2 Coríntios 1:8
Texto Bíblico Base:
& Irmãos, queremos que saibam das aflições pelas quais passamos na província da Ásia. Os sofrimentos que suportamos foram tão grandes e tão duros, que já não tínhamos mais esperança de escapar de lá com vida. (2 Co.1:8 NTLH)
Infelizmente, tem sido pregado que um cristão sempre estará livre de problemas emocionais, pois Deus o livrará de qualquer situação de pressão, seja ela interna ou externa. No entanto, isso não é totalmente verdade, pois todos os homens e mulheres de Deus, tanto no passado como no presente, tiveram que enfrentar pressões (externas) e ficaram emocionalmente abalados (pelas pressões internas).
Na Palavra de Deus, há princípios que nos ajudam a pensar e a agir de modo correto nessas situações de pressões. Esses princípios, quando observados, nos garantem vida e as bênçãos Divinas.
- Aceite as pressões como parte da vida.
Eu ouvi um pregador dizendo pelo programa de rádio, que “Deus não está” com alguém que se demonstra emocionalmente abalado! No entanto, a Bíblia ensina outra coisa, e uso dois exemplos:
- “Elias” estava desapontado com a situação do momento e, abalado emocionalmente, pensou em desistir de tudo. Elias permitiu que Deus o convencesse de que estava errado e voltou a cumprir sua missão. (cf. 1 Re.19:1-18)
- “Jeremias” estava desapontado com tudo o que lhe aconteceu (com Deus e com o Seu povo), devido à sua pregação contra os pecados do povo e de seus líderes. (cf. Je.20)
Nós devemos saber que as pressões fazem parte da vida, e que sem elas, nós estaríamos mortos, pois necessitamos sempre de alguma pressão para realizarmos qualquer coisa.
Pegue por exemplo, um violão: se não esticarmos as cordas com firmeza, não obteremos nenhum som, e assim é com qualquer instrumento de cordas. Quando vamos estudar, nós precisamos de alguma pressão para que nós não desanimemos nos estudos. Portanto, tudo na vida exige alguma força ou pressão.
- Saiba que quando a pressão é exagerada, ela gera dor e frustração.
Nós sabemos que a pressão é necessária, mas quando ela é exagerada, nos sentimos muito mal. Muitos, e talvez, vários aqui, se encontrem sob tamanha pressão e pensem estar chegando a um ponto de ruptura, de estourar, explodir ou desmoronar.
A pressão exagerada pode criar muitas emoções negativas, como: ansiedade, preocupação, medo, culpa, vergonha, desânimo e depressão. Isso tudo revela o sentimento interior de desapontamento ou frustração que muitos têm com Deus, com as circunstâncias, terceiros ou com eles próprios.
Usemos o violão como exemplo: para afiná-lo, é necessário esticar cada a corda até o ponto de se conseguir a sua afinação ou tonalidade. Caso as estiquemos demais, elas vão se partir por não suportarem a pressão, a qual foi além do ponto suportável.
Nós temos aprendido com o apóstolo Paulo o seguinte:
& 12 Portanto, aquele que pensa (que considera por autojulgamento) que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. 13 As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela. (1 Co.10:12,13 NTLH)
Como eu já expliquei em reuniões anteriores, as tentações não vêm do Diabo, mas do interior do nosso ser, dos nossos próprios desejos. (cf. Tg.1:13-15)
& 13 Quando alguém for tentado, não diga: “Esta tentação vem de Deus.” Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. 14 Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. 15 Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte. (Tg.1:13-15 NTLH)
Portanto, o desapontamento, a frustração e o desânimo são sentimentos que surgem do nosso interior e o Diabo os usará para tentar nos enfraquecer.
Todos nós temos este grande desafio:
- Entender que não estaremos livres das pressões nesta vida.
- Que nesses momentos, precisamos confiar em Deus, pensar nas atitudes corretas que deveremos tomar e colocá-las em prática.
Continuaremos na próxima semana, se Deus permitir!
Que Deus nos abençoe!