Texto base:
Colossenses 2:6-7
Após ser alertado por Epafras de que o povo de Colossos estava praticando falsas doutrinas, distorcendo os ensinamentos e a visão que tinham de Cristo, o apóstolo Paulo exorta os cristãos de lá para que pratiquem corretamente a vida cristã, lembrando-os da supremacia do Senhor, de que Ele é o nosso salvador e que somente através da fé Nele haverá salvação.
Paulo também alerta sobre a necessidade dos cristãos manterem suas vidas voltadas para o Senhor, fugindo de falsos ensinamentos e filosofias.
“6Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele.7Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E deem sempre graças a Deus.” (Colossenses 2:6-7 NTLH)
A partir do momento que escolhemos crer no Senhor, nossas vidas são transformadas e essa transformação também se reflete no modo como agimos com outras pessoas.
1. Andar com Cristo, o primeiro passo
“Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele.” (Colossenses 2:6 NTLH)
Andar com Cristo é um modo de vida, é uma expressão de comportamento e caráter. Quem anda com Deus manifesta a vida do Senhor em sua própria vida. Quando uma pessoa escolhe andar com Deus, os valores mudam. Você olha para ela e percebe algo diferente.
Caminhar com Deus é um chamado e uma escolha. Diversos textos bíblicos demonstram esse chamado e mostram como é andar com o Senhor ao longo da vida. Certamente há dificuldades em andar com Deus, mas o cristão precisa superá-las e finalizar sua jornada, pois o importante é como ela termina.
A Palavra não diz que Enoque vivia com Deus, mas que ele andava com Deus. Andar com Deus é tê-Lo diante de nós e à nossa frente; é conhecer Seus desejos e não andar na frente Dele. Andar junto requer afeição e amor.
Nesse sentido, caminhar com Cristo é andar após Ele, tender para a direção em que Ele está, copiando seus passos, ensinamentos e exemplos. Vale aqui a célebre pergunta: “Em meu lugar, o que faria Jesus?”
Praticar a justiça e andar humildemente com Cristo significa, de modo intencional, desviar nossa mão da injustiça, andar em Seus estatutos e permanecer verdadeiramente fiel. Uma pessoa justa se afasta do pecado, aproxima-se de Cristo, faz acordos com Ele e guarda esses acordos. Ex: Zaqueu (Lc. 19:8).
2. Fujamos do que não agrada a Deus
Existem sete coisas que o Senhor Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos. (Provérbios 6:16-19 NTLH)
- Olhar orgulhoso
É uma expressão que significa altivez, sendo a particularidade de uma pessoa arrogante, aquela que parece ter um rei na barriga, ou como falam a “última bolacha do pacote”.
- Língua mentirosa
Um dos grandes problemas da mentira não é só o enganar o próximo, mas também fazer com que o mentiroso seja alguém que ele não é. A mentira faz o mentiroso ter uma aparência que não é dele, vender atitudes que ele não pratica e algumas vezes dá a oportunidade de ele fugir de responsabilidades que precisa assumir, fazendo com que a sua existência seja falsa e sem vida. No fim, o maior prejudicado é o próprio mentiroso e não quem ele engana, pois é ele que vai viver uma vida que não existe. É o mentiroso que vai construir um caminho que nunca trilhou, perdendo a oportunidade de ter suas próprias experiências e aprendizados.
- Mãos que matam gente inocente
Realmente estão relacionadas com a violência, mas não podemos olhar apenas no sentido literal da palavra; devemos ir mais fundo. Olhando com profundidade, podemos ver que essas mãos estão, sobretudo, ligadas às injustiças. Note que as mãos simbolizam as nossas atitudes. Então, quando é que uma pessoa pode matar gente inocente?
- Quando não tem prazer em ver pessoas bem-sucedidas e as caluniam;
- Quando sempre procura um erro ou defeito em alguém;
- Quando vê alguém correr perigo e não o alerta, mas se omite.
- Quando usa de sarcasmo para humilhar ou inferiorizar outra pessoa.
- Mente que faz planos perversos
É quando se tem a intenção de prejudicar os outros e vê-los mal. São pessoas que, no fim, não amam ninguém e agem sempre em interesse próprio, nunca com os interesses corretos.
- Pés que se apressam para fazer o mal
Tinha um desenho chamado “Corrida Maluca” com o conhecido Dick Vigarista.
Muitos são qual ao personagem, não hesitam em correr para o mal e cultivam em suas vidas apenas maldades. São estes impiedosos que passam por cima de todos e propagam a injustiça a qualquer custo. São os atletas da impiedade, que não demoram a correr para o mal, vivendo apenas no egoísmo, destilando injustiça e impiedade por onde passam.
15Deus cuida das pessoas honestas e ouve os seus pedidos.16Mas ele é contra os que fazem o mal; e assim, quando morrem, eles são logo esquecidos. (Salmos 34:15-16 NTLH)
Mostra que Deus é contra eles. Deus protege os Seus; Ele cuida e atende seus gritos de socorro, e os injustos e impiedosos, lamento informar-lhes, um dia terão que prestar contas ao Grande Senhor. Aí, diante Dele, nenhuma desculpa funcionará muito menos justificativas. Quem planta o mal, colhe o mal e o pior, prestará contas um dia ao Deus da glória. Por isso, preste bem atenção em suas prioridades e em qual direção você tem buscado correr, pois o mal é uma das coisas que Deus abomina.
- A testemunha falsa que fala mentiras
Definição jurídica: “O falso testemunho acontece quando a pessoa intimada como testemunha mente em juízo, em processos administrativos, inquéritos policiais ou no curso de um processo arbitral. Seja fazendo uma afirmação falsa ou negando a verdade”.
Como tem sido a sua vida? Sim, sim, não, não? Lembre-se que Jesus disse que o que passar disso é de procedência maligna.
- Pessoa que provoca brigas entre amigos
Essa pessoa é a famosa fofoqueira, que vive de “tititi”. Ela se apressa em levar para os outros tudo o que ouve, sem discernir se o que ouviu tinha ou não malícia. Pessoas assim são idênticas às que matam gente inocente, pois muitas vezes elas destroem amizades e afastam outras pessoas de Deus.
Vejam que tudo o que foi dito acima se relaciona a olhos, língua, mãos, pés e coração, que fazem planos perversos. Existiriam muitos outros comportamentos erráticos, mas acredito que se olharmos a fonte destes, conseguiremos nos livrar de muitos outros.
Com certeza, essas atitudes trazem muitos aborrecimentos ao nosso Deus, por isso, se for necessário, conserte-se imediatamente e não deixe para depois. Faça uma revisão da sua vida e elimine, se existir, esses comportamentos do seu caráter; ore por isso e vigie. Se cair, peça perdão e continue lutando. O Senhor se agrada dos que lutam para agradá-lo e andar em Seus caminhos.
3. Busquemos a comunhão
Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele… (Colossenses 2:7a NTLH)
“Comunhão significa harmonia no modo de sentir, pensar, agir; identificação”, menciona o dicionário.
Sabendo disso, é possível entender que comunhão com Cristo diz respeito a levar em consideração o que Ele pensa como Ele quer que você aja e sinta e assim ter harmonia com Ele. Quando você ora, você está falando com Deus. Quando lê a Bíblia e procura entender o que leu para colocar em prática, você está permitindo que o Espírito Santo possa te instruir, diretamente ou através de irmãos mais experientes. Este convívio fará com que você adquira fé, se mostre confiável, estável e merecedor da confiança de Deus; assim, os dons do Espírito começarão a fluir de sua vida e as pessoas verão o Seu fruto em você.
- Quais os sinais que mostram a presença de Deus em uma vida?
Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, estes são os sinais de que a energia divina já está trabalhando em nossas vidas.
4. Em comunhão, vivamos na vontade do Pai
“e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E deem sempre graças a Deus.” (Colossenses 2:7b NTLH)
Portanto, viver de acordo com a vontade de Deus envolve confiar na soberania divina, seguir o exemplo de Jesus e fazer escolhas alinhadas com a vontade Dele em todas as circunstâncias. Esse compromisso diário nos aproxima do Criador, garantindo que nunca estejamos sozinhos, mas sempre em Sua presença, desfrutando da paz e segurança que Ele proporciona. Essa jornada nos ajuda a encontrar significado e direção a nossas vidas, à medida que buscamos alinhar nossos desejos com os propósitos de Deus.
Viver em sintonia com a vontade de Deus é um caminho que nos recorda que nossas escolhas e ações têm um propósito maior, fornecendo significado e paz à nossa existência. É um caminho que nos aproxima do Pai, com a confiança de que a Sua vontade é sempre o melhor para nós.
“Então, de agora em diante, vivam o resto da sua vida aqui na terra de acordo com a vontade de Deus e não se deixem dominar pelas paixões humanas.” (I Pedro 4:2 NTLH).
Antes agíamos segundo conceitos egoístas e procurávamos preservar a nós mesmos, escondendo, omitindo ou nos adequando a cada ambiente que nos encontrávamos, mas agora não precisamos disto. Somos e temos os mesmos valores para cada situação da nossa vida, que é dirigida pelos valores do Reino de Deus.
Viver na vontade de Deus é andar em nosso dia a dia segundo as Suas virtudes, praticando boas obras, demonstrando misericórdia, graça, bondade, fazendo o bem para as pessoas, ajudando, repartindo o que o Senhor coloca em nossas vidas, nos afastando da aparência do mal, preparados para a volta de Cristo.
Nossa vida, para que estejamos vivendo segundo a vontade de Deus, deve ser norteada pelos valores do Seu Reino, isto significa buscar o Reino em primeiro lugar. Não andaremos na vaidade de nosso pensamento, não seremos egoístas, não pensaremos somente em nós e nas nossas necessidades, mas nos voltaremos para os outros e revelaremos em nossas atitudes as virtudes de Deus.
E como revelamos? Servindo as pessoas, pois aí, na realidade, estamos fazendo a obra de Deus. Quando praticamos o amor, quando usamos os dons que recebemos para ajudar as pessoas no seu crescimento e amadurecimento, quando demonstramos através de nossas ações como as pessoas devem agir no Reino de Deus, aí estamos revelando o Reino de Deus a elas.
Que Deus nos abençoe!