Skip to content Skip to footer

Apocalipse 9:13-21 – A sexta trombeta

FAÇA DOWNLOAD:

mp3pdf

Apocalipse 9:13-21

Hoje nós daremos sequência ao Capítulo 9 do livro de Apocalipse. Nós veremos o segundo “ai” que foi prometido no Capítulo 8, verso 13.

& Depois olhei e vi uma águia que voava bem alto no céu. E ouvi a águia dizer com voz forte: – Ai de vocês! Ai de vocês! Ai de vocês que estiverem morando na terra quando se ouvir o som das trombetas que os outros três anjos vão tocar! (Ap.8:13 NTLH)

O sexto anjo toca a sexta trombeta (9:13)

& Então o sexto anjo tocou a sua trombeta, e eu ouvi uma voz que vinha dos quatro cantos do altar de ouro que está diante de Deus. (Ap.9:13 NTLH)

Em cada canto do altar havia quatro chifres, e deles, João ouviu uma voz. Não é interessante que essa voz tenha vindo dos quatro cantos, ou seja, dos quatro chifres que ficavam nos cantos do altar? O chifre, na Bíblia, significa um elemento de força, tanto para a defesa como para o ataque.

Quatro anjos decaídos são soltos (9:14,15)

& 14 E ao sexto anjo, que tinha nas mãos a trombeta, a voz disse: – Solte os quatro anjos que estão amarrados perto do grande rio Eufrates! 15 Os quatro anjos foram soltos. Eles estavam preparados para essa hora, dia, mês e ano a fim de matar a terça parte da humanidade. (Ap.9:14,15 NTLH)

Esses quatro anjos que foram soltos estavam amarrados, o que significa que eles eram anjos decaídos, pois os anjos de Deus não ficam amarrados ou presos, mas eles se encontram soltos.

Reparemos que eles vieram de perto do grande rio Eufrates. O rio Eufrates sempre ocupou um lugar de destaque na história bíblica. Ele flui do lugar onde era o Jardim do Éden e figurará nos eventos futuros e que serão culminantes (cf. Ap.16:12 e seguintes).

A Babilônia era localizada no Eufrates, no lugar em que, no início da vida humana, só existia a verdade, a inocência e a presença de Deus. Depois do pecado cometido por Adão e Eva, eles foram expulsos do Éden. Devido à desobediência, eles trouxeram uma maldição sobre si, ou seja, a natureza pecaminosa! Eles e toda a sua descendência ficaram destituídos da presença e da glória de Deus. Paulo diz:

& Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. (Rm.3:23 NTLH)

Quando lemos o livro de Gênesis, aprendemos que Deus colocou anjos para proteger aquele lugar e o homem nunca mais pode voltar para lá. Tanto Adão como Eva e seus descendentes teriam que aprender a viver pela fé, “Naquele” (Jesus) que viria para restaurar e resgatar a vida humana do mundo e, pela perseverança, conduzi-la ao Céu.

Paulo diz:

& Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Viverá aquele que, por meio da fé (fidelidade), é aceito por Deus.” (Rm.1:17 NTLH)

É difícil aceitar que do lugar de onde deveriam fluir muitas bênçãos para o mundo, fluirá a destruição e a morte, pois esses anjos decaídos terão a missão de matar a terça parte da população mundial. Então, depois da ação deles, metade da população terá sido destruída!

É justamente isso o que acontece quando descuidamos de mantermos nossas vidas na presença de Deus. Tudo o que há de bom dentro de nós vai morrendo, devido à nossa desobediência à Verdade Divina.

O nosso coração deveria ser a habitação do Espírito Santo, mas quando nós o contaminamos com os nossos erros e pecados constantes, o que mais podemos esperar que venha de dentro dele? Jesus disse:

& 19 Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralida
des sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias. 20 São essas coisas que fazem com que alguém fique impuro.
(…) (Mt.15:19,20 NTLH)

O horror causado por esses demônios (9:16)

& E me foi dito que os soldados a cavalo eram duzentos milhões. (Ap.9:16 NTLH)

O exército de duzentos milhões matará a terça parte dos homens, sob o comando ou a influência dos quatro anjos que foram soltos. Um terço da humanidade poderia ser numerado em bilhões.

Observe também que o alastramento da matança já tinha chegado a um quarto da terra durante a abertura do quarto selo (Ap.6:8), e muitos morreram durante as catástrofes das três primeiras trombetas (Ap.8:7-11), reduzindo mais ainda a população mundial.

A natureza desses demônios. (9:17-19)

Os cavalos têm cabeças de leão, caudas de serpentes venosas, e de suas bocas saíam fogo, fumaça e enxofre. Os cavaleiros vestiam couraças coloridas.

& 17 Na minha visão vi os cavalos e os seus cavaleiros. Os cavaleiros tinham no peito couraças vermelhas como fogo, azuis como safira e amarelas como enxofre. A cabeça dos cavalos era como cabeça de leão, e da boca deles saía fogo, fumaça e enxofre. 18 A terça parte da humanidade foi morta por estas três pragas: o fogo, a fumaça e o enxofre que saíam da boca dos cavalos. 19 Pois o poder dos cavalos está na boca deles e também no rabo. O rabo parecia uma cobra com a cabeça na ponta dele, e com ele os cavalos feriam o povo. (Ap.9:17-19 NTLH)

Esses demônios expressam a ferocidade de um leão, mas eles não precisam correr atrás de suas vítimas, pois espalharão fogo, fumaça e cheiro de enxofre por toda a parte. O veneno que feria o povo será mortal, pois ele tem o poder físico de matar as pessoas. O veneno que Satanás lança sobre as pessoas hoje em dia é espiritual, o qual pode afastá-las de Deus. Porém, naqueles dias, o veneno físico que será lançado contra a terça parte da humanidade, fará com que esta se afaste para sempre da presença do Eterno.

Seria de se imaginar que após cinco meses de sofrimentos, causados pelo “ai” anterior, a população da Terra se arrependeria de seus pecados, mas isso não aconteceu, provando o quanto o coração humano é duro, orgulhoso e egoísta.

No entanto, o que nós estamos lendo não tem o intuito de correção, e sim de vingança, pois esta cabe sempre a Deus e não a nós. Deus está vingando o Seu povo.

O que mais me impressiona neste capítulo não é a ação vingativa de Deus, mas os pecados que os homens persistem em praticar. Isso nós podemos ver nos dois últimos versículos.

A reação da humanidade. (9:20,21)

&  20 O resto da humanidade, isto é, todos os que não tinham sido mortos por essas pragas, não abandonou aquilo que eles haviam feito com as suas próprias mãos: eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que não podem ver, nem ouvir, nem andar. 21 Também não se arrependeram dos seus crimes de morte, nem das suas feitiçarias, nem da sua imoralidade sexual, nem dos seus roubos. (Ap.9:20,21 NTLH)

A adoração a demônios sempre anda lado a lado com a idolatria (cf. 1 Co.10:19-21), e para Deus, este era o principal pecado, do qual se desencadeiam os outros.

Além do mais, as pessoas não se arrependeram dos seus crimes de morte e roubos. Isso significa que a humanidade, nessa época futura, agirá com muita violência e maldade. Parece que a maldade será algo corriqueiro ou comum naquela sociedade. Repare como em nossos dias, muitas pessoas não se comovem mais ou nem ligam para esse estado de coisas também, mas aceitam a maldade como alguma coisa comum entre os seres humanos e muito pouco se faz para mudar.

O texto também nos fala que aquela sociedade vivia mergulhada em imoralidade sexual. Quando a idolatria, em todas as suas formas, se espalha na sociedade, tanto o crime aumenta como também todo tipo de imoralidade sexual, o que não deixa de ser comum em nossos dias! A razão disso é a falta de temor a Deus e à Sua Palavra. Todo idólatra não adora a Deus, mas a demônios e, com certeza, vive sob a influência deles.

O texto que estamos lendo nos fala que aquela sociedade praticava a feitiçaria. O termo traduzido por “feitiçaria” vem da palavra grega “pharmakia“, a qual significa “fazer uso de drogas”. Sempre foi costumeiro nos cultos pagãos o uso de drogas, pois era sob o seu efeito que surgiam muitas visões e atitudes estranhas. Basta observar nos dias atuais a expansão da cultura das drogas e não teremos dificuldades nenhuma de visualizarmos uma sociedade inteira mergulhada n
essa cultura no futuro.

Para falar a verdade, parece que tudo que está acontecendo em nossos dias não passa de um treinamento para o que sucederá no futuro. A humanidade está cada vez mais perdendo o respeito a Deus e para com o seu próximo, mas Deus continua realizando o Seu plano. Saiba que os pecados da humanidade, assim como os atos de Satanás, não poderão impedir o Senhor de cumprir a Sua vontade e decretos.

Como é importante que oremos pela Igreja atual! Que nós nos esforcemos para sermos e pertencermos à Igreja verdadeira, que não se enraíza em falsas doutrinas, as quais têm sido ensinadas em muitos lugares. Que nós respeitemos a Deus e nos apeguemos à Sua Palavra, a fim de guardá-la em nossos corações, para que não pequemos contra Ele.

Que nós paguemos o preço que for necessário neste momento, para que não soframos eternamente longe da presença do nosso Deus! Que nós tenhamos grande prazer em viver uma vida íntima com Jesus Cristo, a fim de que Deus se agrade de nós e nos dê a Sua misericórdia!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação