Skip to content Skip to footer

A Rocha e as pedras – Parte 2

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Mateus 16:18

Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. (Mt.16:18 NTLH)

Na semana passada, eu enfatizei a responsabilidade que recebemos de Deus sobre a importância de construirmos nossas vidas sobre Cristo, “a Rocha Eterna”. Vamos ler novamente o mesmo texto, no qual tomo a liberdade de incluir breves comentários:

Portanto, eu lhe digo: você é Pedro [i.e. no grego, petros: você ‘é’ uma pedra, um pedaço da rocha], e sobre esta pedra [i.e. no grego, petra: sobre ‘este’ solo rochoso, sobre ‘esta’ cordilheira de pedra] construirei [i.e. Eu construirei, ou reconstruirei a partir ‘desta’ base rochosa] a minha Igreja [i.e. no grego, ‘ekklesia’: ‘uma’ assembleia, ‘um’ ajuntamento de pessoas que se reúnem ao Meu chamado e em Meu Nome, para pensarem, entenderem e agirem segundo o que Eu ensinar e determinar], e [i.e. como ‘consequência’ ou ‘resultado’ de se ter ‘esta’ Rocha como base na construção da Minha Igreja é que] nem a morte poderá vencê-la [i.e. o submundo, o ‘mundo invisível’, o ‘reino’ infernal afastado e separado de Deus que, apesar de ser muito forte, não poderá dominá-la ou causar-lhe danos espirituais e morais]. (Mt.16:18 NTLH)

Uma pedra (um pedaço de rocha) no chão pode causar tropeços, quedas e até a morte. Uma pedra pode ser usada como uma arma que fere e mata quando é arremessada contra alguém. A Palavra de Deus nos diz que estávamos espiritualmente mortos, seguíamos por um mau caminho e fazíamos a vontade do “Maligno”. (Efésios 2:1-3) Uma pedra solta no solo pouco significa à vida, mas quando ela e outras são recolhidas para serem usadas em uma construção, elas serão trabalhadas, adquirirão função e beleza.

1. Você foi encontrado por Deus, na condição de uma pedra perdida, solta e sem finalidade

Nós éramos como pedras soltas e mortas, sem propósitos e que podiam provocar danos espirituais e morais a muitos que andavam conosco. Quando estávamos espiritualmente mortos, o SENHOR nos deu a “Vida Verdadeira” e, em Cristo, nós encontramos o verdadeiro sentido de nossas vidas. Ele, na Sua misericórdia nos conduziu à “Rocha”. Em unidade com “Ela”, nós, através do Espírito de Cristo, tornamo-nos como “pedras vivas”, vivificadas pelo trabalho de Suas mãos!

2. O seu coração petrificado foi vivificado por Deus para ser obediente a Ele

O objetivo dessa ação divina é nos usar para a edificação da Sua Igreja (veja a definição de Igreja) e nos capacitar com todos os recursos da Sua graça a expressarmos a Sua glória e a Sua real presença ao mundo, por meio das ações de Cristo Jesus, a nossa “Rocha Eterna”, através de nossas vidas. (Ezequiel 11:19; 37:26,27; Atos 2:17) A nossa luta espiritual é lutarmos contra o espírito do mundo, para que nos mantenhamos cheios da “Vida” que nos foi dada.

3. Em Cristo, Deus lhe deu a Vida para lutar contra a morte espiritual

O que o profeta Ezequiel disse ao povo de Deus no passado, que nos sirva no presente:

30 — Agora, eu, o SENHOR Deus, estou dizendo a vocês, israelitas, que vou julgar cada um pelo que tem feito. Arrependam-se de todo mal que estão praticando e não deixem que os seus pecados os destruam. 31 Abandonem todo mal que vêm fazendo e criem dentro de vocês mesmos um coração novo e uma mente nova. Israelitas, por que vocês querem morrer? (Ez.18:30,31 NTLH)

Atentando à voz divina, nós lutamos contra toda a maldade, o espírito do engano, a mentira, hipocrisia e mexericos. Por quê? Porque o nosso maior desejo é sermos alimentados com alimento puro e verdadeiro, a fim de que, pelo poder do Espírito de Cristo, que é o Espírito da Verdade, cresçamos e cheguemos à salvação plena e eterna. Agimos assim porque fomos convencidos e provamos da bondade divina. Além do mais, nós sabemos que tudo o que vem do SENHOR, assim como tudo o que Ele já nos preparou é eternamente bom! (1 Pedro 2:1-3)

Afastando-nos do que é mal, que nós, tendo Cristo como o nosso Único e Maior Exemplo, sejamos dedicados a Deus, a fim de sermos servos úteis aos Seus propósitos eternos.

4. Por meio da Vida de Cristo, Deus o transformou em uma “pedra viva”, a fim de usá-lo para edificar a Sua Igreja

4 Cheguem perto dele [i.e. como discípulos de Cristo, aproximem-se Dele para concordar com Ele], a pedra viva [i.e. que não é inanimada, que respira, que tem a vida verdadeira, ativa, abençoada e eterna] que os seres humanos rejeitaram como inútil, mas que Deus escolheu como de grande valor [i.e. Útil, Preciosa e Digna]. 5 Vocês, também, como pedras vivas [i.e. pedras pequenas que desfrutam do poder da ‘Vida’], deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual [i.e. que pertence ao Espírito Santo e, portanto, de interesses puramente espirituais e não humanos] onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios [i.e. pelo poder do Espírito de Cristo, que vocês sejam educados a produzirem trabalhos espirituais] que Deus aceite. (1 Pe.2:4,5 NTLH)

O meu desejo é que, quando Jesus vier buscar a Sua Igreja, encontre-nos como cristãos dedicados, perseverantes e obedientes a tudo o que Ele determinou. Que nós sejamos como “pedras vivas” na construção da Igreja, a fim de que ela se torne cada dia mais forte e se mantenha na Verdade, para a glória de Deus!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação