Texto base:
Hebreus 4:12
Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. (Hb.4:12 NTLH)
Para o cristão sincero, a Palavra de Deus é a sua única esperança sobre tudo o que é digno e verdadeiro. Nela, ele encontra as promessas de Deus e Suas advertências acerca do seu julgamento de modo bem nítido. A Palavra de Deus, de maneira viva e ativa, penetra até o mais profundo do ser, a fim de mostrar ao seguidor de Cristo que ele não deve se apoiar em seus sentimentos nem nas mentiras de seus pecados. Os que assim vivem nunca encontrarão o descanso e a felicidade no Eterno.
1. Pecados causam destruições, a vergonha, e jamais a felicidade
Por exemplo: o aborto, traição, adultério, fornicação, masturbação, pornografia, desonestidade, vingança, farras, bebedeiras, drogas, indiferença e tantas outras coisas semelhantes a estas podem criar um futuro ou um mundo melhor? Eu creio que não!
A Palavra de Deus existe para nós, a fim de nos mostrar que as mentiras provenientes do pecado e dos nossos sentimentos são realmente mentiras destruidoras, pois conduzem indivíduos, famílias, povos e nações ao desânimo e à destruição.
A justiça [andar corretamente, segundo os atributos e preceitos de Deus] engrandece um povo, mas o pecado é uma desgraça [o pecado traz o divino julgamento de reprovação, rejeição e vergonha] para qualquer nação. (Pv.14:34 NTLH – compare: Oséias 4)
A Sabedoria divina nos ensina o seguinte:
As suas instruções são uma luz brilhante, e a sua correção ensina a viver. (Pv.6:23 NTLH)
2. A Palavra de Deus é o que nos resgata do espírito do engano e do desânimo
Pois a palavra de Deus é viva [é o sopro de Deus que nutre, preserva, restaura, devolve a vida ao que estava morto] e poderosa [eficaz ou perfeita no seu trabalho] e corta [dilacera, retalha, divide ou rasga muito rápido] mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas [ela atinge os nossos pensamentos e desejos mais profundos e íntimos, para que em todos os seus detalhes, sejam julgados por Deus, a fim de mostrar quem nós somos na realidade].
Na Bíblia, há muitos exemplos que nos mostram a eficácia da Palavra de Deus na vida de Seus servos. Em algumas situações, após reconhecerem a realidade de suas vidas em Deus, a resposta foi positiva, e em outras, não. A seguir, vejamos dois exemplos: o profeta Jeremias e Paulo, o apóstolo, os quais responderam positivamente:
Certa vez, Jeremias reclamou a Deus por estar sendo odiado e amaldiçoado pelo seu próprio povo devido à sua mensagem. Sentindo-se deprimido, ele preferiu se isolar e se calar, para que, sozinho, curtisse a sua depressão. Em oração, Jeremias se queixou ao SENHOR por não fortalecê-lo e livrá-lo dos seus inimigos. Então, Deus lhe falou o seguinte:
19 O SENHOR respondeu: — Se você voltar [se você parar de se lamentar e se arrepender], eu o receberei de volta, e você será meu servo de novo. Se você disser coisas que se aproveitem e não palavras inúteis, você será de novo meu profeta. O povo voltará para você, mas você não deve voltar para eles. 20 Farei com que você seja para este povo como um forte muro de bronze. Eles lutarão contra você, mas não conseguirão derrotá-lo, pois eu estarei com você para protegê-lo e salvá-lo. 21 Eu o livrarei das mãos dos perversos e o libertarei do poder dos violentos. Eu, o SENHOR, falei. (Jr.15:19-21 NTLH)
Quando Paulo pedia para o SENHOR retirar o “espinho em sua carne”, Jesus lhe falou:
9 Mas ele me respondeu: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas [diminuição da minha força física], para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. 10 Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força [sem energia física, doente ou debilitado], então tenho a força [toda a capacidade] de Cristo em mim. (2 Co.12:9,10 NTLH)
A palavra de Deus é como uma grande janela que traz a luz divina sobre os momentos sombrios que afetam o nosso coração. A luz da Palavra de Deus tem poder para nos proteger de pecados e dos sentimentos enganosos que podem nos levar ao desânimo, à dureza de coração, afastar-nos dos objetivos de Deus e nos levar à destruição.
Davi, o rei de Israel, deixou-nos o seguinte desafio:
Procure descobrir, por você mesmo, como o SENHOR Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele! (Sl.34:8 NTLH)
Tenha bom ânimo! Acredite na Palavra de Deus e receberá força e o caminho para a felicidade!
Que Deus nos abençoe!