FAÇA DOWNLOAD:
Apocalipse 10:5-11
Os capítulos 10 ao 14 do livro do Apocalipse descrevem os acontecimentos que ocorrerão na metade dos sete anos e meio da Grande Tribulação. O apóstolo João enfatiza esse período mencionando-o repetidamente nestes capítulos. (cf. Ap.11:2,3; 12:6; 13:5;14)
O juramento do Anjo Forte. (vs.1-5)
& 5 Depois o anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu 6 e fez um juramento em nome de Deus, que vive para todo o sempre, que criou o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles. O juramento foi este: – Não vai demorar mais. 7 Quando o sétimo anjo tocar a trombeta, Deus cumprirá o seu plano secreto, como anunciou aos seus servos, os profetas. (Ap.10:1-5 NTLH)
Nós já sabemos que esse “Anjo” é o Senhor Jesus e Ele faz um juramento em nome de Deus, no qual ele declara algumas verdades sobre o Todo-Poderoso:
- Deus é eterno, pois vive para todo o sempre.
- Deus é o Criador do céu, da terra, o mar e de tudo o que existe neles.
Por que essa declaração é tão importante? Por ser o Criador de tudo o que vemos, Ele tem o poder para estabelecer os Seus decretos que abrangem o Céu, a Terra, o mar e tudo que nele existe. Portanto, Deus estabeleceu as eras e o tempo exato para executar a Sua justiça. Ainda que pareça demorado, Ele está exercendo o controle sobre todas as coisas.
É por essa razão que Jesus declara no Seu juramento a frase: “Não vai demorar mais.” Ele fala sobre a sétima trombeta, a qual revelará “o plano secreto” de Deus.
Quando a Bíblia fala sobre um “plano secreto”, ela se refere a “um mistério santo”, uma verdade que está oculta aos que são de fora, mas que é revelada ao povo de Deus por meio da sua Palavra.
Vamos ler Mateus 13:10-12:
& 10 Então os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram: – Por que é que o senhor usa parábolas para falar com essas pessoas? 11 Jesus respondeu: – A vocês Deus mostra os segredos do Reino do Céu, mas, a elas, não. 12 Pois quem tem receberá mais, para que tenha mais ainda. Mas quem não tem, até o pouco que tem lhe será tirado. (Mt.13:10-12 NTLH)
Jesus havia ensinado uma lição sobre como se deve ouvir a Palavra de Deus, na parábola do semeador. Nós já estudamos sobre essa parábola e aprendemos que as pessoas ouvem a mensagem de Deus de diferentes maneiras.
Jesus ensina que a pessoa que está dentro do Reino de Deus ouve a mensagem do Evangelho com atenção, a fim de absorver os Seus ensinamentos. Porém, aqueles que permanecem fora do Seu Reino, desprezam a mensagem Divina por motivos de interesses pessoais.
Aquele que ouve com atenção os ensinamentos de Deus conhecerá os Seus mistérios. Entretanto, aqueles que não têm ouvidos para aprender, até o que têm lhes será tirado.
Esses “mistérios ou planos secretos” revelam as ações divinas e Seus planos em relação à humanidade e ao planeta Terra.
Quando um cristão não entende ou não conhece os planos de Deus, a sua fé enfraquece. Essa é uma das razões porque muitos não se fortalecem para a eternidade. Em vez disso, eles tentam usar a igreja para buscarem apenas soluções e interesses terrenos. Então, que nós tomemos todo o cuidado e vigiemos o nosso compromisso com Cristo e Seu Evangelho!
João recebe instruções do Anjo Forte e as segue. (vs.8-11)
& 8 Então a voz do céu que eu tinha ouvido falou outra vez comigo, dizendo: – Vá até o anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra e pegue o livro aberto que ele tem na mão. 9 Eu fui e pedi ao anjo o livrinho, e ele me disse: – Pegue o livrinho e coma-o. No seu estômago ele ficará azedo, mas na sua boca será doce como mel. 10 Aí peguei o livrinho da mão do anjo e o comi, e na minha boca ele era doce como mel. Mas, depois que o engoli, o meu estômago ficou azedo. 11 Então me disseram: – Você precisa anunciar outra vez a mensagem de Deus a respeito de muitas nações, raças, línguas e reis. (Ap.10:8-11 NTLH)
A instrução que Jesus dá a João se refere à responsabilidade tanto de assimilar a Pala
vra de Deus como torná-la parte do seu ser interior. Não bastava que João visse o livro e conhecesse tanto o seu conteúdo como os seus propósitos. Era necessário que ele o recebesse em seu ser interior.
A Palavra de Deus é comparada a alimentos como o pão (Mt.4:4), a carne (1 Co.3:1,2) e mel (Sl.119:103) Os profetas Jeremias (Jr.15:16) e Ezequiel (Ez.2:9-3:4) sabiam o que significava “comer” a palavra antes de poder compartilhá-la com outros.
A Palavra de Deus sempre deve “se fazer carne” (Jo.1:14), antes de ser entregue aos que dela precisam. Todo pregador precisa aprender a “encarnar” a Palavra de Deus, ou seja, torná-la uma viva do próprio ser.
Deus não coloca a Sua Palavra em nossa boca à força, ou seja, Ele não nos obriga a recebê-la pela força. Ele sempre a entrega, e nós devemos recebê-la com boa vontade.
Quando a Palavra de Deus entra no nosso ser, traz tristeza, alegria amargor e também doçura. Nela encontramos muitas promessas e certezas doces, mas também sérias advertências e julgamentos amargos. Então, o cristão é chamado para dar testemunho tanto da vida como da morte. (2 Co.2:14-17)
A igreja e seus ministros são chamados para serem testemunhas fiéis da parte de Deus, anunciando ao mundo todos os Seus desígnios. (At.20:27) Deus proíbe que diluamos a Sua mensagem somente para agradarmos os ouvintes. Vamos ler 2 Timóteo 4:1-5.
& 1 Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que julgará todos os seres humanos, tanto os que estiverem vivos como os que estiverem mortos, eu ordeno a você, com toda a firmeza, o seguinte: por causa da vinda de Cristo e do seu Reino, 2 pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência. 3 Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. 4 Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas. 5 Mas você, seja moderado em todas as situações. Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus. (2 Tm.4:1-5 NTLH)