Skip to content Skip to footer

Apocalipse 11:1-2 – As duas testemunhas – parte 1: O Templo da Grande Tribulação

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Apocalipse 11

Neste capítulo, nós encontramos três divisões:

  1. O templo da Grande Tribulação. (vs.1,2)
  2. Os profetas da Grande Tribulação. (3-13)
  3. A sétima trombeta. (14-19)

O local desse texto é Jerusalém e o tempo refere-se à primeira metade da Grande Tribulação. O Anticristo havia restaurado o templo e sob a sua proteção, Deus era adorado por Israel. No entanto, é necessário lembrar que o verdadeiro caráter do anticristo ainda não havia se revelado, pois ele quebraria o acordo feito com Israel.

1. O Templo da Grande Tribulação. (v.1,2)

& 1 Depois disso recebi uma régua de medir, parecida com um caniço, e me disseram: – Levante-se, tire as medidas do Templo de Deus e do altar e conte as pessoas que estão adorando no Templo. 2 Porém não tire as medidas do pátio exterior do Templo, pois esse pátio foi dado aos pagãos, que pisarão a Cidade Santa durante quarenta e dois meses. Ap.11:1,2 NTLH)

O anjo dá a João um instrumento de medição e pede que tire as medidas do Templo e do altar e que contasse as pessoas que lá estavam adorando. Quando João escreveu o Apocalipse, haviam se passado entre 25 a 30 anos que Jerusalém e o Templo tinham sido destruídos pelos soldados romanos.

Por que Deus lhe pede para medir o Templo? A razão é que Deus está disposto a cumprir o Seu acordo com o Israel de não abandoná-lo, mas aceitá-lo novamente. Essa medição separaria os verdadeiros adoradores dos falsos ou apóstatas, que estavam do lado de fora.

Note que é o Templo, o altar, os que nele adoram, e não a igreja, que o anjo mandou João medir e contar. O apóstolo não recebeu a ordem para medir a igreja, pois esta já se encontrava com o Senhor na eternidade, desde a abertura do primeiro selo.

Será justamente nesse período que as palavras do apóstolo Paulo aos cristãos de Tessalônica se cumprirão:

& 1 Agora, irmãos, a respeito da vinda de Jesus Cristo, o nosso Senhor, e do nosso encontro com ele, pedimos a vocês o seguinte: 2 Não se perturbem facilmente, nem fiquem assustados se alguém afirmar que o Dia do Senhor já chegou. Talvez alguém diga que nós tenhamos afirmado isso enquanto profetizávamos ou anunciávamos o evangelho ou que escrevemos isso em alguma carta. 3 Não deixem que ninguém os engane com nada disso. Pois, antes desse dia, terá de acontecer a Revolta contra Deus, e terá de aparecer o Perverso, que está condenado a ir para o inferno. 4 Ele será contra tudo o que as pessoas adoram e contra tudo o que elas acham que é divino. Ele vai se colocar acima de todos e até mesmo vai entrar e sentar-se no Templo de Deus e afirmar que é Deus! (2 Ts.2:1-4 NTLH)

O apóstolo Paulo se refere à segunda fase da volta de Jesus, a qual acontecerá no final da Grande Tribulação. É necessário que você entenda o seguinte:

  • Primeiro Jesus voltará para arrebatar a Sua igreja e Ele não tocará o solo, mas a receberá nos ares.
  • No final da grande tribulação, Jesus voltará para buscar os verdadeiros adoradores do povo de Israel, e Ele tocará o solo, no Monte das Oliveiras.

O apóstolo Paulo ensina que será nesse período que o Anticristo revelará o seu caráter e exigirá adoração divina para si. Tanto Jesus como o profeta Daniel falaram desse tempo. Vejamos:

Jesus:

&  E Jesus continuou: – Vocês verão no Lugar Santo “o grande terror”, de que falou o profeta Daniel. (Que o leitor entenda o que isso quer dizer!) (Mt.24:15 NTLH)

Daniel:

& “Esse rei fará com muitos povos um acordo que durará sete anos; mas, quando passar metade desse tempo, ele acabará com os sacrifícios de animais e as ofertas de cereais no Templo. “O grande terror” será colocado no lugar mais alto do Templo e ali ficará até que aquele que fez isso seja destruído, conforme Deus resolveu.” (Dn.9:27 NTL
H)

& 10 Muitos serão postos à prova, e com isso se purificarão, e se aperfeiçoarão. Os maus continuarão na sua maldade, e nenhum deles entenderá o que está acontecendo, mas os sábios entenderão. 11 Depois que os sacrifícios diários forem suspensos, e o “grande terror” for colocado no Templo, passarão mil duzentos e noventa dias. 12 Felizes aqueles que continuarem fiéis a Deus por mil trezentos e trinta e cinco dias! 13 – E você, Daniel, continue firme até o fim. Você morrerá, mas no fim ressuscitará para receber a sua recompensa. (Dn.12:10-13 NTLH)

Segundo o apóstolo Paulo, o “mistério da iniquidade” ou a “misteriosa maldade” que há de vir, já está atuando em nosso tempo! Naturalmente, ele está falando do Anticristo, o “Grande Terror ou o “Perverso” que virá. No entanto, ele ainda não se manifestou por causa da presença do Espírito Santo ou o Espírito de Cristo que atua na terra, por meio da igreja. Vamos ler o que ele diz:

& A Misteriosa Maldade já está agindo, mas o que está para acontecer acontecerá somente depois que for afastado aquele que não deixa que isso aconteça. (2 Ts.2:7 NTLH)

O verso 2 fala dos pagãos pisando a cidade santa durante quarenta e dois meses, ou seja, a metade final da Grande Tribulação. Satanás sempre desejou o lugar de Deus e arruinar a verdadeira espiritualidade de Seus filhos.

No futuro, Satanás, por meio do Anticristo, entrará no Templo e exigirá adoração, mas em nossos dias ele também está fazendo a mesma coisa na igreja, por meio de pessoas influenciadas por ele.

Satanás tem influenciado negativamente o louvor, a pregação e a vida da igreja de modo geral. Os cristãos não vivem mais próximos ao altar, mas em vez disso, preferem o pátio que é dado aos pagãos, isto é, uma vida caracterizada pelo Espírito mundano. No futuro, Deus medirá o Templo, mas no presente Ele está medindo a Igreja, procurando aqueles que O adoram de verdade.

Que nós busquemos uma vida cheia do Espírito Santo, pois assim como Ele detém a manifestação presente da “misteriosa maldade”, somente Ele pode nos ajudar a vencer o mal que ainda habita em cada um de nós.

Que nós entremos para a intimidade do Senhor, a fim de sermos contados como verdadeiros adoradores e por meio da Sua misericórdia alcancemos a Sua comunhão na vida eterna.

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação