Skip to content Skip to footer

A Palavra de Deus – A fonte da minha alegria! (Introdução)

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Salmos 1

Texto Base:

1 COMO É FELIZ o homem que não vai atrás da opinião das pessoas desligadas de Deus, que não fica à toa na companhia dos pecadores, nem participa de rodinhas onde fazem pouco caso de Deus. 2 Mas ele faz da Lei do Senhor a fonte da sua alegria. A todo instante, de dia e de noite, ele pensa nessa Lei; fica imaginando como pode obedecer ao Senhor mais de perto. 3 Ele é como uma árvore plantada junto à margem de um rio. Nunca deixa de dar fruto na estação própria. As suas folhas nunca murcham e ele sempre terá sucesso em todas as suas atividades. 4 Mas os homens que vivem desligados de Deus, que grande diferença! Eles vivem sem direção e sem segurança, como um pedaço de palha soprado pelo vento. 5 Por isso, no dia do julgamento preparado por Deus, eles serão condenados. Os pecadores não terão lugar entre os que obedecem a Deus. 6 O Senhor conhece e aprova a vida de quem obedece suas leis, mas a vida dos homens que desprezam a Deus acabará em castigo e sofrimento. (Sl.1 NTLH)

Introdução

Todo bom livro tem a sua apresentação, e por que não o Livro dos Salmos? O Salmo 1 é uma introdução a todos os demais, mas o que ele enfatiza? Ele destaca a importância da Palavra de Deus na vida daquele que O ama. Jesus tinha o hábito de citar o livro dos Salmos muitas vezes e, por essa razão, eu penso que tudo o que nele escrito está é importante para todos nós.

O livro dos Salmos exalta a Palavra de Deus e a supremacia do Messias (Cristo).

O livro dos Salmos expressa a confiança de homens frágeis na Palavra de Deus e inspirados pelo SENHOR, eles profetizaram a vinda do Messias (Cristo). Então, os Salmos têm a Palavra de Deus e Jesus (o Messias) como o seu pensamento central. Eu sei que expressarei o óbvio, mas a Bíblia deve ter a primazia (excelência, prioridade), e Jesus, a supremacia (a superioridade incontestável) em nossas vidas e sobre tudo o que pretendemos fazer.

A Palavra de Deus deve ser a base para o louvor verdadeiro.

Além do mais, o livro dos Salmos nos ensina acerca de como deve ser a nossa vida espiritual, nossa dedicação ao SENHOR, nossas orações, nossos lamentos e os nossos louvores a Deus. Os nossos louvores ou hinos deveriam ter como base às suas composições a Palavra de Deus, a fim de que não nos comprometêssemos com ilusões, encantamentos ou fascinações e desejos meramente terrenos. Veja o que diz o salmista:

Na minha curta vida aqui na terra [i.e., na minha breve peregrinação sobre a Terra], faço canções sobre os teus mandamentos [i.e., decretos, ordenanças, condições, limites impostos por Deus]. (Sl.119:54 NTLH)

Os hinos cantados hoje em dia, na sua maioria, não têm base bíblica e, por isso, deixam de ser sacros (sagrados, dedicados a Deus, santos ou veneráveis), perdem a sua essência e se tornam em canções com características artísticas, um musical sem valor algum ao Reino de Deus. Elas estão baseadas única e exclusivamente no “EU”, quando deveriam exaltar a Deus. Parece que os compositores perderam o prazer de compor seus hinos e poesias, tendo como base a Palavra de Deus.

O grande mestre, professor e pregador A. W. Tozer (1897-1963), disse certa vez: “Os cristãos não contam mentiras. Eles vão à igreja para cantá-las!” Permita-me dar três exemplos:

LETRA: Quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na benção vão se arrepender vai estar entre a plateia e você no palco, vai olhar e ver Jesus brilhando em você. Ora, um palco não se harmoniza com o Evangelho. Jesus, após ter sido abandonado, negado, não foi para um palco, mas à cruz. Nela, Ele não se vingou dos malfeitores, mas pediu a Deus que os perdoasse. Quem escreveu essa letra, penso eu, que deveria estar muito enfezado ou com muita raiva de alguém. O autor deveria aprender a amar os seus inimigos como a Bíblia diz!

Mais um exemplo:

LETRA: “Não morrerei enquanto a promessa não se cumprir. Quem tem promessa de Deus, não morre não.” O autor dessa letra, talvez, nunca tenha prestado atenção ao que está escrito em Hebreus 11:13,39, acerca dos homens e mulheres de fé que: embora tivessem confiado em Deus e recebido toda Sua aprovação, nenhum deles recebeu tudo quanto Deus Lhes havia prometido! Morreram!

Mais uma?

LETRA: Vai acontecer, tem que acontecer. O anjo vai descer aqui pra te abençoar. Porque pra Jeová ver um escolhido perder uma luta É inadmissível é inaceitável. O milagre meu irmão na tua vida hoje é inevitável. Inevitável, inevitável, inevitável!” O autor não compôs a letra com prudência e afirmou que “vai acontecer”. É um positivismo puro! No mínimo, o autor poderia ter escrito “que pode acontecer”.

Muitos hinos atuais, quando cantados, determinam como Deus tem de agir, quando o inverso deveria ser a verdade! A razão disto é que eles são feitos a partir da necessidade, da loucura da imaginação humana e do pouco ou nenhum conhecimento bíblico. Muitos hinos não exaltam a Deus, porque não falam dos Seus propósitos para com o homem e suas situações. Tudo são vitórias, vitórias e somente vitórias!

Muitas reuniões de louvor se transformaram como em um salão de festas, onde a barriga fica cheia e as mentes vazias! As pessoas com seus lábios exprimem certa alegria, a qual lhes falta no coração! (Mt.15:8) Os cristãos se tornam felizes consigo mesmos, pelo embelezamento que dão às suas igrejas locais, enquanto o interior de suas vidas é “terra infrutífera”! São infelizes! O importante para muitos não é o prazer na Palavra de Deus, mas a forma exterior das coisas.

A Palavra de Deus não deve ser pregada com distorções.

E sobre pregações? Veja o que já ouvi e li:

  • Você é campeão e vai obter a vitória!
  • Tome posse agora da sua benção!
  • Vire para o irmão do lado e diga: você é um vencedor!
  • Você é cabeça, não cauda!
  • Não aceite a derrota, determine sua vitória!
  • O sonho de Deus é que você seja próspero! Você é filho do Dono da prata e do ouro!
  • Dê o seu melhor sacrifício e Deus será obrigado a te abençoar!

Quanta diferença entre a fé bíblica, baseada na Palavra de Deus, e a de homens que pensam ser sábios, mas que se tornaram tolos! Como é importante ter respeito pelas Escrituras Sagradas, por Deus e pelo Seu povo! Deus nos chamou para edificarmos as pessoas na Palavra Viva, ou seja, em Jesus. O desejo de andar segundo os mandamentos divinos é um sentimento verdadeiro no coração de quem ama a Deus. Essa pessoa tem o anseio de ser educado por Deus, pois o seu prazer está tanto Nele como na Sua Palavra.

O salmista disse:

35 Guia-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois neles encontro a felicidade. 36 Faze com que eu queira obedecer [i.e., ajuda-me a submeter-me] aos teus ensinamentos, em vez de querer ajuntar riquezas. (Sl.119:35,36 NTLH)

No domingo passado (26/04/2020) eu falei com você sobre o seguinte tema: “SEGUROS EM UM MUNDO INSEGURO” e espero que tenha ficado bem claro que tanto a nossa felicidade como a estabilidade só podem ser encontradas em Jesus, pois o mundo é volúvel e muda conforme “a onda” do momento, mas o nosso SENHOR não muda e é sempre o Mesmo. (Tg.1:17; Hb.13:8)

A Palavra de Deus existe para revelar Jesus e como devemos permanecer unidos com Ele.

Entretanto, onde encontramos e conhecemos mais a Jesus? É claro que na Bíblia, pois ela fala do nosso Salvador em todos os seus livros! Afinal, Jesus é a Palavra Viva de Deus! Por que eu faço tal afirmação? Porque o apóstolo João lançou esse fundamento verdadeiro:

1 Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra [i.e., Jesus] já existia. Ele estava com Deus e era Deus. 2 Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. 3 Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. 4 A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz [i.e., o conhecimento da Verdade de Deus] para todas as pessoas. 5 A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la. (Jo.1:1-5 NTLH)

Jesus “foi” a origem da vida sobre a Terra, a qual estava caótica e em trevas (mergulhada na escuridão) e, do mesmo modo, ao homem “submerso na escuridão da ignorância” sobre Deus, Jesus “trouxe” o verdadeiro conhecimento sobre Ele e os Seus planos futuros. Sem a Palavra de Deus, você não conhece a Jesus, e sem Ele, nunca conhecerá Deus.

Eu creio que todo esse argumento nos dá a noção de como a Palavra de Deus precisa ter o lugar de excelência em nossas vidas, para que Jesus se torne supremo sobre nós. Além do mais, foi por meio Dele (a Palavra de Deus viva) que “nascemos de novo” para Deus.

Tiago diz:

Pois vocês, pela viva e eterna palavra de Deus, nasceram de novo como filhos de um Pai que é imortal e não de pais mortais. (Tg.1:23 NTLH)

Portanto, se nascemos pela “Palavra Viva e Eterna de Deus”, nós devemos permanecer unidos a Nela e viver como novas criaturas. Não foi isso o que o apóstolo Paulo afirmou?

“Quem está unido com Cristo [i.e., vivendo em Cristo, vivendo Nele, para Ele e por Ele] é uma nova pessoa [i.e., uma nova criação, uma vida que nunca existiu ou sem precedente]; acabou-se o que era velho [i.e., o modelo antigo de se viver para Deus foi por Ele desprezado, rejeitado, negligenciado], e já chegou o que é novo [i.e., o estilo ou modelo de vida aceitável e que é aprovado por Deus].” (2 Co.5:17 NTLH)

Não há outra maneira de adorarmos a Deus, não existe outro modo de vivermos na presença de Deus, de verdadeiramente prosperarmos e andarmos com segurança eterna, em um mundo que tem se tornado cada vez mais triste e volúvel. Que encontremos na Palavra de Deus a Fonte da vida – Jesus Cristo, a “Palavra Viva”, o nosso “Maior Prazer”!

A minha esperança é que tenhamos o forte desejo de sermos guiados ou orientados pelos ensinamentos da Palavra de Deus, para que não caiamos nos atalhos que nos conduzem à desgraça e ao afastamento da graça do Pai Eterno. Que tenhamos prazer na Palavra de Deus e que ela seja amada por nós e ocupe o seu lugar de excelência em nossas vidas!

Na próxima semana e com a graça e a permissão de Deus, começaremos a meditar sobre a importância de termos prazer na Palavra de Deus, para que, por meio dela, tenhamos uma vida abençoada.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação