Skip to content Skip to footer

A vida bem-sucedida de acordo com Deus

 

SE PREFERIR, FAÇA DOWNLOAD:

mp3pdfepubmobi

 

Salmos 90:10-17

A leitura que iremos fazer é um Salmo escrito por Moisés, o grande líder do povo judeu e humilde servo de Deus. Eu não pretendo estudar todo o texto ou entrar em detalhes sobre cada ideia do mesmo, mas poderemos fazer isso noutra oportunidade, se Deus nos permitir. O que eu quero destacar são as suas palavras no verso 17. É sobre essas palavras que procurarei lhes trazer os pensamentos e caminhos de Deus.

&10 Só vivemos uns setenta anos, e os mais fortes chegam aos oitenta, mas esses anos só trazem canseira e aflições. A vida passa logo, e nós desaparecemos. 11 Quem já sentiu o grande poder da tua ira? Quem conhece o medo que o teu furor produz? 12 Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio.13 Olha de novo para nós, ó SENHOR Deus! Até quando vai durar a tua ira? Tem compaixão dos teus servos. 14 Alimenta-nos de manhã com o teu amor, até ficarmos satisfeitos, para que cantemos e nos alegremos a vida inteira. 15 Dá-nos agora muita felicidade assim como nos deste muita tristeza no passado, naqueles anos em que tivemos aflições. 16 Que os teus servos vejam as grandes coisas que fazes! E que os nossos descendentes vejam o teu glorioso poder! 17Derrama sobre nós as tuas bênçãos, ó Senhor, nosso Deus! Dá-nos sucesso em tudo o que fizermos; sim, dá-nos sucesso em tudo.” (Sl.90:10-17 NTLH)

Vivemos em um mundo onde todos parecem estar preocupados com sucesso. Todos nós desejamos ser bem-sucedidos, pois todos os meios de comunicação sempre nos dão uma visão geral dos vencedores e dos perdedores neste mundo.

Eu gostaria de fazer quatro perguntas:

  • O que significa ter sucesso na vida?
  • Como o mundo olha para as pessoas bem-sucedidas?
  • Como muitos se esforçam para alcançar o sucesso pessoal?
  • O desejo pelo sucesso é uma aspiração correta?

Como seguidores de Jesus Cristo, nós não só estamos autorizados a lutar pelo sucesso, mas também somos chamados para fazê-lo acontecer. Deus está imensamente interessado em nossos triunfos, mas como somos pecadores, muitas vezes temos alguma confusão sobre o que é sucesso. Portanto, nós temos de começar a pensar sobre uma clara, boa e verdadeira definição de sucesso.

1. O que é o sucesso?

Na maioria das vezes, o mundo define o sucesso como a capacidade de se atingir os objetivos pessoais. Por exemplo:

  • Um treinador de futebol só é considerado bem-sucedido se consegue vencer a maioria dos jogos.
  • Quando um aluno atinge a maior pontuação em cada disciplina, então, ele é bem-sucedido.

Portanto, muitos terão dificuldades para aceitar essa definição, porque ela depende, muitas vezes, dos nossos objetivos individuais.

O verdadeiro cristão entende o seguinte: é o Senhor Quem define e o capacita a alcançar seus objetivos. Dessa forma, ele não deve se envergonhar de reivindicar as bênçãos que Deus dá, para que os Seus objetivos à sua vida sejam alcançados.

Como Deus vê a pessoa bem-sucedida?

A definição mundana é flutuante, mas a do Senhor é constante, pois para Ele, o sucesso depende do nosso desejo de sermos as pessoas que Ele nos chamou para sermos.

Há dois elementos importantes:

  • O nosso sucesso depende de sermos as pessoas que Deus deseja que sejamos.
  • O nosso sucesso depende de fazermos o que Deus determina sobre o que deve ser feito.

Em ambas as áreas, Deus é o fundamento. O nosso objetivo é entender completamente sobre tudo o que Ele nos tem dado. Portanto, nossas vitórias pertencem a Ele e, em última análise, é Deus Quem merece todo o reconhecimento.

2. Você não pode ter sucesso quando deixa Deus do lado de fora da sua vida.

De acordo com os pensamentos do mundo, nós podemos alcançar tudo o que desejamos, ou seja, fama e fortuna! Porém, qual é o valor eterno dessas coisas?

É verdade que não há nada de errado com essas coisas, mas temos que superar a fórmula mundana de sucesso: “FAMA + FORTUNA = SUCESSO”. Francamente, o dinheiro e a fama não podem trazer paz, alegria, amor e contentamento duradouro, e tampouco a segurança eterna. Essas coisas só vêm a nós através do amor de Deus, em Jesus Cristo.

Jesus nos ensinou que a nossa riqueza na Terra não serve como medida para afirmarmos que somos abençoados por Deus. O nosso verdadeiro valor é medido por nossa recompensa eterna e não por nossa riqueza terrena. O sucesso por si só na Terra, não garante o êxito eterno.

&20 (…), ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. 21 Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês. (Mt.6:20,21 NTLH)

Todo discurso “messiânico ou profético falso” sempre apontará para uma felicidade neste mundo, desde que confiemos inteiramente naquele que profere tal manifestação. Porém, seus planos são mirabolantes ou espalhafatosos e nada concretos. Eles geram ódio de uma classe social contra outra e, portanto, não existe nele amor e nem dá a compreensão dos planos de Deus às pessoas, tanto para este mundo como para a eternidade.

“Será que devemos desprezar as riquezas materiais?” De forma alguma! Porém, nós temos que entender o seguinte: a fama e a fortuna podem ser resultados externos de sucesso, mas elas não são em si mesmas a base do sucesso. Lembre-se de que “a pessoa bem-sucedida não depende do que tem, mas de quem ela é”. Em seu sentido mais puro, o sucesso é simplesmente sermos as pessoas que Deus quer que sejamos.

3. Deus está interessado no nosso sucesso!

Isso é tão verdadeiro, que Ele mesmo nos encoraja a sermos bem-sucedidos. A Bíblia oferece quatro testes:

3.1. O verdadeiro sucesso está sujeito aos planos de Deus.

A história de José em Gênesis (capítulos 37-50). De acordo com o esquema do mundo, José estava condenado desde o início. O jovem hebreu vinha sendo rejeitado, até que foi vendido a uma caravana pelos próprios irmãos, e depois, vendido para os egípcios. Durante anos, ele viveu uma vida de escravo e foi preso injustamente. Porém, José nunca se afastou da sua fé em Deus e Ele o fez prosperar.

Nestes importantes capítulos do Livro de Gênesis, nós vemos José como um jovem pastor, depois como um escravo, mais tarde como um prisioneiro e, no final, como o primeiro-ministro do Egito! Deus certamente tinha planejado o sucesso de seu servo fiel, mesmo naqueles anos, quando tudo parecia perdido.

As Escrituras fornecem histórias semelhantes, como por exemplo, a de Moisés, Josué, Davi, Neemias etc. Depois de muitos sofrimentos, Deus os tornou influentes. E é claro que não devemos nos esquecer dos apóstolos de Jesus, pois eles floresceram no primeiro século e trouxeram o sentido do Evangelho do Senhor a todos. Você, sem dúvida, precisa considerar que a missão de todos eles foi um sucesso, pois de outra sorte não teríamos a solidificação da Igreja e nem as palavras de Jesus, em toda a sua essência.

Em cada um desses exemplos, nós podemos notar que eles conheciam os planos que o Senhor tinha para suas vidas. Eles se dedicaram a Ele, permitiram ser guiados pelos preceitos divinos e atingiram os seus objetivos. Aos olhos de Deus, todos eles foram bem-sucedidos.

3.2. Deus é Quem provê o nosso sucesso.

Eu já li vários livros sobre sucesso e ainda não encontrei um princípio básico que não esteja na Palavra de Deus, pois a Bíblia contém todos os conceitos fundamentais sobre esse assunto.

O que eu percebo nesses livros de autoajuda sobre o sucesso é que é frequentemente mencionada a necessidade de se ter fé. No entanto, alguns autores dizem que o sucesso depende de se ter fé em si mesmo, enquanto outros apontam para se ter uma crença em um “poder superior”.

Entretanto, como seguidores de Jesus Cristo, sabemos como apontar a fonte da nossa força, que é o Deus Todo-Poderoso, que verdadeiramente cuida de nós. Sabemos que Deus é o Autor do verdadeiro sucesso, e que sem Ele, experimentaríamos somente o fracasso, mesmo tendo conseguido tudo o que sempre desejamos neste mundo.

3.3. Deus nos prepara para o sucesso.

Ele nos chamou para que sejamos luzes em um mundo que vive em trevas. Ele já nos deu tudo o que precisamos para sermos bem-sucedidos. Por exemplo, cada cristão tem recebido da parte Dele habilidades naturais e dons espirituais. Portanto, essas coisas são presentes maravilhosos, que nos permitem fazer as coisas que o Senhor nos chamou para fazermos.

O Senhor também dá a cada cristão o Espírito Santo, e isso para que estejamos sempre em contato íntimo com Ele. O Espírito de Deus nos fortalece no cotidiano, nos ensina como devemos aplicar as Suas verdades e nos dá caminhos.

No poder do Espírito Santo podemos tomar decisões surpreendentes inspiradas por Deus. O Criador não criou as pessoas par
a falharem, pois isso não Lhe traria nenhuma glória!

3.4. Deus nos promete o sucesso.

Você pode dizer: “Então, Deus me prometeu sucesso? Mas tudo dá errado!” Quando nós temos dificuldades para sermos bem-sucedidos, segundo Deus, em algumas áreas de nossas vidas, a probabilidade de termos perdido a Sua direção e termos rejeitado os Seus conselhos é muito grande!

O que o Senhor disse a Josué? Deus lhe pediu que fosse forte e corajoso, que obedecesse a Sua Palavra e os Seus mandamentos. Qual seria o resultado? A fórmula para o sucesso está escrito na Bíblia. Vejamos:

&  7 Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. 8 Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. (Js.1:7,8 NTLH)

Concluindo: Condições para o sucesso

O nosso sucesso pessoal tem algumas condições e Deus não nos poderá nos ajudar a sermos pessoas bem-sucedidas sem que façamos a nossa parte.

Portanto, para sermos pessoas bem-sucedidas, nós devemos prestar atenção a três condições específicas:

Busquemos as metas dadas por Deus.

Buscar a vontade do Senhor e termos como objetivos concretos o que Ele quer realizar. A vida bem-sucedida de um cristão não deve ser considerada como um acidente. Tomemos a decisão de buscarmos a Deus, conhecermos Suas metas e nos estabelecermos firmemente dentro delas.

Andemos em obediência diante do Pai, para a obtenção dessas metas.

Como esperar que Deus nos ajude a termos sucesso na vida, se nós preferimos desobedecer aos princípios da Sua Palavra? A Bíblia nos diz sobre como viver e, portanto, nós devemos nos submeter à Sua liderança (direção e orientações) para alcançarmos as metas estabelecidas.

Confiemos plenamente no Espírito Santo, colocando em prática os princípios de uma vida bem-sucedida dados por Deus.

Não podemos passar a vida batendo aqui e ali, pois o tempo vai passando e não realizaremos nada. Não podemos viver a vida confiando em nossas próprias forças, achando que em algum momento de sorte conseguiremos tudo o que sempre desejamos. Podemos ter sucesso em Cristo somente quando nos entregamos completamente à direção do Espírito de Deus, que sempre nos conduzirá a observarmos os Seus princípios bíblicos.

Saibamos que é o Senhor Quem define os nossos objetivos e nos equipa para alcançá-los. Que nós nunca nos envergonhemos de reivindicar as bênçãos que Ele pode nos dar, a fim de que alcancemos o êxito, tanto nesta vida como para a eternidade.

Portanto, devemos fazer uma pausa e analisar a nossa definição de sucesso, à luz da Palavra de Deus. Na verdade, só há uma maneira de alcançarmos uma vida bem-sucedida: vivendo e praticando “o Caminho de Deus” com a força e a verdade que Cristo nos dá!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação