sua bondade. 14 Confie no SENHOR. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o SENHOR. (Sl.27:13,14 NTLH)

Entenda o que estas palavras querem dizer:

Se eu não tivesse crido [se eu não tivesse me apoiado em Deus, alimentando-me d’Ele e sendo fiel a Ele], não veria a misericórdia [não saberia discernir, ou não perceberia os recursos necessários da graça ou da bondade] do Eterno sobre a terra, onde vivem os homens. Coloque a sua esperança no Eterno [mantenha-se unido com o Deus Único e Eterno], seja forte e que haja coragem em seu coração [fortaleça a sua mente no SENHOR e que n’Ele, a sua alma se encoraje]! Sim, coloque a sua esperança em Deus! [Mantenha-se unido com o Eterno, de modo confiante e fiel a Ele!]”

Introdução:

Estes versos do Salmo 27 foram escritos por Davi como parte de uma canção, uma poesia que ele cantava à sua própria alma. Nela, Davi exalta o Eterno e a Sua misericórdia (graça ou bondade), que o livrou de suas grandes aflições, perseguições e posteriores traumas.

Por meio de suas palavras, Davi transmite uma mensagem divina: em situações de fragilidade, procure encontrar a importância de se colocar e se manter sob a graça ou a misericórdia de Deus. Dentro dos limites da Sua graça, receba, creia e guarde as Instruções do Eterno, a fim de ser encorajado a viver pelos princípios ou regras divinas entre os viventes, e a eles, o conhecimento dos valores eternos.

A. Davi foi um homem com uma vida repleta de erros e aflições

O contexto da vida de Davi é de um homem que, desde a sua infância, aprendeu a ser responsável. Durante a sua vida, Davi sofreu rejeições, sentiu-se abandonado, humilhado, traído e injustiçado. Ele não era um homem sem erros e cometeu muitos pecados, mas, sendo honesto com Deus, recebeu o Seu perdão. Em vez de ser uma pessoa medrosa devido a ferimentos emocionais, Davi preferiu fazer a vontade do Eterno em benefício de muitos, e, por isso, ele foi e é reconhecido como um homem segundo o coração de Deus. (cf. At.13:22)

B. O contexto da vida de Davi não difere do seu. Reconheça a realidade de Deus e atue como Seu filho

Muitas pessoas carregam feridas emocionais, as quais podem ter sua origem na infância, e que, na vida adulta, acumularam-se. Se esses traumas não forem curados, eles impedirão o seu crescimento à maturidade espiritual e emocional, a uma vida verdadeiramente abençoada, pois eles geram no interior o medo de amar e a destruição do valor próprio. Davi, ao longo da sua vida, experimentou muitas aflições, mas sempre agiu como um humilde filho de Deus.

C. Encare a sua realidade e fuja de fantasias

Muitas pessoas, em meio às suas fragilidades emocionais, fazem uso de “máscaras” para se protegerem de situações aflitivas. Essas “máscaras” mudam o seu comportamento, levando-as a agir de uma forma afastada de quem realmente são. Elas criam para si uma espécie de “personagem” para lidar com a dor e encenam hábitos que, sem perceber, limitam-nas e as afastam da sua verdadeira essência, que precisa ser transformada.

Pessoas emocionalmente feridas ou fragilizadas podem criar crenças pessoais, limitando o seu crescimento no SENHOR. Criando uma imagem falsa de si mesmas, elas se afastam do “Caminho de Deus”, que restaura, transforma e que conduz a uma vida abundante, segura e abençoada por Ele. Deus, por meio da Sua Palavra, confronta a realidade de suas almas para que deem outro rumo às suas vidas.

D. Persevere no “Caminho” proposto por Deus e edifique sua vida sobre a realidade de Cristo

Quando perseveramos no “Caminho divino” (Jesus: cf. Jo.14:6), o qual nos é proposto por Deus, recebemos força para superarmos nossas feridas, acessarmos a nossa verdadeira essência (realidade) pela Instrução divina acerca da pessoa que devemos ser. Desse modo, com a ajuda da Palavra de Deus e do Espírito Santo, nós nos edificamos sobre os valores divinos, que nos ajudarão a amar e valorizar a nossa existência. O “Caminho de Deus” (Jesus) sempre nos mostrará a importância de edificarmos uma vida unida com Deus e fiel a Ele, em todos os nossos momentos.

E. Seja humilde, autêntico e evite o caminho do orgulho e egoísmo

Muitas pessoas, em vez de lidarem honestamente com suas fragilidades emocionais, demonstram orgulho e egoísmo. Elas fazem uso de “máscaras”, criando um personagem que não representa a sua realidade. Tentando superar suas fragilidades espirituais e emocionais, elas se disfarçam, fogem da sua essência e vivem uma falsa realidade, a fim de fugirem de certos sentimentos que veremos abaixo:

  • Rejeição: sentem não se encaixar em lugar algum, procuram demonstrar que são mais inteligentes, que têm algo de bom a passar, a fim de não serem rejeitadas, mas demonstram dificuldades em manter compromissos porque não são autênticas.
  • Abandono: demonstram carência emocional, elas se apagam devido ao medo de perderem apoio, preocupam-se intensamente com o que os outros pensam sobre elas, têm medo de críticas e se abatem em demasia quando as recebe, tornam-se pesadas aos outros devido à desvalorização que fazem de si mesmas.
  • Humilhação: sentem vergonha de si mesmas, têm dificuldade para dizer ‘não’, tornam-se prestativas, a fim de obterem elogios.
  • Traição: desconfiam de todos, pois creem que estão sempre sendo traídas e, por isso, tornam-se controladoras, tentando evitar traições, porque sempre acham que alguém está tentando prejudicá-las. Essas pessoas alimentam suas almas com muita ira, escondem seus planos, pois sentem que todos procuram agredi-las.
  • Injustiça: tornam-se pessoas perfeccionistas, suas criticam são negativas e prejudiciais, tanto a outros como a si mesmas. Ficam enraivecidas quando erram e, por isso, tornam-se sistemáticas, procurando fazer tudo corretamente para não serem injustiçadas. Por exigirem demais de si mesmas, demonstram dificuldades para perdoar e serem amáveis.

Sobre Davi e suas palavras, por que não o ter como um exemplo de fé e fidelidade a Deus em tempos de aflições e fragilidades emocionais? O que podemos aprender com Davi?

1. Alimente-se de Deus, apoie-se n’Ele com fidelidade e Ele curará suas feridas

7 A lei do SENHOR é perfeita [cumpre o seu objetivo] e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. 8 Os ensinos do SENHOR são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. (Sl.19:7,8 NTLH)

2. Confie em Deus, faça a Sua vontade e receberá os recursos necessários que trarão a cura às suas feridas

Confie em Deus, o SENHOR, e faça o bem [e que suas ações expressem o caráter e a presença de Deus em sua alma] e assim more com toda a segurança na Terra Prometida. (Sl.37:3 NTLH)

3. Mantenha-se unido com o Eterno, fortaleça a sua alma n’Ele e um espírito de coragem nascerá em seu interior

1 Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o SENHOR. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. 2 Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha [o Messias, Cristo] e [Nele] firmou os meus passos. (Sl.40:1,2 NTLH)

Conclusão:

Em nenhum momento, Davi afirma que grandes transformações acontecerão em segundos ou minutos. A cooperação paciente com Deus é necessária e independe da boa ou má circunstância. O importante é que façamos o que é correto, conforme aprendemos na Palavra de Deus, a fim de sermos neste mundo bênçãos de Deus – instrumentos transformadores. Não foi isso o que o profeta Jeremias ouviu de Deus, por ocasião do seu chamado? (cf. Jeremias 1:4-9)

Que nós fujamos do sentimento de autopiedade, ou “vitimismo”, cuja ideia é a de que Deus e o mundo estão nos devendo alguma coisa. Esse tipo de sentimento provoca uma tortura mental, que consumirá todas as suas forças e energia. Não acuse os outros por não fazerem o que você poderia estar fazendo, ou seja, fortalecendo a si mesmo e outras pessoas. Quando você se propõe a isso, certamente o SENHOR o fortalecerá. (vd. Mt.6:33)

Deus deseja que você valorize sua vida, pois Ele mesmo é a sua maior “Riqueza” – Seu Grande Tesouro. Entenda que você não é o único que sofre e que enfrenta feridas emocionais (cf. 1 Pe.5:9; 2 Co.4:7-9) Semeie o “bem de Deus” e de suas ações colherá bons frutos, pois esta é a regra que Jesus nos ensinou. (cf. Mt.7:12)

Ninguém pode oferecer ao outro o que não possui, pois se assemelha a uma árvore seca e sem frutos. Da mesma forma, como uma pessoa que não cultiva qualidades como a paciência, fé, compaixão ou generosidade, poderá compartilhá-las? Davi cultivou essas qualidades em sua vida e as compartilhou com as pessoas e, por essa razão, ele nunca permitiu que pensamentos e sentimentos destrutivos permanecessem em seu coração. A minha esperança é que aprendamos a fazer o mesmo.

Que Deus nos abençoe!

………………………………………………………………………………………………………………………………………

PARA VOCÊ REFLETIR E ESTUDAR

“A MINHA ESPERANÇA ESTÁ EM DEUS”

Salmos 27:13,14

Escolha as alternativas corretas e explique as razões de as ter escolhido. Leia as referências adicionais e procure compreendê-las, relacionando-as aos conceitos apresentados nos textos da meditação.

Leia Salmos 27:13,14.

Se eu não tivesse crido [se eu não tivesse me apoiado em Deus, me alimentando d’Ele e sendo fiel a Ele], não veria a misericórdia [não saberia discernir, ou não perceberia os recursos necessários da graça ou da bondade] do Eterno sobre a terra, onde vivem os homens. Coloque a sua esperança no Eterno [mantenha-se unido com o Deus Único e Eterno], seja forte e que haja coragem em seu coração (fortaleça sua mente no SENHOR e que n’Ele, a sua alma se encoraje)! Sim, coloque a sua esperança em Deus! [Mantenha-se unido com o Eterno, de modo confiante e fiel a Ele!]”

De acordo com o texto acima, reflita: Suponha que você esteja em uma situação que, emocionalmente, venha se sentir abalado ou fragilizado. Conforme as palavras de Davi, de que modo você deve agir? Repare os verbos sublinhados e crie ações pessoais, que possam conduzi-lo a confiar em Deus e ser fiel a Ele.

Introdução:

Qual é a mensagem que as palavras de Davi procuram nos passar?

  1. Davi foi um homem com uma vida repleta de erros e aflições

Você consegue se lembrar de erros que Davi cometeu, vitórias e momentos em que ele teve que enfrentar grandes sofrimentos?

  1. O contexto da vida de Davi não difere do seu. Reconheça a realidade de Deus e atue como Seu filho

[V] [F] As feridas emocionais da infância são fáceis de superar, por isso não afetam a vida adulta.

[V] [F] Se os traumas da infância não forem curados, eles impedem o crescimento à maturidade espiritual e emocional, a uma vida abençoada e feliz com Deus, criando o medo de amar e destrói o valor que a pessoa pode dar à sua vida.

[V] [F] Os traumas emocionais da infância não têm impacto na vida adulta e podem ser ignorados sem grandes consequências.

  1. Encare a sua realidade e fuja de fantasias

[V] [F] As pessoas, em momentos de aflição, criam “máscaras” que mudam o comportamento, fazendo com que ajam de maneira diferente do que realmente são.

[V] [F] O uso de “máscaras” durante a dor emocional ajuda as pessoas a se conectarem e lidar com sua verdadeira essência e a superarem suas dificuldades.

[V] [F] Ao usar “máscaras” para lidar com a dor, muitas pessoas adotam hábitos inconscientes, que as prendem e as afastam de quem realmente são.

[V] [F] Deus, por meio da Sua Palavra, oferece restauração e transformação para aqueles que estão emocionalmente feridos?

[V] [F] Pessoas emocionalmente fragilizadas tendem a criar uma imagem falsa de si mesmas, o que pode afastá-las do “Caminho de Deus”?

[V] [F] Deus ignora o estado emocional das pessoas, pois Ele não se preocupa com suas fragilidades e limitações?

  1. Persevere no “Caminho” proposto por Deus e edifique sua vida sobre a realidade de Cristo

[V] [F] [V] As feridas emocionais limitam o nosso crescimento, mas podem ser superadas ao perseverarmos no “Caminho”, que nos ajuda a acessar a nossa verdadeira essência e a construir valores de amor e respeito à vida, através de uma unida com Deus.

[V] [F] O caminho para superar as feridas emocionais é ignorá-las, para que possamos construir uma vida feliz e independente de qualquer crença pessoal.

[V] [F] As feridas emocionais podem ser superadas, quando confiamos primeiramente em nossas forças e depois, construirmos valores por meio de nossa união com Deus.

  1. Seja humilde, autêntico e evite o caminho do orgulho e egoísmo

Sobre a Rejeição:

  • Você já se sentiu como se não pertencesse a nenhum grupo ou comunidade?
  • Como a busca pela aprovação ou aceitação, pode impedi-lo de ser autêntico ou verdadeiro?
  • Quais das respostas abaixo, você as relacionaria à sua vida neste momento?
    • “Será que pelo medo de sofrer rejeições, eu não mostro quem eu sou de verdade?”
    • “Acho que ao compararmos a nossa vida com a dos outros, isso nos faz querer ser a pessoa que não somos.”
    • “Quando tento ser alguém que não sou, acabo me cansando e não consigo manter meus compromissos.”
    • “A gente precisa aprender a se aceitar do jeito que somos e valorizar nossas qualidades.”

Sobre o Abandono:

  • Sobre o abandono: Você acredita que o medo de sermos abandonados pode nos levar a atitudes que, ironicamente, afastam as pessoas? Como a busca por aprovação constante pode se tornar uma armadilha?
  • Por que às vezes nos sentimos tão inseguros e precisamos tanto da aprovação dos outros, mesmo que isso signifique mudar quem somos?
  • Quais das respostas abaixo, você as relacionaria à sua vida neste momento?
    • “Será que eu aprendi desde criança a me sentir assim, quando não recebi a atenção que precisava?”
    • “Acho que eu tenho medo de ficar sozinho e por isso me agarro às opiniões de outros.”
    • “Quando eu me valorizo conforme a Palavra de Deus, sinto mais facilidade ao lidar com as críticas e não me abater tanto.”
    • “Eu preciso aprender a amar mais a Deus e parar de buscar a aprovação dos outros o tempo todo.”

Sobre a Humilhação:

  • Por que às vezes nos sentimos obrigados a fazer coisas que não queremos, só para agradar os outros e evitar sermos julgados?
  • Quais das respostas abaixo, você as relacionaria à sua vida neste momento?
    • “Será que eu tenho medo de ser rejeitado se não fizer o que os outros esperam de mim?”
    • “Acho que eu desejo tanto ser aceito que esqueço de cuidar das necessidades da minha alma e de ser fiel a Deus.”
    • “Quando eu aprender a dizer não, acredito eu vou me sentir mais forte e respeitado.”
    • “Eu preciso entender que preciso agradar a Deus, antes de as pessoas o tempo todo.”

Sobre a Traição:

  • Por que a desconfiança pode nos fazer sentir tão sozinhos, mesmo quando estamos cercados de pessoas?
  • Quais das respostas abaixo, você as relacionaria à sua vida neste momento?
    • “Será que eu me protejo da dor da traição criando uma muralha ao meu redor?”
    • “Acho que, devido ao medo de saber como me abrir às pessoas, eu desconfio de todos.”
    • “Quando encontrar alguém que eu possa confiar e que teme a Deus, eu me sentirei mais leve e feliz.”
    • “Eu preciso aprender a perdoar e a seguir em frente, servindo a Deus e àqueles aos quais Ele me enviar.”

Sobre a Injustiça:

  • Por que a busca pela perfeição pode nos deixar tão infelizes e nos afastar das pessoas que amamos?
  • Quais das respostas abaixo, você as relacionaria à sua vida neste momento?
  • “Será que vivo buscando a perfeição a perfeição, para evitar que eu sinta a dor da injustiça?”
  • “Acho que eu tenho medo de errar e, por isso, me cobra tanto!”
  • “Quando se eu errar e reconhecer honestamente meus erros diante de Deus, Ele me ajudará a aprender mais d’Ele e crescerei na Sua graça ou misericórdia.”
  • “Eu preciso ouvir mais as pessoas e ser mais gentil com elas e comigo mesmo.”

Leia Atos 13:22. Apesar de Davi ter cometido vários erros e pecados, você o teria como exemplo de um homem de fé e de fidelidade a Deus? Você tem se esforçado para servir de exemplo a outra pessoa (filhos, cônjuges, familiares, amigos e colegas), para que vejam a realidade de Deus em sua vida e se fortaleçam na fé em Cristo?

Leia os três tópicos abaixo e os versículos bíblicos correspondentes a eles. Se você crê nessas ações como sendo verdadeiras, procure explicar as razões por crer desse modo. Quais lições e verdades sobre Deus, os versículos correspondentes aos tópicos trazem à sua mente ou alma?

  1. Alimente-se de Deus, apoie-se n’Ele com fidelidade e Ele curará suas feridas

7 A lei do SENHOR é perfeita [cumpre o seu objetivo] e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. 8 Os ensinos do SENHOR são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. (Sl.19:7,8 NTLH)

  1. Confie em Deus, faça a Sua vontade e receberá os recursos necessários que trarão a cura às suas feridas

Confie em Deus, o SENHOR, e faça o bem [e que suas ações expressem o caráter e a presença de Deus em sua alma] e assim more com toda a segurança na Terra Prometida. (Sl.37:3 NTLH)

  1. Mantenha-se unido com o Eterno, fortaleça a sua alma n’Ele e um espírito de coragem nascerá em seu interior

1 Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o SENHOR. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. 2 Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha [o Messias, Cristo] e [Nele] firmou os meus passos. (Sl.40:1,2 NTLH)

Conclusão:

Leia atentamente os parágrafos da conclusão, juntamente com os versículos adicionados, e diga o que pôde aprender sobre eles e que luz transformadora essa meditação trouxe à sua vida.

 

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação