Skip to content Skip to footer

Apocalipse 9:1-12 – A quinta trombeta

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Apocalipse 9:1-12

Hoje eu não pretendo falar sobre todo o capítulo, mas sobre parte dele. Apocalipse 9 descreve dois exércitos temíveis, os quais serão soltos no devido tempo e terão a permissão para julgar a humanidade.

1. O exército que vem do abismo. (9:1-12)

Certa vez, Jesus foi à Gerasa e lá se deparou com um homem possuído por uma legião (multidão) de demônios. (cf. Lucas 8:26-39) Os demônios lhe pediram um favor:

& 30 Jesus perguntou a ele: – Como é que você se chama? – O meu nome é Multidão! – respondeu ele. (Ele disse isso porque muitos demônios tinham entrado nele.) 31 Aí os demônios começaram a pedir com insistência a Jesus que não os mandasse para o abismo. (Lucas 8:30,31 NTLH)

Esse abismo não se trata do lago de fogo – que será a “prisão” final de Satanás e de todos os seus seguidores, mas sim de parte do submundo oculto que se encontra sob a autoridade do Senhor. Neste momen­to, o exército temível já se encontrará encar­cerado nesse local, esperando pelo momento em que será solto.

A estrela que tinha caído do céu na terra. (9:1,11)

& Depois o quinto anjo tocou a sua trombeta, e eu vi uma estrela que tinha caído do céu na terra, e ela recebeu a chave do abismo. (Ap.9:1 NTLH)

João não vê a estrela cair, mas que ela havia caído do céu sobre a terra. É possível que essa estrela refira-se a Satanás. Ele é chamado de “Lúcifer”, que significa “esplendor” ou “estrela da manhã”. Jesus fez uma declaração:

& (…) eu vi Satanás cair do céu como um raio. (Lucas 10:18 NTLH)

O versículo 11 descreve essa estrela caída (Satanás) também como um destruidor. Ele é o rei dos demônios do Inferno.

& Eles tinham um rei que os governava, que era o anjo que toma conta do abismo. O seu nome em hebraico é Abadom e em grego é Apolião (isso quer dizer “O Destruidor”). (Ap.9:11 NTLH)

Do poço do abismo saiu fumaça. (9:2)

& A estrela abriu o poço do abismo, e dele saiu fumaça, como se fosse de uma grande fornalha. E o sol e o ar escureceram com a fumaça que saía do abismo. (Ap.9:2 NTLH)

O versículo 2 deixa claro que as criaturas saem da fumaça, mas ela, em si mesma, não representa as criaturas demoníacas. O abismo é um lugar de trevas e de fogo; ele, aqui é comparado a uma grande fornalha. As pessoas que brincam a respeito do Inferno não percebem como sabem pouco sobre os tormentos dele. Essas trevas horríveis lembram-nos a praga do Egito (Êx.10:21-29), em que se podia apalpar as trevas. A Bíblia ensina que Satanás é o príncipe das trevas.

Satanás não tem autoridade em si mesmo para liberar os demônios do abismo, mas recebeu Daquele (Jesus) que tem as chaves da vida e da morte (cf. Ap.1:18), para que soltasse as hostes demoníacas, a fim de atormentar a humanidade.

De dentro da fumaça saíram gafanhotos com o poder dos escorpiões. (9:3-10)

& 3 De dentro da fumaça saíram gafanhotos, que desceram sobre a terra e receberam o mesmo poder que os escorpiões têm. 4 “Foi dito aos gafanhotos que não fizessem estragos nas ervas, nem nas árvores, nem em qualquer outra planta; somente podiam ferir as pessoas que não tivessem a marca do sinete de Deus na testa.” 5 “Os gafanhotos não tiveram permissão para matar essas pessoas; eles podiam apenas torturá-las durante cinco meses. A dor que causavam nessa tortura era como a dor da picada de um escorpião.” 6 “Naqueles cinco meses as pessoas procurarão a morte, mas não a encontrarão; vão querer morrer, mas a morte fugirá delas.”

 7 Os gafanhotos pareciam cavalos prontos para a batalha. Na cabeça tinham uma coisa parecida com uma coroa de ouro, e a cara deles era como o rosto de um ser humano. 8 Os seus cabelos eram como cabelos de mulher, e os dentes eram como dentes de leão. 9 As suas couraças eram parecidas com couraças de ferro, e o barulho das suas asas era como o barulho de carros puxados por muitos cavalos quando correm para a batalha. 10 Os gafanhotos tinham rabos e ferrões como os de escorpiões, e era com os rabos que tinham o poder de ferir as pessoas por cinco meses. (Ap.9:3-10 NTLH)

Esses seres recebem orientações. (4,5)

O sofrimento das pessoas rebeldes a Deus. (6)

A descrição horripilante desses seres. (7-10)

  • Pareciam cavalos prontos para a guerra. (7) Valentia e destemor.
  • Tinham uma coroa de ouro nas cabeças. (7) Uma ordem real.
  • Possuíam rostos de seres humanos. (7) Inteligência e habilidades.
  • Seus cabelos eram como os de uma mulher. (8) Comprometimento a um noivo ou marido.
  • Possuíam dentes como os de leões. (8) Terrível voracidade.
  • Possuíam couraças parecidas a couraças de ferro. (9) Proteção contra a morte.
  • O barulho de suas asas. (9) Produzia um estrondo assustador.
  • Possuíam rabos e ferrões como os dos escorpiões. (10) Injeção de veneno doloroso.

João conclui esta parte deste capítulo dizendo:

& O primeiro “ai” já passou. Depois disso dois outros “ais” devem vir ainda. (Ap.9:12 NTLH)

Esse é o primeiro “ai”, e que período de tortura as pessoas da terra enfrentarão! É muito melhor conhecer a Cristo hoje e escapar da ira que está por vir!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação