FAÇA DOWNLOAD:
Apocalipse 20:5,6
1. As ressurreições.
& 5 Os outros mortos não tornaram a viver até que os mil anos terminaram. Esta é a primeira ressurreição. 6 Felizes e abençoadas as pessoas que forem incluídas nessa primeira ressurreição, pois a segunda morte não tem poder sobre elas! Serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante os mil anos. (Ap.20:1-3 NTLH)
Na semana passada, nós meditamos até o verso 4 e falamos sobre a prisão de Satanás no “abismo”, pois ele ainda será solto para enganar as nações no final do “Milênio”. Nós devemos entender que o final da Grande Tribulação não é o final de todas as coisas, mas haverá muitas pessoas que a atravessarão e permanecerão sob o reinado de Cristo no Milênio.
O verso 5 fala sobre dois grupos que fazem parte da “primeira ressurreição”. A maior parte dos cristãos autênticos ressuscitará antes da “Grande Tribulação”, segundo as palavras de Paulo:
& 13 Irmãos, queremos que vocês saibam a verdade a respeito dos que já morreram, para que não fiquem tristes como ficam aqueles que não têm esperança. 14 “Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou; e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele.” 15 De acordo com o ensinamento do Senhor, afirmamos a vocês o seguinte: nós, os que estivermos vivos no dia da vinda do Senhor, não iremos antes daqueles que já morreram. 16 Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor. 18 Portanto, animem [instruam, confortem, encorajem] uns aos outros com essas palavras. (1 Ts.4:13-18 NTLH)
No final da Grande Tribulação, os que foram martirizados também ressuscitarão. (veja Ap.6:9-11)
2. A Batalha de Gogue e Magogue (cf. Ez.38,39) e o dia em que Satanás é lançado definitivamente no inferno.
& 7 Depois que os mil anos terminarem, Satanás será solto da sua prisão 8 e sairá para enganar os povos de todas as nações do mundo, isto é, Gogue e Magogue. Satanás os juntará para a batalha, e eles serão tantos como os grãos de areia da praia do mar. 9 Eles se espalharam pelo mundo e cercaram o acampamento do povo de Deus e a cidade que ele ama, mas um fogo desceu do céu e os destruiu. 10 Aí o Diabo, que os havia enganado, foi jogado no lago de fogo e enxofre, onde o monstro e o falso profeta já haviam sido lançados. E lá eles serão atormentados para todo o sempre, de dia e de noite. (Ap.20:7-10 NTLH)
Aqui realmente está uma coisa estranha. Depois de mil anos de governo perfeito e de grande prosperidade mundial, quem pensaria ouvir falar de Satanás novamente? Porém, o “Pai da Mentira” (cf. Jo.8:44) engana as pessoas e todas passam a ser regidas por ele de novo!
O que isso prova? Demonstra que o homem é totalmente depravado, corrupto ou pervertido! Ele não se preocupa com a sua vida espiritual e moral diante do Criador. O ser humano não se inclina para as coisas do Espírito de Deus, pois ele está afastado do Todo-Poderoso, devido aos seus pecados, orgulho e escolhas egoístas.
A única razão pela qual o mundo segue o Senhor durante os mil anos é porque Satanás está preso e as pessoas percebem que o reino de Cristo é bom. Entretanto, quando Satanás for solto, enganará a humanidade e a levará a pensar que ele pode fazer muito mais do que Cristo tem feito e, então, todos passarão a segui-lo!
Acreditemos nessa verdade: um bom ambiente ou uma boa sociedade não consegue mudar os corações doentios e maus dos homens. O único meio pelo qual seus corações podem ser mudados é uma mudança feita por Deus. Ele faz isso quando a pessoa crê no Evangelho de Cristo.
O número daqueles que vão à batalha é além da nossa imaginação. Durante o reino de mil anos de Cristo haverá uma grande expansão populacional sobre a Terra. Não haverá doentes ou doenças como nós conhecemos agora; então, aqueles que são nascidos viverão e crescerão para terem seus próprios filhos. Não haverá obstáculos econômicos, porque a terra produzirá frutos em abundância. Portanto, no final desse período, existirão bilhões de pessoas no Planeta.
Não é uma coisa estranha que Satanás possa fazer com que as pessoas desejem lutar contra o Senhor novamente? Eu gostaria de conhecer o argumento que o Diabo usará para que a humanidade se rebele contra o Rei dos Reis e Senhor dos senhores! Ele lançará um argumento muito forte, ou então, n
ão lutariam!
Que visão terrível! A “Terra” inteira ao redor de Jerusalém, cercada com as tropas de Satanás, procurando destruir o Senhor Jesus e o Seu povo. Então, “um fogo desceu do céu e os destruiu”. Deus não permite que Satanás e seu grande exército atirem, sequer, o primeiro tiro nessa batalha. Antes que eles possam fazer guerra contra o Senhor, o fogo dos céus os destrói.
Imaginemos a cena: um exército tão grande e incontável é literalmente queimado vivo, na medida em conforme o fogo cai dos céus. Tudo sobre a Terra é destruído e não haverá qualquer obra humana que não será queimada!
Então, a carreira de Satanás está terminada! Aquele que enganou multidões e as levou a segui-lo, em vez de seguir o Senhor, acabou! Ele será jogado no “lago de fogo ardente” e nunca mais será solto, mas irá sofrer os tormentos do inferno para todo o sempre.
Certamente, aqueles que têm o poder do Espírito Santo e a luz da Palavra de Deus em seus corações são capazes de ver a tolice de terem Satanás como um líder. Quem quer estar do lado do perdedor? Somente aqueles que se arriscam demais!
Saiba que não é uma vida mortal que está no perigo, mas a alma imortal. Ninguém sabe por quanto tempo um ser humano estará vivo neste mundo, pois Deus pode chamar a vida de um homem a qualquer tempo que Ele escolha. Quão tolo é arriscar outro dia sem Cristo!
Que nós guardemos as palavras de Jesus em nossos corações:
& Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. (Mt.10:28 NTLH)