FAÇA DOWNLOAD:
Apocalipse 12:13-17
Texto Bíblico:
& 13 Quando o dragão viu que tinha sido jogado sobre a terra, começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino. 14 Porém a mulher recebeu as duas asas de uma grande águia para poder voar para o seu lugar no deserto, onde ela será sustentada durante três anos e meio, livre do ataque do dragão. 15 Então o dragão lançou água da sua boca, como se fosse um rio, atrás da mulher, para que ela fosse arrastada pelas águas. 16 Mas a terra ajudou a mulher, pois a própria terra abriu a boca e engoliu a água que tinha saído da boca do dragão. 17 O dragão ficou furioso com a mulher e foi combater contra o resto dos descendentes dela, isto é, aqueles que obedecem aos mandamentos de Deus e são fiéis à verdade revelada por Jesus. (Ap.12:13-17 NTLH)
1. O “dragão” persegue a “mulher”. (v.13)
& 13 Quando o dragão viu que tinha sido jogado sobre a terra, começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino.
Quem é o “dragão”? O dragão (no grego drakon – “a grande serpente”- um dos nomes de Satanás – cf. Gn.3:1) é Satanás e ele foi definitivamente expulso do Céu; desse modo, não poderá mais acusar os filhos de Deus. No entanto, na Terra, ele começa a perseguir, ou seja, com toda a ansiedade e esforço, a perseguir, maltratar de modo muito hostil a “mulher”.
Quem é a “mulher”? A mulher é o povo de Israel. Ele perseguirá com toda a sua fúria o povo escolhido de Deus e, portanto, todos os judeus, tanto os que se converteram a Cristo ou não, serão duramente perseguidos por Satanás, a “grande e velha serpente”. (v. Ap.12:9)
Por que a mulher é Israel? Porque foi por meio de Israel que Jesus nasceu como o Messias e Cristo. (v. Ap.12:4,5) Ele veio para trazer a salvação tanto para judeus como para os não judeus.
2. A “mulher” recebeu duas asas, a fim de poder voar para o deserto. (v.14)
& 14 Porém a mulher recebeu as duas asas de uma grande águia para poder voar para o seu lugar no deserto, onde ela será sustentada durante três anos e meio, livre do ataque do dragão.
Provavelmente, o Apocalipse de João faz alusão ao texto de Êxodo 19:4. Vejamos:
& Vocês viram com os seus próprios olhos o que eu, o SENHOR, fiz com os egípcios e como trouxe vocês para perto de mim como se fosse sobre as asas de uma águia. (Êx.19:4 NTLH)
Na narrativa do Êxodo, Deus usou muitos meios, tanto naturais como sobrenaturais, para livrar Israel dos egípcios.
O fato de Deus ter usado meios naturais não significa que eles deixaram de ser sobrenaturais, e por quê? Porque todas as coisas aconteceram de acordo com a Sua vontade. Por exemplo: o vento é natural, porém, eu não sei de nenhum fato histórico em que o vento tenha dividido o mar ao meio e sustentado por tanto tempo duas paredes de água, uma à esquerda e outra à direita. Além do mais, eu nunca ouvi que o vento pudesse abrir um caminho seco e imediato pelo meio de um mar.
Há outro texto que nos diz como Deus cuidou do Seu povo no deserto:
& 11 Como a águia ensina os filhotes a voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o SENHOR Deus cuida do seu povo. 12 Ele os guiou sozinho, sem a ajuda de outro deus. (Dt.32:11,12 NTLH)
Neste texto, Deus não está dando a possibilidade da existência de outros deuses, pois Ele é o único Deus. Você deve se lembrar que aquelas pessoas haviam saído do Egito, um lugar cheio de deuses falsos, e no deserto, elas precisariam aprender a confiar no Senhor.
Nestes dois versos, Deus se apresenta como “uma águia” que ensina e que socorre aquele que está caindo. Deus está sempre ensinando o Seu povo, mas este, por incrível que pareça, sempre está rejeitando os Seus ensinamentos e, como consequê
ncia, cai em caminhos errados. (cf. Dt.32:15-18)
A razão de Israel estar passando pela Grande Tribulação e pela fúria satânica que viria é por ter rejeitado os ensinamentos e a proteção de Deus. Nos dias atuais, muitos irmãos, por rejeitarem o ensino e a proteção Divina, estão passando por grandes tribulações, sejam físicas, psicológicas (mentais e emocionais) e espirituais. Se essas “tormentas” atuais incomodam, imagine como serão aquelas no período da Grande Tribulação!
3. O “dragão” lança água da sua boca como se fosse um rio, para destruir a “mulher”. (vs.15-17)
& 15 Então o dragão lançou água da sua boca, como se fosse um rio, atrás da mulher, para que ela fosse arrastada pelas águas. 16 Mas a terra ajudou a mulher, pois a própria terra abriu a boca e engoliu a água que tinha saído da boca do dragão. 17 O dragão ficou furioso com a mulher e foi combater contra o resto dos descendentes dela, isto é, aqueles que obedecem aos mandamentos de Deus e são fiéis à verdade revelada por Jesus.
Essa narrativa é simbólica. Na cultura egípcia, havia a história do maligno Sete-Tifom, o terrível crocodilo que procurou afogar a Deusa Ísis com uma inundação. Isso sugere às inundações anuais do rio Nilo. Porém, a terra seca absorvia facilmente as águas. Essa lenda não era estranha aos povos da época de João, mas será isso que Satanás tentará fazer com o povo de Deus naqueles dias, ou seja, destruí-lo na Grande Tribulação.
Então, quando o texto diz que o dragão lançou da sua boca água como se fosse um rio, entenda como uma terrível perseguição. Ele tentará engolfar os escolhidos de Deus como se fosse uma grande inundação, ou seja, um tsunami. No livro dos Salmos há uma referência, na qual nós podemos entender a força da perseguição inimiga.
& 1 Que teria acontecido se o SENHOR Deus não estivesse do nosso lado? Responda, povo de Israel! 2 O povo responde: “Se o SENHOR não estivesse do nosso lado quando os nossos inimigos nos atacaram, 3 “eles nos teriam engolido vivos; pois, furiosos, se voltaram contra nós.” 4 As águas nos teriam levado para longe, a enchente nos teria coberto, 5 e teríamos morrido afogados na correnteza violenta.” (Sl.124:1-4 NTLH)
Ao longo da história, Hitler tentou isso contra nação de Israel com o seu genocídio. Os árabes, atualmente, querem varrer do mapa a nação de Israel. O anticristo tentará fazer isso também, mas Deus protegerá Israel.
O texto diz que a terra ajudou Israel. No Velho Testamento, lemos sobre como a terra engoliu os seguidores de Corá. (cf. Nm.16:30-33)
& 30 Mas, se ele fizer acontecer alguma coisa fora do comum, e se a terra se abrir e engolir essa gente com tudo o que eles têm, e eles descerem vivos para o mundo dos mortos, vocês ficarão sabendo que estes homens rejeitaram o SENHOR. 31 E aconteceu que, assim que Moisés acabou de falar, a terra se abriu debaixo deles 32 e os engoliu com as suas famílias, junto com todos os seguidores de Corá e tudo o que eles tinham. 33 Assim, desceram vivos para o mundo dos mortos, eles e tudo o que possuíam. A terra os cobriu, e eles desapareceram. (Nm.16:30-33 NTLH)
Naqueles dias acontecerá uma batalha terrível, conhecida como Armagedom. Nessa batalha, todos os inimigos de Israel serão destruídos e o povo judeu finalmente ficará livre do extermínio.
Tanto naquela época como em nossos dias, aqueles que se esforçam para obedecer a Deus e que querem viver fielmente à verdade revelada por Jesus serão perseguidos! O apóstolo Paulo nos ensina isso:
& Todos os que querem viver a vida cristã unidos com Cristo Jesus serão perseguidos. (2 Tm.3:12 NTLH)
Eu não quero trazer desanimo à sua alma, mas sim, a verdade. É impossível viver em paz em um lugar que Satanás reina, pois o mundo todo está debaixo do poder do Maligno. (cf. 1 Jo.5:19)
A minha esperança é que nós não rejeitemos os ensinamentos do Senhor nem a Sua proteção cuidadosa, pois assim, seremos cristãos esclarecidos, tementes, obedientes e com uma fé viva que nos torna perseverantes e cheios da grandiosa esperança de vivermos na eternidade ao lado do nosso Deus.