FAÇA DOWNLOAD:
Os capítulos 10 ao 14 do livro do Apocalipse descrevem os acontecimentos que ocorrerão na metade dos sete anos e meio da Grande Tribulação. O apóstolo João enfatiza esse período, mencionando-o repetidamente nestes capítulos. (cf. Ap.11:2,3; 12:6; 13:5;14)
No começo desse período de três anos e meio, o anticristo prometeu ajudar e proteger os judeus, como também e, além do mais, também prometeu reconstruir o Templo em Jerusalém. Porém, depois de três anos e meio, ele quebrará esse acordo, invadirá o templo e passará a perseguir o povo judeu.
Em Apocalipse 10 e 11, podemos ver 3 testemunhos importantes:
- A mensagem do anjo forte. (10:1-11)
- O ministério das duas testemunhas especiais. (11:1-14)
- O testemunho dos anciãos no Céu. (11:15-19)
No livro do Apocalipse, há mais de 60 referências acerca de anjos. Eles são o exército de Deus para realizar Seus propósitos sobre a Terra. Nós temos muitas dificuldades para entender o trabalho dos anjos, todavia, na eternidade, será revelado tudo o que eles fizeram por nós. (cf. Hb.1:14)
& Então, o que são os anjos? Todos eles são espíritos que servem a Deus, os quais ele envia para ajudar os que vão receber a salvação. (Hb.1:14 NTLH)
O aspecto do anjo forte.
& 1 Então vi outro anjo forte, que estava descendo do céu. A sua roupa era uma nuvem, e ele tinha um arco-íris na cabeça. O seu rosto era como o sol, e as pernas eram como colunas de fogo. 2 O anjo tinha um livrinho aberto na mão. Ele pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo, sobre a terra 3 e gritou com voz muito forte, que parecia o rugido de leões. Depois que gritou, os sete trovões responderam com um estrondo. 4 No momento em que eles falaram, eu ia escrever, mas ouvi uma voz do céu que dizia: – Guarde em segredo o que os sete trovões disseram. Não escreva nada. (Ap.10:1-4 NTLH)
“Então vi outro anjo forte, que estava descendo do céu.”
João vê um anjo forte descendo do céu. A palavra “forte” significa uma força física e mental, de alguém que tem um espírito poderoso para resistir aos ataques de Satanás, e dessa fortaleza procedem muitas excelências, como primazia, superioridade e perfeição.
Os anjos do Senhor são fortes (cf. Sl.103:20), mas, ao que parece, alguns têm mais poder e autoridade do que outros. Porém, todos estão a serviço do Senhor.
& Louvem o SENHOR, fortes e poderosos anjos, que ouvem o que ele diz, que obedecem aos seus mandamentos! (Sl.103:20 NTLH)
O louvor não leva os servos de Deus a serem mais fortes ou poderosos, mas a ouvirem com dedicação a Palavra de Deus e a obedecerem ao Senhor. O que nos torna fortes em Deus é a nossa atitude de obediência como resultado de termos ouvido com atenção e guardado a Sua mensagem em nosso coração. Então, o verdadeiro louvor surge com espontaneidade e prazer.
“A sua roupa era uma nuvem.”
Em várias ocasiões na Bíblia, Deus é reconhecido por estar entre as nuvens.
- Ele conduziu Israel pelo deserto usando uma nuvem de glória. (cf. Êx.16:10)
- O Monte Sinai foi coberto por nuvens, quando Deus entregou a Lei. (cf. Êx.19:9)
- Quando Deus se revelava Moisés, Ele aparecia numa nuvem de glória. (cf. Êx.25:15 ss; 34:5)
- Na Sua ascensão, Jesus foi recebido no céu com uma nuvem. (cf. At.1:9)
- Jesus voltará “com as nuvens”. (cf. Ap.1:7)
“Ele tinha um arco-íris na sua cabeça.”
O arco-íris aparece pela primeira vez no livro do
Apocalipse, ao redor do trono de Deus, (cf. Ap.4:3) e agora, ele aparece como uma coroa sobre a cabeça desse mensageiro. O arco-íris foi o sinal que Deus deu à humanidade como garantia de que jamais destruiria o mundo novamente, por meio de um dilúvio. Então, seja qual for a identidade desse anjo, percebemos que ele está investido da autoridade do trono de Deus.
“O seu rosto era como o sol, e as pernas eram como colunas de fogo.”
O fato de o rosto do anjo ser como o Sol, corresponde à descrição de Jesus Cristo em Apocalipse 1:16.
& Na mão direita ele segurava sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada dos dois lados. O seu rosto brilhava como o sol do meio-dia. (Ap.1:16 NTLH)
A descrição de seus pés corresponde à imagem em Apocalipse 1:15.
& Os seus pés brilhavam como o bronze refinado na fornalha e depois polido e a sua voz parecia o barulho de uma grande cachoeira.. (Ap.1:15 NTLH)
A descrição da sua voz lembra o final do verso 15, no capítulo 1, e Apocalipse 5:5.
& Então um dos líderes me disse: – Não chore. Olhe! O Leão da tribo de Judá, o famoso descendente do rei Davi, conseguiu a vitória e pode quebrar os sete selos e abrir o livro. (Ap.5:5 NTLH)
É possível que esse “anjo majestoso” que João descreve, seja o Senhor Jesus Cristo, pois no Velho Testamento, Jesus apareceu em várias ocasiões como o “Anjo do Senhor”. (Êx.3:2; Jz.2:4; 6:11,12,21,22; 2 Sm24:16)
“O anjo tinha um livrinho aberto na mão.
Uma característica que identifica esse anjo como Jesus Cristo é que ele tem na sua mão um livrinho aberto. Nesse livro está o restante da mensagem profética que João transmitirá. Como nós vimos em Apocalipse 5:5, Jesus é o único digno de abrir o livro e os selos; então, Ele é o único digno de entregar ao Seu servo o restante da mensagem.
A postura impressionante desse anjo é a de um conquistador, que toma posse de um território. Apesar de Satanás estar agindo sobre a Terra, João aprende e entende que tudo está sob o controle Divino, ou seja, sob Seus pés.
“Depois que gritou, os sete trovões responderam com um estrondo.”
A voz de Deus é comparada várias vezes como um trovão. Jó disse certa vez:
& “Deus troveja com a sua voz maravilhosa; ele faz grandes coisas que não podemos compreender.” (Jó 37:5 NTLH)
Entretanto, quando Deus decide guardar para Si a Sua mensagem, não adianta especular ou tentar adivinhar, pois está escrito o seguinte:
& “- Há coisas que não sabemos, e elas pertencem ao SENHOR, nosso Deus; mas o que ele revelou, isto é, a sua Lei, é para nós e para os nossos descendentes, para sempre. Ele fez isso a fim de que obedecêssemos a todas as suas leis.” (Dt.29:29 NTLH)