Skip to content Skip to footer

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Lucas 17:3-5

Texto base:

“3 Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe. 4 Se pecar contra você sete vezes num dia e cada vez vier e disser: “Me arrependo”, então perdoe.” (Lucas 17: 3-5 NTLH).

Falar sobre o perdão pode não ser um assunto tão confortável de se ouvir, pois ele traz à memória lembranças e sentimentos que muitas vezes queremos apagar de nossas vidas, porém é necessário aprendermos o que a Palavra de Deus nos ensina sobre esse tema, pois ele é fundamental para o crescimento e a maturidade de uma pessoa cristã.

C. S. Lewis, um famoso escritor irlandês, disse certa vez que: “É mais fácil falar sobre perdão do que perdoar”, é fácil falar sobre perdão até ter alguém para perdoar.

Eu até entendo que não é fácil perdoar alguém que lhe fez algum mal, porém eu acredito que uma das marcas de um verdadeiro discípulo de Cristo é a disposição para perdoar, e isso nós veremos no decorrer desta meditação. 

No entanto, o ensino sobre o perdão tem sido pouco compartilhado nas igrejas e mal-entendido no meio cristão, porque para o perdão ser eficaz é necessária a renúncia do “EU”, a negação dos seus interesses pessoais, para que a Vida de Cristo se manifeste.

O perdão exige a morte do nosso orgulho, do nosso egoísmo, da nossa natureza humana, para que, com a ajuda de Deus, ele produza o efeito de restaurar relacionamentos, curar feridas e ao mesmo tempo refletir a Glória de Deus.

Portanto, é fundamental compreendermos o perdão, pois quem não perdoa não agrada a Deus e muito menos possui uma vida espiritual eficaz e saudável. Não existe vida cristã autêntica sem a prática do perdão, porque, como já mencionei, constantemente em nossos relacionamentos, podemos machucar pessoas, intencionalmente ou não, ou sermos machucados por alguém, e isso precisa ser tratado.

Então, diante disto, a primeira pergunta que eu devo fazer a mim mesmo é:

O QUE A PALAVRA DE DEUS ENSINA SOBRE O PERDÃO?

“Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o SENHOR perdoou vocês, perdoem uns aos outros” Colossenses 3: 12, 13 NTLH)

Como Deus define aqueles a quem Ele amou e escolheu para serem Dele? Define como “povo de Deus”, “Vocês são o povo de Deus”, então, nós somos o povo de Deus, porque Ele nos amou e nos escolheu para sermos Dele.

E como povo de Deus, o que recebemos da parte Dele ao sermos perdoados dos nossos pecados e chamados para ingressarmos na família de Deus, que é a Igreja? 

Recebemos uma Nova Vida, um novo coração, uma nova maneira de pensar e por isso não obedecemos mais aos desejos da velha natureza humana que é a fonte de inimizades, brigas, desuniões, divisões, porque agora nos tornamos novas criaturas e porque fomos perdoados, faz parte da nossa vida perdoar. 

A segunda razão que a Palavra de Deus me ensina que eu devo perdoar está no verso 13, pois nós temos queixas uns dos outros. Muitas vezes magoamos pessoas sem ter a intenção de magoar. Muitas vezes decepcionamos pessoas sem saber. Isso nos leva à condição de alguém ter motivo de queixa contra nós. Também, muitas pessoas fazem intencionalmente o mal contra nós e nós temos queixas contra elas. Temos queixas dentro de casa, com nossa família, no nosso trabalho, nos nossos relacionamentos e até dentro da igreja, por isso precisamos perdoar. Sempre haverá pessoas, no seu ciclo de relacionamentos, envolvidas ou não, em situações em que você deverá perdoar ou pedir perdão a elas. 

Mas a Bíblia nos dá outras razões: se você não perdoar suas orações estão interrompidas. Você não consegue orar. Se você tem mágoa no seu coração, Deus não escuta suas orações. 

Por isso em Marcos 11: 25 diz, se você estiver orando e lembrar de alguém magoado com você, você tem que resolver primeiro o problema pra depois orar. Se você não perdoar o seu culto a Deus não presta e não é aceito por Deus. Sabe por que Deus rejeitou a oferta de Caim? Porque Deus viu no coração dele ódio, inveja, disputa, o coração dele não era sincero com Deus.

Se você não perdoar diz a Bíblia, você não pode ser perdoado. Foi Jesus Quem nos ensinou isso, 

“Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam” (Mateus 6: 12 NTLH).

 Se nós não perdoamos, nós estaremos invocando a maldição de Deus sobre nossas cabeças, se nós não perdoamos, estaremos dizendo a Deus “Deus trata comigo como eu estou tratando com aquela pessoa inimiga”.

Certa vez Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: 

“Então Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: _Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? _Não! _ Respondeu Jesus. _Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes.” (Mateus 18:21, 22 NTLH). 

Se o perdão de Deus é o parâmetro e Paulo diz em Colossenses que nós devemos perdoar assim como Deus em Cristo nos perdoou, a grande pergunta é: Quanto Deus nos perdoou? Quantas vezes Deus nos perdoa? Jesus ilustrou isso na parábola do Empregado mau (Mateus 18: 23- 35). Abram a sua Bíblia para lermos essa passagem.

Em outras versões da Bíblia diz que o primeiro servo devia ao rei dez mil talentos, e o segundo servo devia ao primeiro cem denários

Muitos leem essa passagem e não entendem porque não conhecem a moeda que Jesus usou nesta parábola. O que é 1 talento? O que são 10 mil talentos? O que é 1 denário? O que são 100 denários? O que significa isso? O que Jesus queria nos ensinar ao contar essa parábola?

Um talento era equivalente a 6.000 denários romanos ou dracmas gregas, ou seja, correspondia a 20 anos de salário de um trabalhador braçal. Uma dívida de 10.000 talentos era equivalente a 200.000 anos de salário de um trabalhador.

Outros estudiosos afirmam que um talento equivalia a 35 quilos de ouro na época. Agora 10 mil talentos são 350 mil quilos ou toneladas de ouro, que hoje seria mais de 50 bilhões de dólares.

Mas o que são 100 denários? 1 denário era o salário de 1 dia de trabalho. 100 denários era 100 dias de trabalho, mais ou menos 3 meses.

Para um homem juntar 10 mil talentos na época tinha que trabalhar mais de 150 mil anos. Sabe o que isso significa? Essa dívida era impossível de ser paga.

Mas você pode perguntar por que Jesus contou uma parábola com uma cifra tão exagerada? Para revelar a você e para mim que a nossa dívida com Deus é impagável por causa dos nossos pecados e mesmo assim Deus perdoou completamente. Então, por que nós não podemos perdoar quem nos ofende?

Vamos voltar ao nosso texto base para entendermos como devemos perdoar.

“3 Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe. 4 Se pecar contra você sete vezes num dia e cada vez vier e disser: “Me arrependo”, então perdoe.” (Lucas 17: 3-5 NTLH).

A primeira coisa que Jesus ensina no verso 3 é “Tenham cuidado!”. Por que Jesus começa o assunto de perdão com essa ordem? Porque quando você trata de um relacionamento machucado, ferido, você tem que ter muita sensibilidade para não abrir uma ferida maior, pra não traumatizar ainda mais o relacionamento, pra você não exercer uma força maior onde você teria que tratar com mais afeto e doçura.

Segunda coisa que Jesus ensina no verso 3 é “se o seu irmão peca, repreenda-o”. Essa ideia de repreender não é bem compreendida em nossa língua portuguesa, porque parece que repreender é dar um sermão, uma reprimenda no outro, mas a ideia de repreender aqui é você chamá-lo para estar ao seu lado, cuidar da pessoa, andar junto dela, fortalecê-la.

Mas ainda no verso 3 “se ele se arrepender, perdoe”. Você não vai conversar com a pessoa para torná-la mais culpada e deixá-la naquela situação. Você não vai conversar com a pessoa para você se sentir melhor para você defender a sua própria justiça, seus direitos, você não vai conversar com a pessoa para humilhá-la.

Eu não conheço um exemplo de alguém que pecou contra uma pessoa 7 vezes no mesmo dia e você tem que perdoar. Jesus está invocando uma situação hipotética, quase que impossível pra dizer o seguinte: é dessa maneira que você deve lidar com o perdão, de maneira ilimitada. O que Jesus quer dizer é o seguinte: “você nunca pode dizer aqui chegou o fim, está esgotado a possibilidade de perdoar. 

Uns dos pecados mais constantes e comuns nas igrejas é o pecado da mágoa, muitos crentes falando mal dos outros, criticando uns aos outros, com disputas na internet, de posições doutrinárias, teológicas, ferindo umas às outras com palavras duras e impiedosas. Nós somos uma família, um rebanho, nós precisamos cuidar uns dos outros, ser paciente uns com os outros, misericordiosos uns com os outros.

Portanto, se você quer resolver seus problemas de relacionamento, seja humilde, não vem jogando pedras, massacrando os outros, ou se defendendo, humilhando o outro, mas seja cuidadoso, o perdão não é algo natural, o perdão é obra da Graça de Deus, assim como você foi perdoado por Deus em Cristo Jesus, perdoe aquele a quem te ofendeu também.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação