Mensagem de Walter de Lima Filho, ministrada por Paulo Romanelli.
FAÇA DOWNLOAD:
Apocalipse 22:10-15
Enfim, nós chegamos ao fim da revelação de João, a qual foi dada a ele por Deus, acerca das coisas que irão acontecer.
& 10 E o anjo continuou: – Não faça segredo das palavras proféticas deste livro, pois o tempo de acontecerem essas coisas está perto. 11 Quem é mau, que continue a fazer o mal, e quem é imundo, que continue a ser imundo. Quem é bom, que continue a fazer o bem, e quem é dedicado a Deus, que continue a ser dedicado a Deus. 12 – Escutem! – diz Jesus. – Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. 14 Felizes as pessoas que lavam as suas roupas, pois assim terão o direito de comer a fruta da árvore da vida e de entrar na cidade pelos seus portões! 15 Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os que gostam de mentir por palavras e ações. (Ap. 22:10-15 NTLH)
Esse texto se caracteriza como um conselho dos Céus a João, a todos os rebeldes e aos que temem ao Senhor.
1. O conselho dos Céus a João. (v.10)
& 10 E o anjo continuou: – Não faça segredo das palavras proféticas deste livro, pois o tempo de acontecerem essas coisas está perto. (NTLH)
A expressão “não faça segredo” significa que João não deveria selar o rolo ou a carta, que continha as palavras proféticas, ou seja, o discurso que provém da inspiração de Deus e que declara os Seus propósitos, para a reprovação e admoestação do iníquo, ao conforto do aflito como para revelar coisas que aos homens estão escondidas.
Então, João deveria publicar as palavras da profecia, pois, Deus quer que todo o Seu povo tenha conhecimento sobre essas coisas. Se havia uma urgência naquele momento em contar essas coisas, quanto mais hoje em dia! Certamente o fim está se aproximando e o tempo está passado e o dia é chegado!
Que nós recebamos de Deus toda ajuda para não escondermos a Sua Palavra, mas que nos preocupemos em repassá-la aos outros.
2. Que os rebeldes e os tementes saibam que Deus recompensará a cada um, de acordo com o que fizeram. (vs.11,12)
& 11 Quem é mau, que continue a fazer o mal, e quem é imundo, que continue a ser imundo. Quem é bom, que continue a fazer o bem, e quem é dedicado a Deus, que continue a ser dedicado a Deus. 12 – Escutem! – diz Jesus. – Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito. (NTLH)
Estes versos expressam uma grande verdade: “Não haverá uma segunda chance para ninguém!”
Existem pessoas que não receberão a Palavra de Deus e elas continuarão na prática do que o Senhor considera ser pecado, enquanto outros receberão o Seu Evangelho de bom grado. O modo como a Palavra é recebida não faz diferença, o importante é que nós devemos compartilhá-la e ensiná-la. Portanto, alguns ficarão mais próximos do Senhor, e, enquanto outros, ficarão para sempre longe Dele.
3. Que nós não deixemos de buscar, ardentemente, as recompensas eternas. (v.12)
& 12 – Escutem! – diz Jesus. – Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito. (NTLH)
Receber as recompensas do Senhor é certamente algo que cada cristão deve buscar intensamente. Enquanto aqui neste mundo, nós não temos a mínima ideia do que essas recompensas serão, mas desde que elas provêm do Eterno, dignos serão aqueles que as receberem!
Certa vez, Jesus disse:
& 19 – Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. 20 Pelo contrário< /strong>, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. 21 Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês. (Mt.6:19-21 NTLH)
Jesus está falando sobre o interesse que domina nossas vidas, ou seja, as riquezas terrenas e as eternas. Ele declara uma verdade: “onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês”.
Eu não estou fazendo apologia à pobreza ou à miséria, mas mesmo que Deus nos dê o prazer de desfrutarmos de muitos recursos materiais na Terra, que nós nos preocupemos com as riquezas eternas, ou seja, com as recompensas do Senhor.
O que nós levaremos desta vida? Nada! É óbvio que lutamos para darmos aos filhos um futuro com condições melhores, mas que eles vejam em nós que o nosso coração sempre está focado no Céu, pois lá estão as nossas verdadeiras riquezas. (veja Mc.8:34-37; Jo.12:25)
4. Que nós não inviabilizemos o trabalho de Deus em nós. (v.13)
& 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (NTLH)
Nós estamos lidando com o Criador de todas as coisas e Sua providência é sobre tudo. Ele não pediu conselhos a ninguém sobre como deveria trazer o mundo e todas as coisas à existência. Por outro lado, Ele também não precisa pedir conselhos sobre como trazer todas as coisas ao seu fim.
Jesus é a Pessoa que precisamos e sem Ele o que somos? Nada! Seria muito melhor não ter nascido do que viver e morrer sem Ele. É um erro terrível seguirmos nossas paixões e deixar que o Diabo nos engane, por meio dos prazeres que este mundo oferece e perdermos a eternidade!
Jesus é “o Começo e o Fim” de toda a criação. Certa vez, o apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos de Filipos, declarou o seguinte:
& Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus. (Fp.1:6 NTLH)
A continuidade do trabalho Divino até que ele se complete, depende unicamente da nossa disposição em nos portarmos como vasos a serem trabalhados pelas mãos do Eterno Oleiro. Portanto, que nós não interrompamos o trabalho de Deus em nossas vidas, por meio do Espírito de Cristo e da Palavra de Deus.
Ele mesmo é quem determina sobre quando esse trabalho estiver terminado e não nós. Enquanto Jesus nos der fôlego, cumpramos a nossa missão no serviço cristão como nos comprometemos com Ele, ao iniciar o Seu trabalho em nós.
5. Que nós sejamos plenamente comprometidos com Cristo, a fim de desfrutarmos da eternidade na Sua presença. (vs.14,15)
& 14 Felizes as pessoas que lavam as suas roupas, pois assim terão o direito de comer a fruta da árvore da vida e de entrar na cidade pelos seus portões! 15 Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os que gostam de mentir por palavras e ações. (NTLH)
Somente aqueles que confiam em Cristo, que são comprometidos com o Seu Evangelho e que cumprem a missão recebida por Ele é que entrarão na Cidade Santa. Essa é a maneira com a qual “lavamos nossas roupas”. Em vez de mostrarmos a nossa vergonha humana, revelamos a vida e o caráter de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Como será terrível a eternidade no inferno para aqueles que desprezaram o chamado e o trabalho de Deus em suas vidas, pois, não haverá um só momento de refrigério! Eles amaram mais as trevas do que a “Luz”, eles amaram mais a mentira do que a “Verdade” e receberão o justo prêmio pelo seu desprezo a Deus e ao Seu Evangelho. (veja. 1 Co. 6:9,10; Gl 5:19-21; Ef. 5:5; Cl. 3:5-10)
Nós estamos vivendo em uma época em que tanto a incredulidade como a maldade humana se crescem dia a dia. Portanto, a minha esperança é que nós nos esforcemos para vivermos como filhos legítimos de Deus e que acatemos os Seus conselhos, advertências e verdades. Dessa forma e constantemente comprometidos com o que Jesus nos propôs, sejamos dignos da eternidade!