Texto base:
Provérbios 13:20
Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal. (Pv.13:20 NTLH)
Entenda a mensagem do nosso texto base: quem busca a companhia de pessoas sábias (os que expressam a sabedoria e o entendimento ou o discernimento divino) se tornará mais sábio. No entanto, aquele que insiste em andar (se associar com, aprender e aceitar as propostas de) com pessoas irresponsáveis e tolas corre o risco de se corromper, tornando-se como elas. Após esta vida, ele gritará inutilmente por socorro, em profunda aflição.
1. Ande sob a Instrução divina e aprenderá a discernir as armadilhas dos tolos
O texto deixa claro que nossas escolhas determinarão o desfecho da nossa existência, a qual pode se encerrar sob gemidos de aflições. Portanto, que nós aceitemos a Instrução divina, a fim de vivermos uma vida sábia e não insensata (sem juízo ou sem bom senso).
Quem anda [Quem decide andar em aliança para pastorear ou apascentar a sua mente] com os sábios [com os que fazem uso das Escrituras, a fim de ser prudente e obter o entendimento que a sabedoria divina dá para cada situação] será sábio [obterá a capacidade de enxergar a vida ou as circunstâncias pelo ponto de vista divino e agirá com sabedoria e prudência], mas quem anda [Mas quem decide aprender a apascentar a sua mente] com os tolos [com os imprudentes, irresponsáveis, insensatos ou arrogantes, por rejeitarem as Instruções de Deus] acabará mal [no final, seus atos serão julgados pelo Eterno e, inutilmente, gritará por socorro, em desespero e aflição].
2. Não brinque de ser cristão, pois o Diabo não brinca de ser Diabo
O livro de Gênesis narra a história de Adão e Eva, assim como sobre o dia em que eles, infantilmente, deixaram-se influenciar pelos argumentos fraudulentos do “pai de todos os presunçosos (dos vaidosos, arrogantes ou tolos). (vd. Gênesis 3:1-6)
Em vez de permanecerem sob as Instruções divinas, eles decidiram se associar às mentiras do “pai de todas as mentiras” (João 8:44) e, desobedecendo às ordens de Deus, atraíram todos os tipos de dores e males não apenas para si mesmos, mas aos seus descendentes (à raça humana).
16 Para a mulher Deus disse: — Vou aumentar o seu sofrimento na gravidez, e com muita dor você dará à luz filhos. Apesar disso, você terá desejo de estar com o seu marido, e ele a dominará. [você terá atração pelo seu marido e, humildemente, vivendo em unidade com ele, o aceitará como seu provedor e supervisor (espiritual, moral e material), conforme as Minhas Instruções – vd. Provérbios 14:1; 18:22] (Gn.3:16 NTLH)
17 E para Adão Deus disse o seguinte: — Você fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer. Por causa do que você fez, a terra será maldita. Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você. 18 Ela lhe dará mato e espinhos, e você terá de comer ervas do campo. 19 “Terá de trabalhar no pesado e suar para fazer com que a terra produza algum alimento; isso até que você volte para a terra, pois dela você foi formado. Você foi feito de terra e vai virar terra outra vez.” (Gn.3:3-17-19 NTLH)
Jó declarou o seguinte:
E ele [Deus] disse aos seres humanos: “Para ser sábio, é preciso temer o Senhor; para ter compreensão, é necessário afastar-se do mal.” (Jó 28:28 NTLH)
Temer a Deus é ter profunda reverência ao Seu caráter, Seu Nome, à Sua Palavra, às Suas ações, reconhecê-Lo em nossos caminhos e agir de modo respeitos para honrá-Lo por meio de todas as nossas ações. Portanto, nós não devemos brincar de sermos cristãos, pois o Diabo não brinca de ser Diabo e fará de tudo para desrespeitarmos a Deus.
Acredito que você já tenha lido sobre a tentação de Jesus no deserto da Judeia. (vd. Mateus 4:1-11) À semelhança do que fez com Adão e Eva, Satanás se colocou diante de Jesus para tentá-lo. Através do seu argumento presunçoso, ele propôs ao SENHOR que se separasse do que Deus Lhe prescrevera e, assim, Jesus, em vez de enfrentar tantas humilhações e sofrimentos, poderia realizar a Sua missão de modo “honroso e indolor”.
Todavia, conhecendo os ardis de Satanás e a sabedoria de Deus, Jesus agiu conforme as Instruções do Eterno, guardadas no Seu coração e não apenas na mente. (vd. Salmos 119:11) Jesus resistiu ao Diabo, e, após este ter se retirado “por algum tempo”, os anjos vieram para atender às necessidades do SENHOR. (vd. Mateus 4:3,6,9,11)
Houve vários outros momentos em que Ele foi tentado, mas Jesus, sabiamente, resistiu ao “pai dos tolos” e, finalmente, o venceu, quando ressuscitou dentre os mortos. Sendo Ele o Originador de uma nova raça de pessoas sobre a Terra (vd. 2 Coríntios 5:17), deu a ela o poder espiritual e este agregado aos Seus ensinamentos, a capacidade para resistir ao Diabo.
3. Seja sábio e edifique a sua vida sobre a “Rocha Eterna” em vez de edificá-la sobre a areia dos tolos
24 — Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha. 26 — Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída. (Mt.7:24-27 NTLH)
Enquanto sobre a Terra, Deus espera que, por meio da Sua sabedoria, tornemo-nos mais sábios e que ensinemos a Sua sabedoria de vida, a fim de que muitos abandonem seus caminhos tolos e vivam de modo sábio para a Vida Eterna.
Que Deus nos abençoe!
ESTUDE E REFLITA:
O SÁBIO E O TOLO
Provérbios 15:14
Introdução:
- Leia e verbalize o texto base pelo menos três vezes. Qual é a mensagem que ele deseja lhe passar? Portanto, qual é o destino ou a sina dos sábios e a dos tolos? Muitos creem que Deus escolheu alguns seres humanos para serem “sábios” e outros para serem “tolos”. Você acredita nisso como sendo uma verdade?
- Ande sob a Instrução divina e aprenderá a discernir as armadilhas dos tolos
- Leia Provérbios 15:14. O verbo “andar” aparece por duas vezes no texto bíblico e qual é o seu sentido?
- O texto bíblico fala dos “sábios” e dos “tolos”. Qual é o sentido dessas palavras? Portanto, o que você obtêm dos sábios? E dos tolos?
- Qual é o resultado de se andar com os sábios? Qual é o resultado final daqueles que preferem andar com os tolos?
- Quais ações você tomará para se tornar mais sábio e andar sob a sabedoria divina?
- Não brinque de ser cristão, pois o Diabo não brinca de ser Diabo
- Onde está registrada a primeira história da tolice humana sobre a Terra e como ela aconteceu? Leia Gênesis 3:1-6.
- Leia Gênesis 3:16. O que Deus disse a Eva? Leia Gênesis 3:17-19. O que Disse a Adão? Atente ao fato de que Deus não criou os seres humanos para essas consequências, mas eles as receberam por terem escolhido o caminho do pecado. Além dessas coisas, o que mais eles perderam? Leia Gênesis 3:22-24.
- Leia Provérbios 14:1. O que Deus diz sobre a mulher sábia? E sobre a tola? Leia Provérbios 18:22. O que representa uma mulher sábia na vida de um homem? Você poderia falar sobre como ele deve agir para com ela?
- Leia Jó 28:28. O que é necessário para que o homem seja sábio e obtenha a compreensão ou o discernimento que vem do Eterno? O que é temer a Deus? Qual o cuidado que devemos tomar em relação à nossa fé em Cristo? Por quê?
- Leia Mateus 4:1-11. Jesus foi tentado no deserto da Judeia por Satanás. Como e por que Ele o resistiu? É verdade que o Diabo nunca mais procurou tentar Jesus, a fim de que Ele abandonasse a Sua missão? Quando Jesus venceu definitivamente a Satanás? Por meio de Quem e como você pode resistir ao Diabo?
- Seja sábio e edifique a sua vida sobre a “Rocha Eterna” em vez de edificá-la sobre a areia dos tolos
- Leia Mateus 7:24-27. Qual comparação Jesus fez entre o homem sábio e o sem juízo, ou tolo? Quais as duas atitudes que homem sábio deve tomar, a fim de construir a sua vida sobre a “Rocha Eterna”, que é Cristo? Por quê? Jesus garantiu que as calamidades atingirão somente aos tolos? Como você associa o texto base ao ensinamento de Jesus?
- Você tem dado importância ao aprendizado e à prática da Palavra de Deus? Se sim, diga o que tem feito nesse sentido. Se não, o que você pretende fazer?