Skip to content Skip to footer

 

Texto base:

João 3:1-15

Há momentos na vida que nos sentimos tristes, cabisbaixos, introspectivos, sem forças para lutar ou cansados de lutar com a vida, às vezes até com uma sensação de vazio na alma. Você já passou por isso?

Por outro lado, você também já deve ter ouvido essa frase: “Existe no homem um vazio do tamanho de Deus”.

O que você entende sobre essa frase? Que “somente Deus pode preencher o vazio que se encontra dentro da alma humana”, ou então, “nada nesta vida é capaz de preencher o vazio existente no coração do homem, mas somente Deus!”

Realmente, nada nesta vida, nenhum tipo de prazer terreno, dinheiro, riquezas, bens materiais, viagens, festas, trabalho, relacionamentos ou mesmo filosofias de vida são capazes de satisfazer os desejos da alma humana e preencher o seu vazio, somente Deus.

Nem mesmo a religião, com suas doutrinas, usos e costumes, crenças e rituais podem preencher o vazio da alma, somente Deus.

Você pode ter uma igreja, um ministério, um cargo, uma função, uma Bíblia e mesmo assim sentir-se vazio por dentro.

É sobre esse aspecto que eu quero chamar a atenção de vocês, pois uma pessoa, mesmo freqüentando uma igreja, participando de um grupo pequeno, de um ministério ou de qualquer função na igreja possa estar sentindo esse mesmo vazio na alma, e somente uma ação transformadora, uma nova vida vinda da parte de Deus é capaz de preencher.

Eu quero usar o nosso texto base para exemplificar a história de um homem que, apesar de ser um líder religioso, membro do Sinédrio, que era o corpo governante de Israel, e um dos homens mais ricos e influentes na sociedade, cuja vida moral e espiritual era irretocável, vivia com um profundo vazio em sua alma. Nesta passagem Jesus, sem rodeios, foi direto na causa do seu problema.

Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos Judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse: – Rabi, nós sabemos que o SENHOR é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com Ele. Jesus respondeu: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Nicodemos perguntou: – Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez? Jesus disse: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito. – Como pode ser isso? – perguntou Nicodemos. Jesus respondeu: – O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso? Pois eu afirmo ao senhor que isto é verdade: nós falamos daquilo que sabemos e contamos o que temos visto, mas vocês não querem aceitar a nossa mensagem. Se vocês não creem quando falo das coisas deste mundo, como vão crer se eu falar das coisas do céu? Ninguém subiu ao céu a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu. – Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. (João 3:1-15 NTLH)

Antes de entrarmos neste diálogo propriamente dito, vamos analisar o seu contexto. Em João 2:23-25, Jesus estava em Jerusalém durante a Festa da Páscoa e ali Ele realizou milagres. Por conta disso, muitos creram nele, porém essa fé em Jesus não era uma fé genuína ou verdadeira, mas um entusiasmo, uma empolgação, um espanto em ver as maravilhas e milagres que Ele realizava.

Muitas pessoas estão na igreja não pela vida de Cristo, mas por mera empolgação, pela esperança de ver seus problemas resolvidos ou então porque estão entusiasmados com o cargo que ocupam, menos por conhecer e viver para Cristo.

Essas pessoas acreditavam em Jesus possivelmente por algum interesse, mas diz o texto que Jesus não acreditava nelas, pois Ele conhecia exatamente os pensamentos e intenções dos corações de cada pessoa. Então, dentre essas muitas pessoas que estavam impressionadas com os milagres de Jesus, Nicodemos era uma delas.

O texto diz que Nicodemos foi visitar Jesus à noite, talvez para evitar que fosse visto por outros líderes religiosos ou até mesmo pelo povo, causando algum constrangimento por ser ele um líder religioso, um fariseu muito conhecido em Israel, preferindo manter no anonimato o seu encontro com Jesus.

Então, esse homem vem até Jesus e é nesse momento que Nicodemos inicia seu diálogo com o SENHOR:

(…) Rabi, nós sabemos que o SENHOR é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com Ele. (João 3:2b NTLH)

Jesus, por sua vez, conhecendo a real necessidade daquele homem e vendo o vazio de sua alma, não se apega aos elogios e verdades ditas por ele e nem se prende em discutir sobre os seus milagres, pois naquele momento o assunto mais importante a ser tratado era fazer com que Nicodemos percebesse o vazio de sua alma, pois a sua posição social, a sua riqueza, a sua religião não preenchia esse vazio e, portanto, ele precisava sofrer uma transformação espiritual vinda do alto, de Deus, uma nova vida, um novo nascimento, a fim de ser aceito por Deus.

Então, Jesus respondeu:

Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo (grego: do alto, de cima). (João 3:3 NTLH)

Essa exigência do novo nascimento não é simplesmente pessoal, feita por Jesus somente a Nicodemos, mas é uma exigência universal, feita para todos nós.

1. Por que o novo nascimento é necessário?

1.1. Todos nós temos uma natureza pecaminosa

Nós nascemos em pecado e a inclinação da nossa carne é inimizade contra Deus e toda a tendência do nosso ser é de se afastar Dele.

Então, por que o novo nascimento é necessário?

1.2. Sem o novo nascimento, não podemos ver nem entrar no Reino de Deus

Jesus disse no verso 3 que “ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo”, e no verso 5 Ele diz que “ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito”.

Se você não nascer de novo, você não pode ver o Reino de Deus, e se você não nascer da água e do Espírito, você não pode entrar no Reino de Deus.

Por isso, Jesus é enfático:

Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. (João 3:7 NTLH)

Isto é uma exigência universal e por isso se aplica a todos nós, sem exceção, e não apenas a Nicodemos, pois essa é a condição para todo aquele que deseja ver e entrar no Reino de Deus (vd. Jo 3:3, 5; 2Co 5:17; Tt 3:5; 1Pe 1:3; 1Jo 3:9).

Mas, por que ainda o novo nascimento é necessário?

1.3. Uma crença intelectual ou emocional não é o suficiente para ver e entrar no Reino de Deus

Os versos 23 a 25 do capítulo 2 de João registram que muitos, vendo os milagres que Jesus fazia, passaram a crer Nele. Entretanto, o próprio Jesus não confiava neles, pois a crença deles não era no Filho de Deus, mas no Jesus dos milagres.

Há muitas pessoas que admiram Jesus e que procuram se aproximar Dele, mas não por quem Ele é, mas por Seus milagres ou por esperar que Ele faça algo por elas. Porém, essa fé de apenas buscar milagres não é o suficiente para ver e entrar no Reino de Deus.

Por fim, por que o novo nascimento é necessário?

1.4. É uma ordem absoluta de Jesus

Pelo fato de Jesus ter dado uma ordem: “Todos vocês precisam nascer de novo”, a pergunta que eu faço é: Você já nasceu de novo?

Você já tem uma nova mente, uma nova vida? Hoje você procura pensar e se basear de acordo com os princípios da Palavra de Deus, diferentemente do que você fazia antes de conhecer a Cristo, ou você continua com os mesmos pensamentos e atitudes do passado?

Há pessoas que quando tudo está correndo bem em suas vidas, até se passam por bons cristãos, mas quando as dificuldades aparecem ou os desentendimentos acontecem, elas agem como pessoas mundanas, impacientes, orgulhosas, vingativas, sem domínio próprio, que não perdoam o próximo, demonstrando a verdadeira natureza que dirige suas vidas, que é a natureza humana.

Agora, olhando para Nicodemos, o que podemos aprender sobre alguns aspectos de sua vida em relação ao Novo Nascimento?

2. Um profundo conhecimento da Bíblia, por si só, não prova o novo nascimento

O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso? (João 3:10 NTLH)

Jesus chama Nicodemos de professor, mestre, porém ele não estava entendendo o significado do novo nascimento. Há muitas pessoas que conhecem a Bíblia de capa a capa, estudam, decoram versículos e são capazes de explicar as diversas doutrinas cristãs, mas só o conhecimento, por si mesmo, não é suficiente para levar você à salvação.

Você conhece pessoas assim que hoje estão fora da igreja?

2.1. O novo nascimento não é ser uma pessoa profundamente religiosa

1 Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos Judeus. (João 3:1 NTLH)

Nicodemos fazia parte de um grupo mais conservador e tradicional da religião de Israel. Ele era um fariseu, ou seja, um religioso. Ele frequentava a sinagoga, jejuava, era dizimista e estudante das Escrituras, mas ser uma pessoa religiosa não é o suficiente.

Você pode vir à igreja, orar, ler a Bíblia, ser dizimista, participar de um pequeno grupo familiar, ensinar nas classes ou pregar, mas isso ainda não é o suficiente para a sua salvação, pois você precisa nascer de novo!

Ninguém é salvo porque pertence a uma igreja ou porque é um ministro, um professor, um pastor ou por ocupar uma posição qualquer de liderança na igreja, porque a salvação precisa passar primeiramente pelo novo nascimento.

2.1. O novo nascimento não é você deixar os maus hábitos

Claro que nós devemos abandonar todo e qualquer vício, mas por mais que uma pessoa tenha abandonado seus vícios e maus hábitos, isso ainda não é o suficiente para que ela seja salva.

Nicodemos era um bom cidadão, uma pessoa ética, um bom religioso, um homem respeitado, mas Jesus olha para ele e diz: “Nicodemos, se você não nascer de novo, você não pode ver o Reino de Deus. Se você não nascer da água e do Espírito, você não pode entrar no Reino de Deus. Nicodemos você precisa nascer de novo”.

Agora que entendemos a necessidade de uma nova vida, vamos o que é o novo nascimento.

3. O que é o novo nascimento?

Jesus respondeu: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. (João 3:3 NTLH)

Essa palavra “novo”, no grego, não é no sentido que tem pouco tempo, mas que é algo inédito ou que nunca existiu antes. É uma ação transformadora de Deus, onde Ele dá uma nova mente, um novo coração, uma nova vida que vem do Alto.

Quando você nasceu do seu pai e de sua mãe, você trouxe consigo a carga genética deles, portanto, o que é nascido da carne é carne, mas agora, para você nascer de novo, é preciso nascer de cima, do Alto, do Espírito, ou seja, de Deus, e ser totalmente novo.

3.1. O novo nascimento é uma mudança interior realizada pelo Espírito Santo

Jesus disse: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. (João 3:5 NTLH)

O que é nascer da água? Os estudiosos concordam que Jesus possivelmente está usando uma linguagem que Nicodemos podia entender. João Batista havia pregado no deserto da Judéia o batismo do arrependimento para o perdão dos pecados

O primeiro passo para você nascer de novo é se arrepender dos seus pecados. É você reconhecer que é um pecador e que o seu pecado afasta você de Deus, agora e na eternidade. É você reconhecer que, com os seus pecados, você não entra no Reino de Deus.

3.2. O novo nascimento é uma obra soberana do Espírito Santo

Nicodemos não estava entendendo o que Jesus estava dizendo, então o SENHOR usa uma figura de linguagem para que ele possa entender:

O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito. (João 3:8 NTLH)

Entretanto, Nicodemos ainda tem dificuldades de entender o que Jesus está dizendo, então o SENHOR cita uma passagem de Números 21:5-9:

– Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, 15 para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. (João 3:14,15 NTLH)

Você se lembra da história de quando o povo de Israel passou a murmurar contra Deus e contra Moisés? Deus mandou serpentes para morder os israelitas e muitos morreram no deserto. Então, Moisés clama a Deus em favor daquele povo e o SENHOR orienta Moisés a fazer uma cobra de metal e pregá-la em um poste. Então, todo aquele que fosse mordido pela cobra deveria olhar para a serpente de metal a fim de ser curado.

A Bíblia diz que quando Jesus foi para aquela cruz, Ele foi carregando o nosso veneno, o nosso pecado, e as Escrituras dizem que Deus lançou sobre Ele a iniqüidade de todos nós (Is.53:5,6).

Jesus foi feito maldição por todos nós e a Bíblia diz que naquele dia o Pai virou o rosto para Ele e O desamparou, pois Ele foi feito pecado por nós. Deus puniu Nele o nosso pecado.

Foi necessário que a Lei exigisse a morte Dele e Ele morreu pelos nossos pecados, e quando você entende que Jesus morreu pelo seu pecado e você olha para Ele como o Seu Redentor, substituto, que pagou naquela cruz a sua e a minha dívida, que é o nosso pecado, então nesse momento o milagre da nova vida explode no seu interior e você se torna uma nova criatura, herdeiro de Deus e membro da família Dele!

Isso é nascer de novo!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2025. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação