Texto base:
Salmos 19:7,8
7 A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. 8 Os ensinos do SENHOR são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. (Sl.19:7,8 NTLH)
Na semana passada, nós aprendemos que a Lei (a Torah, a Palavra de Deus, a Instrução divina para dar a vida) do SENHOR é perfeita, isto é, “ela cumpre o Seu objetivo”. Portanto, todo aquele que procura viver sob a orientação da Palavra de Deus viverá para alcançar o pleno propósito de Deus em todas as coisas. O Deus Todo-Poderoso disse a Abraão:
Quando Abrão tinha noventa e nove anos, o SENHOR Deus [o Eterno] apareceu a ele e disse: —Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Viva uma vida de comunhão comigo e seja obediente a mim em tudo. [em versões mais antigas: “anda em minha presença e sê perfeito”]. (Gn.17:1 NTLH)
Neste verso bíblico, Deus [YWHY – o Eterno] apareceu a Abraão quando ele estava com 99 anos de idade e se apresentou como o “Eu Sou, o Deus Todo-Poderoso (“El Shadday”)”. O SENHOR pediu a Abraão (“o pai de muitos povos ou nações”) para que ele andasse em Sua presença e que fosse perfeito.
Como um homem aos 99 anos poderia gerar um filho? Além do mais, a sua esposa, Sara, era estéril. Abraão sorriu acerca das palavras de Deus, (cf. Gn.17:17), assim como Sara, posteriormente, riu por dentro. (cf. Gn.18:12) Por isso, o filho do casal se chamou Isaque (“Ele ri” – cf. Gn.21:1-7)
Vivendo em unidade com Deus e sendo obediente a Ele, a promessa se concretizou. Deus, o Todo-Poderoso, escolheu um homem de quase 100 anos, com uma esposa estéril, para ser o pai de uma grande nação. Isso revela algo sobre a natureza de Deus e a Sua capacidade de realizar o que é impossível ao homem. Portanto, o que Deus pode realizar na vida daquele que O ama e O respeita ultrapassa a razão e a imaginação humana. (vd. Ef.3:20)
Assim foi com Abraão e Sara, algo inimaginável para eles. A experiência de Abraão nos inspira a superarmos obstáculos quando perseveramos na fé (na nossa confiança em Deus e fidelidade a Ele).
O casal foi escolhido por Deus para uma missão: dar origem a um povo — Israel. No nome “Israel” (יִשְׂרָאֵל), vê-se as iniciais dos seus patriarcas e matriarcas: Isaque e Jacó (Yacov) [י], Sara [ש], Rebeca e Raquel [ר], Abraão [א], Lia [ל].
Portanto, o sentido espiritual do nome Israel é: o Eterno, que cria, transforma e restaura com a Sua mão, será o Cabeça, Professor, Mestre e o Poder que protegerá, cuidará e guiará o Seu povo como Pastor que empunha o Seu cajado. Se Deus é Deus de um povo, Ele é Deus daquele que O ama e se submete às Suas Instruções. Davi disse:
O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará.2 Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas. 3 O SENHOR renova as minhas forças [Ele restaura a minha alma] e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu. 4 “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte [obscurecido pela ‘morte’], não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges [Tu estás comigo; Teu bordão e Teu cajado me confortam, fortalecem].” (Sl.23:1-4 NTLH)
Davi, o autor dessa declaração de fé, é o mesmo que escreveu o Salmo 19 e que, no nosso texto base, engrandece a Palavra que procede da boca de Deus. Ele diz: 7 A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. […] O que ele está declarando?
Davi declara o mesmo que disse no Salmo 23:3, ou seja, Deus restaura a sua alma, pois a Palavra de Deus tem o poder para nos aproximar d’Ele e, ao ouvirmos e aceitarmos as Suas Instruções, somos fortalecidos devido à transformação que ocorre em nosso interior. Quando deixamos de nos alimentar da Palavra de Deus (Suas Instruções), a nossa alma se enfraquece tanto na vida espiritual como na moral. (vd. Sl.119:11)
Nós nunca obteremos a força divina pela razão de orarmos, de frequentarmos uma igreja local e de nela, executarmos qualquer função. É necessário absorver a Sua Palavra — tê-la no coração e fazendo com que ela irrigue a nossa alma, que é a fonte de nossas emoções, sentimentos, pensamentos e desejos, a fim de se submeter ao SENHOR.
A primeira parte do verso 7 tem um significado espiritual acerca da Palavra de Deus e que não é percebido pela leitura simples ou literal. Então:
A Palavra de Deus cumpre o seu objetivo em nossas vidas quando a Presença e a Eternidade são ardentemente desejadas por nós. Se, de fato, esse anseio invade o nosso coração, nós iremos para o SENHOR para recebermos Suas Instruções. Toda vez que nos colocamos diante do nosso Eterno Mestre, nós crescemos e algo novo tem início em nosso ser; desse modo, recebemos novas forças para sermos quem devemos ser e fazer o que deve ser feito até o fim, ou seja, até completarmos o nosso serviço espiritual dentro do tempo que o Eterno determinou. É disso que as duas sentenças no verso 7 do Salmo 18 estão nos dizendo.
Quando nos unimos ao SENHOR e O obedecemos até o fim, a nossa missão sobre a Terra estará completada, e então, entraremos na Eternidade para vermos a face do Santíssimo, a glória do nosso Deus Único. Considere essa explicação nas palavras de Paulo:
6 Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé [confiança e fidelidade]. 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (2 Tm.4:6-8 ACF2007)
A restauração de nossas almas, pelo SENHOR Jesus, não se deu apenas no dia em que nós nos entregamos a Ele. Ela deve ser constante e, por isso, devemos ir à “Casa do Mestre”, do Professor, que nos ensina o caminho para a Vida. Quando seguimos Suas Instruções, nós somos renovados no interior e ficamos mais fortes pelo conhecimento adquirido, o qual nos dá sabedoria e prudência.
Como conclusão desta meditação, terminemos com as palavras do nosso Eterno Mestre Jesus:
28 —Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. 29 “Sejam meus seguidores [meus alunos, discípulos] e aprendam comigo porque sou bondoso [misericordioso] e tenho um coração humilde [submisso, obediente a Deus]; e vocês encontrarão descanso (o descanso renovador e momentâneo como o que está preparado para suas almas – o Shabat eterno)”. (Mt.11:28,29 NTLH)
Que Deus nos abençoe!