SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:
Marcos 14:3-10
Deus espera que deixemos um exemplo claro da nossa verdadeira adoração a Ele, às gerações futuras. Este acontecimento se deu seis dias antes da Páscoa. (cf. Jo.12:1-3) Marcos faz um contraste entre a traição de Judas e dos líderes religiosos e o amor e lealdade de Maria, irmã de Marta e Lázaro. Maria expressa o seu amor pelo Seu Messias, pois Ele estava prestes a morrer na cruz por ela.
Maria deu a Jesus um presente caríssimo. O óleo de nardo era importado da Índia e um jarro custava o equivalente ao salário de um ano inteiro de trabalho. Maria ofereceu o que de mais caro possuía com amor, generosidade e ela não se envergonhou de seu ato.
Sua atitude de amor provocou três conseqüências:
1. Ao ungir a cabeça e os pés de Jesus, toda a casa se encheu com o perfume maravilhoso do bálsamo caríssimo. A casa ficou toda perfumada. (v.3; cf. Jo.12:3) Haverá sempre uma “fragrância rica e espiritual” no ambiente onde Jesus é adorado.
2. Liderados por Judas (cf. Jo.12:4), todos passaram a criticar Maria por tamanho desperdício. (v.4) Judas deu ares de piedade aos pobres, mas o perfume que exalava de si não era de adoração e sim de ganância, pois queria roubar o dinheiro. (cf. Jo.12:4-6)
3. Maria é elogiada por Jesus e aceitou o seu presente valioso. Jesus era o Único que conhecia o coração de Judas, mas também conhecia o coração de Maria e não hesitou em defendê-la. (vs.4-8)
O apóstolo João diz: Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; (…). (Jo.12:3 NTLH) O que ela praticou foi um ato de profunda humildade e entrega, ao ungir a cabeça como os pés de Jesus e enxugá-los com os seus cabelos. Observemos três coisas:
• Uma mulher na cultura judaica, jamais soltava os seus cabelos diante das pessoas, pois isso significava desonra, mas assim o fez para oferecer todo o seu amor, entrega, honra e submissão ao Seu eterno Senhor!
• Ela ofereceu mais que um perfume caro, ela ofereceu o que de mais precioso possuía, a sua vida ao Seu Mestre e Salvador!
• O seu ato a abençoou com a aprovação de Deus. Ela seria lembrada como exemplo de uma verdadeira adoradora por todas as gerações.
Quando por meio de Cristo você adora a Deus, oferecendo o que tem de melhor e mais rico, espere o ataque do inferno, pois você adquire o aroma do próprio Senhor Jesus e isso incomoda o inferno! A Bíblia diz: Porque somos como o cheiro suave do sacrifício que Cristo oferece a Deus, cheiro que se espalha entre os que estão sendo salvos e os que estão se perdendo. Para os que estão se perdendo, é um mau cheiro que mata; mas, para os que estão sendo salvos, é um perfume muito agradável que dá vida. (…) (2 Co.2:16,16 NTLH)
As pessoas que estão à nossa volta, precisam conhecer a razão verdadeira da nossa entrega a Jesus. Elas precisam saber que nós não estamos fazendo um “negócio ou barganha” com Jesus; mas, que se trata de uma entrega de amor com a compreensão de que Nele nós temos uma missão. De que nós queremos ter a mente de Cristo para seguirmos os Seus passos, pois ele foi ungido por Maria na “cabeça” e nos “pés”. Que a entrega “custa alguma coisa”!
Infelizmente, muitos aprendem a se oferecer aos preceitos de líderes inconseqüentes, cujo desejo único é o domínio e a extorsão. As pessoas se entregam pelo fator do convencimento psicológico de ganhar e ganhar, de uma falsa piedade e não de amar, servir e produzir para a glória de Deus. Elas não morrem para si mesmas, pois como Judas, acreditam que dar para Deus é “perda”, é desperdício e conhecemos como a sua ganância determinou o seu fim.
Termino com as palavras de Paulo: (…) meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. (Rm.12:1 NTLH)