FAÇA DOWNLOAD:
Apocalipse 22:6-9
Texto Bíblico:
& 6 Então o anjo me disse: – Essas palavras são verdadeiras e merecem confiança. O Senhor Deus, que dá o seu Espírito aos profetas, enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que precisam acontecer logo. 7 – Escutem! – diz Jesus. – Eu venho logo! Felizes os que obedecem às palavras proféticas deste livro! 8 Eu, João, ouvi e vi todas essas coisas. E, quando acabei de ouvir e ver, caí de joelhos aos pés do anjo que me mostrou essas coisas e ia adorá-lo. 9 Mas ele me disse: – Não faça isso! Pois eu sou servo de Deus, assim como são você e os seus irmãos, os profetas, e todas as pessoas que obedecem às palavras deste livro. Adore a Deus! (Ap. 22:6-9 NTLH)
1. Que nós não duvidemos da Palavra que vem de Deus, pois ela é verdadeira e merece confiança. (v.6)
& 6 Então o anjo me disse: – Essas palavras são verdadeiras e merecem confiança. O Senhor Deus, que dá o seu Espírito aos profetas, enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que precisam acontecer logo. (NTLH)
A partir deste versículo e até ao fim do capítulo, nós temos a conclusão do livro. João recebeu a mensagem, a Revelação está completa, Deus enviou Seus anjos para mostrar aos seus servos as coisas que, brevemente, devem acontecer. O mesmo Deus que falou pelos profetas deu esta profecia e, portanto, não duvidemos da veracidade desta profecia.
Muito dele está além da imaginação do homem e há coisas das quais a ciência humana zomba, pois elas desafiam a explicação lógica, mas ainda assim, elas são verdadeiras. O livro do Apocalipse é a infalível Palavra de Deus e não uma lenda, ou um livro de ficção. Ele é a Palavra de Deus! Tudo o que escrito nele irá, certamente, acontecer.
O livro inteiro adverte ao homem que “se apronte”, que “esteja pronto”, que “não desperdice os seus dias”, pois Jesus é o único caminho para escapar das tristezas futuras.
Em Sua oração em favor dos Seus discípulos, Jesus disse:
& “Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade.” (Jo.17:17 NTLH)
Ninguém pode pertencer a Deus por meio da mentira ou meias verdades, pois a Verdade é um atributo do Seu Ser. Deus é a Verdade, Jesus é a Verdade e o Espírito Santo é o Espírito da Verdade. O Deus Triúno é a Verdade! Que nós aceitemos o trabalho da Palavra de Deus em nossas vidas, a fim de nos comprometermos a cada dia com o nosso Senhor, tanto em pensamentos como na missão que Ele nos deu.
2. Que nós sejamos obedientes à Palavra de Deus, a fim de participarmos das Suas promessas. (v.7)
& 7 – Escutem! – diz Jesus. – Eu venho logo! Felizes os que obedecem às palavras proféticas deste livro! (NTLH)
A expressão “Eu venho logo!” não significa que Jesus virá imediatamente em relação ao tempo humano, mas virá no período determinado por Deus. A expressão “Eu venho logo” significa que Jesus virá “subitamente”. O sentido é que não haverá nenhuma advertência ou preparação de nenhum tipo para anunciar antecipadamente a Sua vinda.
A vinda de Jesus será tão repentina como o relâmpago. Toda a Palavra de Deus é proveitosa e deixemos que ela tenha o lugar mais apropriado em nossas vidas. Deus promete a “felicidade” àqueles que não distorcem a Sua Palavra, mas que aprendem, creem e obedecem a tudo ao que Ele diz.
Deus nos deu do Seu Espírito, a fim de que sejamos capacitados a crermos Nele. Mesmo que não entendamos tudo com a nossa mente, o Senhor pode nos ajudar a crermos de todo o coração de que Ele falou a verdade.
Certa vez, Jesus disse aos Seus discípulos sobre a relação que existe entre o amor e a obediência:
& 15 Jesus continuou: – Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. 16 Eu pedirei ao
Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. 17 O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês. 18 – Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. 19 Daqui a pouco o mundo não me verá mais, mas vocês me verão. E, porque eu vivo, vocês também viverão. 20 Quando chegar aquele dia, vocês ficarão sabendo que eu estou no meu Pai e que vocês estão em mim, assim como eu estou em vocês. 21 – A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou. (Jo.14:15-21 NTLH)
3. Que nós tomemos cuidado para nunca adorarmos a criatura, em vez do Criador. (v.8)
& 8 Eu, João, ouvi e vi todas essas coisas. E, quando acabei de ouvir e ver, caí de joelhos aos pés do anjo que me mostrou essas coisas e ia adorá-lo. 9 Mas ele me disse: – Não faça isso! Pois eu sou servo de Deus, assim como são você e os seus irmãos, os profetas, e todas as pessoas que obedecem às palavras deste livro. Adore a Deus! (NTLH)
Após João ter ouvido e visto sobre coisas tão grandes, ele fica admirado ou atônito com aquele que mostrou as coisas a ele, e então se ajoelha para adorá-lo. Porém, aqui há algo que nós precisamos refletir:
- É fácil adorar ao mensageiro, em vez de adorarmos o Autor da mensagem. Por que isso acontece? O ser humano tem a inclinação para adorar aquilo que ele pode ver.
- Repare como muitos pregadores famosos são adorados por causa da sua eloquência, a qual visa manipular a mente de seus ouvintes com ideias fantasiosas. Muitos deles e, falsamente, à frente de todos, dão glória a Deus, mas absorvem no íntimo a honra que deveria ser dada ao Senhor.
- Nada nesta vida pode ou deve ser colocado no lugar de Deus. Nós devemos respeitar e honrar aqueles que nos ajudam na caminhada com o Senhor, mas nunca submetermos a eles com se fossem “seres divinos”, pois são apenas instrumentos nas mãos do Eterno.
João ficou tão pasmo com tudo o que ouviu e viu que chegou a confundir o mensageiro com o seu Senhor. O anjo imediatamente o repreendeu por se curvar diante dele e anuncia que ele é um servo (escravo) como qualquer profeta ou cristão que guarda e transmite a Palavra de Deus.
Isto certamente deve nos ensinar que adoração a qualquer ser, tanto do passado como do presente é errado, segundo a Palavra de Deus. Devemos entender que toda adoração verdadeira deve ser dirigida a Deus, pois Ele é o Único que é digno de ser adorado.
Assim como Jesus agiu contra Satanás, nós devemos agir também para com aqueles que nos mostram um caminho fácil, a fim de alcançarmos nossos objetivos pessoais.
& 8 Depois o Diabo levou Jesus para um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e as suas grandezas 9 e disse: – Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar. 10 Jesus respondeu: – Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam: “Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele.” (Mt.4:8,9 NTLH)
Lembremos sempre que adorar é mais do que simplesmente prestar homenagem, mas é render-se a Deus e servi-Lo, por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.