Skip to content Skip to footer

Apocalipse 12:1-5 – O drama cósmico – parte 1

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Apocalipse 12:1-5

Texto Bíblico:

&  1 Então apareceu no céu um grande e misterioso sinal. Era uma mulher. O seu vestido era o sol, debaixo dos seus pés estava a lua, e ela usava na cabeça uma coroa que tinha doze estrelas. 2 A mulher estava grávida e gritava com dores de parto. 3 E apareceu no céu outro sinal: era um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres e com uma coroa em cada cabeça. 4 Com a cauda ele arrastou do céu a terça parte das estrelas e as jogou sobre a terra. Depois parou diante da mulher grávida a fim de comer a criança logo que ela nascesse. 5 Então a mulher deu à luz um filho, que governará todas as nações com uma barra de ferro. Mas a criança foi tirada e levada para perto de Deus e do seu trono. 6 A mulher fugiu para o deserto, onde Deus havia preparado um lugar para ela. Ali ela será sustentada durante mil duzentos e sessenta dias. (Ap.12:1-5 NTLH)

Os capítulos 12 e 13 do livro do Apocalipse apresentam três personagens dentro da última metade da Grande Tribulação: Satanás (o dragão), o falso Cristo e o falso profeta. Esses três compõem uma trindade maligna que se opõe ao Deus Verdadeiro e ao Seu povo na terra.

Satanás é o grande inimigo da igreja e sempre age por meio do ser humano. Nesses capítulos, nós o veremos agindo por meio do anticristo e do falso profeta. Satanás é um imitador, um falsificador e procura controlar os homens por meio do engano.

O anticristo é o futuro ditador mundial que promete resolver os problemas mais difíceis das nações. O falso profeta é o seu ministro político, pois o seu papel é o de enaltecer esse líder político diante das nações.

Durante algum tempo, essa Trindade satânica parece ter êxito, mas o seu governo mundial começará a se desintegrar. Afinal, não tem sido esse o padrão de muitos governos ditatoriais que apareceram sobre a Terra? Como exemplos, nós podemos mencionar César, Hitler e Stalin. Eles prometeram suprir todas as necessidades e atender a todos os desejos do povo, porém, a única coisa que eles deram às pessoas foi a escravidão e a pobreza.

Deus permite que o Seu povo sofra debaixo desses governos, mas também dá a ele a capacidade de experimentar grandes vitórias. Que nós não nos esqueçamos de que a Igreja teve o seu início sob os olhos furiosos de líderes controladores do povo e ela os resistiu e tem sobrevivido até os dias atuais.

Os versículos do nosso texto base nos falam sobre a luta que existe entre Satanás e a “mulher”. (cf. Gn.3:15)

& Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela. (Gn.3:15 NTLH)

1. João vê um grande e misterioso sinal no céu. (v.1,2)

1 Então apareceu no céu um grande e misterioso sinal. Era uma mulher. O seu vestido era o sol, debaixo dos seus pés estava a lua, e ela usava na cabeça uma coroa que tinha doze estrelas. 2 A mulher estava grávida e gritava com dores de parto.

João vê uma mulher que, simbolicamente, representa a nação de Israel. Ora, não foi por meio de Israel que Jesus veio ao mundo? (cf. Rm.1:3; 9:4,5) A seguir, João a descreve da seguinte maneira:

O vestido da mulher era o Sol. O povo de Deus serve, desde o princípio, para iluminar o mundo. (cf. Mt.5:14,15; Fp.2:15)

Ela tinha a Lua sob os seus pés. Israel, na Nova Aliança, está na luz do Sol, mas com os pés firmados sobre a Antiga Aliança, a luz da Lua. O Velho Testamento sempre refletiu a luz Daquele que haveria de vir, ou seja, Jesus Cristo. Ele é a roupa da verdadeira Igreja!

A “mulher” usava na cabeça uma coroa que tinha doze estrelas. Representa as doze tribos de Israel.

A mulher estava grávida e gritava com dores de parto. O nascimento sempre envolve dores, tanto no sentido físico como no espiritual. Sempre que Deus deseja mudar os rumos de nossas vidas, a fim de que cresçamos ou aprendamos mais dos Seus caminhos, dores não nos faltarão!

2. João vê outro sinal – “o dragão”. (vs.3,4)

3 E apareceu no céu outro sinal: era um enorme dragão< /span> vermelho com sete cabeças e dez chifres e com uma coroa em cada cabeça. 4 Com a cauda ele arrastou do céu a terça parte das estrelas e as jogou sobre a terra. Depois parou diante da mulher grávida a fim de comer a criança logo que ela nascesse.

O apóstolo João vê um enorme dragão e, naturalmente, esse ser é Satanás. Ele era vermelho. (comp.6:4) Ele é quem incita todo o homicídio e toda a guerra sanguinária, afinal, ele foi homicida desde o princípio. (cf. Jo.8:44)

O “dragão” possui “sete cabeças” que representam sete montanhas. (cf. Ap.17:9) O sentido aqui é religioso, como veremos futuramente, portanto, ele governará sobre a religião idólatra, cuja base se encontra entre sete colinas ou montanhas. O “dragão” possui “dez chifres”, cujo significado é que Satanás recebeu poder para ferir o mundo. O “dragão” possuía “sete coroas ou diademas”, ou seja, poder para reinar sobre todo o mundo.

João declara que com a sua cauda “ele arrastou do céu a terça parte das estrelas e as jogou sobre a Terra“, e o sentido é mostrar o poder da sua influência, a fim de conduzir os filhos de Deus para a ruína. A Bíblia fala de modo análogo sobre a queda de Satanás e você pode ler sobre a sua ruína em Isaías 14:12-15 e Ezequiel 28:12-19.

João declara que “o dragão” (Satanás) parou diante da mulher grávida (Israel), a fim de devorar a criança (Jesus).

3. A “mulher” dá à luz um filho. (vs.5,6)

5 Então a mulher deu à luz um filho, que governará todas as nações com uma barra de ferro. Mas a criança foi tirada e levada para perto de Deus e do seu trono. 6 A mulher fugiu para o deserto, onde Deus havia preparado um lugar para ela. Ali ela será sustentada durante mil duzentos e sessenta dias.

Logo depois de a “serpente” (dragão, Satanás) arruinar o paraíso, o Éden, Deus prometeu dar à mulher uma semente que se vingaria da “velha serpente” e a destruiria. Essa é a “promessa mãe” de todas as promessas da Bíblia. Satanás sabe que o poder de Cristo é maior que o seu; por isso, fará todo o possível para corromper o povo de Deus e evitar o cumprimento dessa promessa.

João diz que essa criança haveria de reger todas as nações com “cetro de ferro” e isso se refere ao reino milenar de Cristo.

Satanás tentou destruir Jesus, mas Deus não permitiu que isso acontecesse. Lembremos que Herodes mandou que todas as crianças recém-nascidas de Belém fossem mortas por seus soldados, mas ele não conseguiu matar o nosso Senhor, pois Deus O salvou, enviando-O ao deserto (Egito). (cf. Mt.2:16)

João declara que “a criança foi tirada e levada para perto de Deus e do Seu trono“. Essa declaração se refere à ascensão de Jesus, em Atos 1:9-11. No meio da Grande Tribulação, ocorrerá uma onda de antissemitismo nunca antes vista no mundo. Porém, Deus protegerá o Seu povo durante esses três anos e meio, ou seja, 1260 dias.

Ainda hoje, Satanás tem acesso ao Céu e acusa o povo de Deus; no entanto, ele não pode desentronizar o Salvador exaltado! Sua estratégia é perseguir os que pertencem ao povo de Deus, e se possível, devorá-los.

O apóstolo Pedro nos diz:

& 8 Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. 9 Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos. 10 Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança. 11 A ele seja o poder para sempre! Amém! (1 Pe.5:8-11 NTLH)

A próxima cena desse drama cósmico é uma guerra no Céu, sobre a qual meditaremos na próxima semana, se Deus permitir.

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação