FAÇA DOWNLOAD:
Apocalipse 22:1-5
Enfim, nós chegamos ao fim da revelação de João, a qual foi dada a ele por Deus, acerca das coisas que irão acontecer.
1. João vê o rio da água da vida que sai do trono de Deus e do Cordeiro. (v.1)
& 1 O anjo também me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. (NTLH)
O primeiro lar do ser humano estava em um jardim e à beira de um rio – no paraíso, no Éden [no hebraico, “prazer”]. (cf. Gn.2:8) Esse rio que sai do trono de Deus e do Cordeiro representa tanto o Espírito Santo como a Palavra de Deus, para os Seus filhos redimidos, salvos ou libertos. Assim como o homem não pode viver sem a água pura, para os filhos de Deus, é impossível viver sem o Espírito Santo e a Sua Palavra.
Nos dias atuais nós falamos muito sobre “a poluição da água”, mas isso é algo com que não teremos com que nos preocupar na Eternidade. O rio é 100% puro e cristalino! Porém, muitos questionam da razão da existência desse rio na Eternidade, pois os salvos, em seus corpos glorificados, não precisarão beber água.
Eu não sei explicar todos os motivos Divinos, mas o rio da água da vida estará lá, por beleza e por prazer. Os salvos em seus corpos glorificados não precisarão da terra material ou de uma Nova Jerusalém, mas elas existirão. Não precisarão dos muros de jaspe e das ruas de ouro, mas estarão lá. Deus quer que saibamos que os novos céus e terra e a Nova Jerusalém são lindos, um lugar maravilhoso para se viver! É o lugar para onde irão todos aqueles que se comprometeram com o Pai, por meio de Cristo Jesus.
2. João vê a árvore da vida que alimenta e cura para sempre as nações. (v.2)
& 2 E que passa no meio da rua principal da cidade. Em cada lado do rio está a árvore da vida, que dá doze frutas por ano, isto é, uma por mês. E as suas folhas servem para curar as nações. (NTLH)
A árvore da vida é mencionada no livro de Gênesis e ela ficava no meio do Jardim do Éden. (cf. Gn.2:9) Entretanto, após terem pecado, Adão e Eva foram proibidos de comer da árvore da vida, porque Deus não quis que eles vivessem para sempre num estado de maldição pelo pecado. Na Nova Jerusalém, as ruas e o rio cristalino serão ornamentados com a árvore da vida e os habitantes da Eternidade poderão comer livremente dela.
Porém, surge uma questão: “os salvos glorificados precisarão comer?” Não haverá necessidade, mas eles poderão, se quiserem. Tomemos por exemplo Jesus, que em Seu corpo glorificado comeu a comida dada a Ele pelos apóstolos. Ele não tinha que comer, mas comeu! Santos glorificados comerão e beberão para o Seu prazer, pois a árvore da vida representa a Pessoa de Jesus.
O profeta Ezequiel assim profetizou:
& Nas duas margens do rio, crescerão árvores frutíferas de todo tipo. As suas folhas nunca murcharão, e as árvores nunca deixarão de dar frutas. Darão frutas novas todos os meses, pois são regadas pelo rio que vem do Templo. As frutas servirão de alimento, e as folhas, de remédio. (Ez.47:12 NTLH)
Até hoje não encontrei alguém que pudesse decifrar essas palavras! Isso é difícil de entender, mas sabemos, com certeza, que não haverá doenças no Céu. Pelo menos sabemos que a árvore da vida estará lá e que servirá a um propósito Divino.
3. João não vê nenhuma maldição na cidade de Deus. (v.3)
& 3 E não haverá na cidade nada que esteja debaixo da maldição de Deus. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o adorarão. (NTLH)
Nunca mais haverá a maldição do pecado! No passado, Satanás entrou no Jardim do Éden, o arruinou e trouxe uma maldição, tanto sobre toda a humanidade como sobre toda a Terra. Por meio de Jesus, a maldição é tirada e Satanás nunca mais terá a oportunidade de arruinar algo novamente.
Na eternidade, todos os salvos glorificados servirão a Deus continuamente, e isso será um grande prazer. Isto não quer dizer que todos ficarão ajoelhados o tempo todo diante do trono. O Céu será um lugar de atividade, e não monótono. Eu não sei que tipos de atividades existirão ali, porém, saibamos que todos serão extremamente felizes e ninguém desejará mais do que tem.
4. É dito a João que os salvos verão a face de Deus e terão os Seus nomes escritos nas suas testas. (v.4)
& 4 Verão o seu rosto, e na testa terão escrito o nome de Deus. (NTLH)
Certa vez, o Próprio Deus disse a Moisés, quando este pediu que pudesse ver a Sua glória. O Senhor respondeu que ninguém poderia ver a Sua face e continuar vivo. (cf. Êx.33:18-20) Entretanto, no Céu, veremos a face do Senhor!
Que coisa maravilhosa será ver, face a face, Aquele que nos amou e morreu por nós! Nós sabemos que O amamos agora, mas até que O vejamos face a face, não conheceremos a plenitude do Seu amor. Além do mais, o nome de Deus estará escrito na testa dos salvos glorificados, pois eles pertencerão a Deus eternamente!
5. João vê a luz da glória de Deus brilhando sobre todos. (v.5)
& 5 Ali não haverá mais noite, e não precisarão nem da luz de candelabros nem da luz do sol, pois o Senhor Deus brilhará sobre eles. E reinarão para todo o sempre. (NTLH)
Na Bíblia, tanto a noite como as trevas são associadas ao mal. Os ímpios ou rebeldes fazem as suas obras más na noite; eles amam mais as trevas do que a luz. (cf. Jo.3:19,20) Nos Céus não haverá noite, porque todos terão a luz de Deus, a qual nunca cessará!