Skip to content Skip to footer

Apocalipse 16:13-21 – As sete taças da ira de Deus – Parte 2

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

 Apocalipse 16:13-21

Neste capítulo, nós meditaremos sobre a última série de juízos Divinos, ou seja, as taças da ira de Deus. Nós meditamos sobre os “selos”, os quais representavam a abertura dos propósitos e conselhos secretos do Senhor. Depois, nós aprendemos sobre as “trombetas”, os atos do Seu juízo. As taças são os últimos juízos de Deus sobre a Terra e nelas a ira de Deus é consumada.

1. Os três espíritos imundos. (13-16)

& 13 Então vi três espíritos imundos que pareciam rãs, que saíam da boca do dragão, da boca do monstro e da boca do falso profeta. 14 Eles são os espíritos maus que fazem milagres. Esses três espíritos vão aos reis do mundo inteiro a fim de os ajuntar para a batalha do grande Dia de Deus, o Todo-Poderoso. 15 “Escutem! Eu venho como um ladrão. Feliz aquele que vigia e toma conta da sua roupa, a fim de não andar nu e não ficar envergonhado em público!” 16 Depois os espíritos ajuntaram os reis no lugar que em hebraico é chamado de “Armagedom”. (NTLH)

Antes da sétima taça ou praga, João vê os três espíritos mundos saindo da boca da trindade satânica. Esses espíritos “se pareciam” a rãs. A rã, na cultura judaica, era um animal imundo, que não deveria ser comido (cf. Lv.11). Em várias culturas, ela era considerada como uma representação demoníaca, e essa é a razão de João dizer que esses espíritos eram “imundos”.

Qual é a missão desses espíritos? Eles realizarão milagres, a fim de iludir e incitar os líderes mundiais para uma rebelião ou batalha final contra o Senhor, ou seja, a batalha do Armagedom. (cf. Ap.19:11-21)

Como eles convencerão os líderes mundiais? Por meio de milagres. Esses milagres serão noticiados em todo o mundo, a fim de convencer os líderes governamentais de que o Anticristo é realmente o Messias e que eles devem se unir para batalhar contra Jesus. A realização de milagres pode se tornar um instrumento muito poderoso nas mãos de Satanás. Ele os usa agora e sempre usou para tirar as pessoas da verdade e trazê-las para junto dele. (cf. Êx.8:1-7; Mt.24:24)

O povo de Deus, hoje em dia, deve ter muito cuidado ao se envolver com aqueles que pregam sobre milagres o tempo todo. Deus ainda realiza milagres e os faz nos dias de hoje, mas Ele não os faz como um meio para engrandecer ou enriquecer os homens.

Na Grande Tribulação, tanto os líderes mundiais como todos os seguidores do Anticristo ficarão surpresos ao descobrirem que foi o próprio Deus quem permitiu que a humanidade se reunisse para guerrear contra Ele no Vale do Armagedom.

Então, o Senhor dá um alerta: “Escutem!” Escutar o quê? Que Jesus virá em um momento em que a humanidade não O espera! Além do mais, os Seus seguidores devem se manter em um estado pureza e dedicado a Deus. (v.15)

2. A sétima taça ou praga: um violento terremoto e a chuva de pedras. (vs.17-21)

& 17 E por último o sétimo anjo derramou a sua taça no ar. Então uma voz forte veio do trono, no templo, dizendo: – Está feito! 18 Houve relâmpagos, estrondos, trovões e um violento terremoto, tão violento como nunca houve igual desde a criação dos seres humanos. Foi o pior de todos! 19 A grande cidade se quebrou em três partes, e as cidades de todos os países foram destruídas. Deus lembrou da grande Babilônia e lhe deu o vinho da sua taça – o vinho do furor da sua ira. 20 Todas as ilhas desapareceram, e todos os montes sumiram. 21 Chuvas de pedra caíram do céu sobre as pessoas. Eram grandes pedras, que pesavam mais de trinta quilos. E as pessoas amaldiçoaram a Deus por causa da praga de chuvas de pedra, pois ela era terrível. (NTLH)

No verso 17, uma voz forte que veio do trono disse: “Está feito!” Este é o último juízo da ira Divina contra o Anticristo e seus seguidores na Terra. Todas as outras taças ou pragas foram derramadas sobre a terra, mares, rios e fontes. O fato de o anjo derramar a sétima taça no ar significa que acontecerá um evento global ou universal.

O verso 18 fala de relâmpagos, estrondos e trovões, mas o que mais assustará os habitantes da Terra será o “violento terremoto”, o qual será tão brutal que nenhum outro poderá ser comparado a ele. Ele será o maior de todos os terremotos!

Possivelmente, esse terremoto fará com haja uma mudança repentina dos pólos terrestres e tudo será abalado! O autor do livro aos Hebreus escreve:

& 25 Portanto, tenham cuidado e não recusem ouvir aquele que fala. Aqueles que recusaram ouvir a pessoa que entregou a mensagem divina na terra não puderam escapar. Por isso muito menos escaparemos nós se rejeitarmos aquele que l
á do céu nos fala. 26 Naquele tempo a voz de Deus fez com que a terra estremecesse, mas agora ele prometeu isto: “Mais uma vez farei com que trema não somente a terra, mas também o céu.” 27 As palavras “mais uma vez” mostram bem que as coisas criadas serão abaladas e mudadas, para que as que não podem ser abaladas continuem como estão. 28 Por isso sejamos agradecidos, pois já recebemos um Reino que não pode ser abalado. Sejamos agradecidos e adoremos a Deus de um modo que o agrade, com respeito e temor. 29 Porque, na verdade, o nosso Deus é um fogo destruidor. (Hb.12:25-28 NTLH)

O verso 19 fala de uma grande cidade que se quebrou em três partes e João se refere à cidade de Jerusalém. O verso fala de outras cidades ao redor do mundo que sofrerão a mesma destruição. Todas elas cairão e ficarão em ruínas!

No mesmo verso, João fala de uma cidade da qual Deus não Se esqueceu, denominada como a “grande Babilônia”. Um homem ou uma comunidade terá que colher aquilo que plantou. Assim como Roma semeou a idolatria mais detestável, a adoração do imperador, o mundo adorou a imagem do Anticristo. Então, Deus dará a eles o vinho da Sua ira para que bebam. Eles serão forçados a beber desse cálice, o qual lhes trará uma devastação total.

Imagine ilhas e montanhas desaparecendo, devido ao grande e violento terremoto! É quase impossível imaginar o caos e a aflição da humanidade com todas as cidades em ruínas e, de repente, do céu, pedras que pesavam mais de trinta quilos começam a cair sobre os homens!

Mesmo assim, o ser humano não se arrepende de seus erros e pecados, mas prefere amaldiçoar a Deus! O sentido é que a humanidade insulta, blasfema e calunia a Deus, por causa da chuva de pedra.

Os detalhes sobre a queda da “grande Babilônia”, nós veremos nos capítulos 17 e 18. A destruição do grande poder mundial será visto no capítulo 19 com a chegada de Jesus descendo dos Céus.

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação