Mateus 13:45,46
Texto Base:
45 — O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. 46 Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola. (Mt.13:45,46 NTLH)
Em poucas palavras, Jesus contou uma parábola sobre o homem que vendeu tudo o que tinha para comprar “uma” única pérola. A sua atitude não parece surpreendente? Ele era um comerciante experiente e que encontrou algo tão precioso que ultrapassou a soma de todos os outros tesouros que ele amava.
Possivelmente, esse homem possuía outras pérolas finas, mas ao encontrar uma única pérola de tamanha beleza e esplendor, vendeu tudo para comprá-la.
Jesus conecta essa parábola com a anterior, a qual Ele cita em uma só frase sobre um tesouro que fora escondido em um campo.
44 — O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha [i.e. descobre por acaso] e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo. (Mt.13:44 NTLH)
As duas parábolas tratam da grandeza e da riqueza do Reino de Deus, porém, cada uma delas tem a sua ênfase individual, sem deixar de apresentar o mesmo argumento.
O Tesouro Escondido
Tudo indica que o homem encontrou o tesouro por acaso. Ele ficou tão feliz por ter tropeçado em alguma coisa de tão alto valor, que saiu correndo dali, vendeu tudo o que possuía e negociou a compra de todo o campo onde o tesouro estava escondido.
A Pérola de Grande Valor
O comerciante, nesta parábola, estava procurando por pérolas finas com insistência. No mundo antigo, as pérolas eram consideradas muito preciosas, com mais demanda do que o ouro. O comerciante não estava procurando apenas por pérolas, mas por aquelas que possuíssem um rico valor. Esse homem deveria ter um olhar muito aguçado.
A ênfase nesta parábola não está na descoberta acidental, mas em uma busca intencional. Na primeira parábola, nós vimos que o homem respondeu ao seu achado ocasional com muita alegria; entretanto, na segunda, a ênfase recai sobre a apreciação ao valor extremamente precioso do objeto.
O Valor do Sacrifício
As duas parábolas nos levam a um ponto em comum: os dois homens venderam tudo para que pudessem comprar seus tesouros. Por mais acidental ou intencional que tenha sido a busca, ambos encontraram algo de tanto valor, que valeria a pena o sacrifício, ou seja, desfazer-se de coisas às quais anteriormente valorizavam muito.
Repare que nas duas parábolas não se diminui o custo e o que deve chamar a nossa atenção é que ambos “venderam tudo o que possuíam” para adquirir algo de muito mais valor. O que isso significa na vida cristã? O significado é o custo do discipulado. O tesouro é Jesus e Ele é o “Reino Espiritual de Deus” sobre a Terra. As duas parábolas mostram como Jesus deve chegar às pessoas que O encontram, quer por acaso, quer intencionalmente.
1. A sua vida sacrificial demonstra o quanto você ama e valoriza a vida de Jesus.
Seis dias antes da comemoração da Páscoa judaica, Jesus foi à casa de Lázaro na aldeia de Betânia. Marta, irmã de Lázaro, servia a todos, enquanto o seu irmão era um dos que estavam à mesa com Jesus. Então, a outra irmã de Lázaro chamada Maria, fez algo espantoso!
“Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada.” (Jo.12:3 NTLH)
O texto usa a palavra “caro” e é a mesma palavra usada na parábola da pérola de grande valor. O sentido dessa palavra é de algo “extremamente ou excessivamente valioso”. O perfume era tão valioso que despertou nos discípulos preocupações, especialmente em Judas, o qual perguntou:
Este perfume vale mais de trezentas moedas de prata [nota: uma moeda equivalia ao salário de um dia a um trabalhador e, portanto, o perfume representava o valor de um ano de trabalho]. Por que não foi vendido, e o dinheiro, dado aos pobres? (Jo.12:5 NTLH)
O texto de João diz que Judas queria roubar o dinheiro, pois ele era ladrão. (cf. Jo.12:6) Para ele, o dinheiro era mais precioso do que Jesus. (vd. Mt.6:24) Entretanto, para Maria, Jesus era mais importante do que o dinheiro!
O que a atitude de Maria pode nos ensinar? Ao derramar o valioso líquido aos pés de Jesus e, logo a seguir, enxugá-los com os seus cabelos, ela demonstrou a todos que tanto o seu futuro como a sua honra estavam aos pés do Seu SENHOR! Ela estava depositando toda a sua confiança e se submetendo a Ele. (vd. Mt.6:25-34)
2. É necessário que Jesus cresça e que você diminua.
O apóstolo Paulo era um judeu fervoroso e ele, segundo os conceitos da sua religião, demonstrava zelo e fidelidade a Deus. (vd. At.22:3,4) Paulo declara que, como judeu, possuía “riquezas” em sua vida, antes de encontrar a suprema preciosidade de Cristo! Vejamos os seus tesouros escondidos:
5 Fui circuncidado quando tinha oito dias de vida. Sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, de sangue hebreu. Quanto à prática da lei, eu era fariseu. 6 E era tão fanático, que persegui a Igreja. Quanto ao cumprimento da vontade de Deus por meio da obediência à lei, ninguém podia me acusar de nada. (Fp.3:5,6 NTLH)
Depois de ter tido um encontro com Jesus (vd. At.9:1-9), como ele passou a considerar as suas riquezas pessoais?
7 “No passado, todas essas coisas valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor.” 8 E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo. (Fp.3:7,8 NTLH)
Paulo via Jesus como a Única Grande Pérola de valor incalculável e superior a tudo e a todos. Por causa de Jesus, Paulo considerava tudo perda, tanto a sua genealogia como o seu desempenho na sua antiga religião, em vista do valor imbatível de ter conhecido a Cristo Jesus e tê-Lo feito o SENHOR da sua vida!
Deus, em toda a Sua bondade divina, assumiu sobre Si carne (um corpo humano) e se apresentou à humanidade como o Filho do Homem – Jesus. (vd. Jo.1:14) Em Cristo estava toda a plenitude, beleza, grandeza, esplendor e a Glória de Deus!
Pois em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus. (Cl.2:8 NTLH)
Encontrar Jesus como sua “Pérola de Grande Valor” e o seu “Precioso Tesouro” não irá envenenar a sua alma. Jesus é o antídoto para tudo o que nos aflige. Ele é Aquele que expande os nossos pequenos corações, o remédio surpreendente para nossas almas inseguras.
Eu não sei como você encontrou Jesus, isto é, se aconteceu de modo ocasional ou intencional, mas o que importa é saber o valor que Ele tem para a sua vida!
Que Deus nos abençoe!