Texto base:
2 Coríntios 11:1-3
1 Eu gostaria que vocês me suportassem mesmo quando sou um tanto louco. Por favor, me suportem! 2 O mesmo zelo que Deus tem por vocês eu também tenho. Porque vocês são como uma virgem pura que eu prometi dar em casamento somente a um homem, que é Cristo. 3 Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo. (2 Co.11:1-3 NTLH)
Diferente do Reino de Deus, o qual é construído sobre a Verdade, o sistema satânico se ergue sobre a mentira. Há quatro mentiras fundamentais, as quais foram pronunciadas por Satanás e que promovem a ruína espiritual e moral do ser humano.
1. Jesus denunciou a falsa religiosidade de Seus dias
Em Seus dias sobre a Terra, Jesus denunciou o sistema religioso como uma mentira, e seus líderes, como mentirosos. Sendo eles desonestos e, portanto, não transparentes, construíram um sistema religioso sobre o espírito do engano. A denúncia de Jesus foi tão violenta, que os chamou de filhos do Diabo. Eles eram filiais de Satanás, pois saciavam a si próprios, implantando as marcas da sua matriz ou fonte geradora.
Vocês são filhos do Diabo e querem fazer [i.e. têm prazer de fazer] o que o pai de vocês quer [i.e. tudo aquilo que o satisfaz]. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume [i.e. do que lhe é peculiar, característico], pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras. (Jo.8:44 NTLH)
Então, nós aprendemos que o Diabo é o pai de todas as mentiras, porque ele é a personificação da mentira. Nele não existe uma centelha da Verdade e, por isso, ele não pode estar do lado da Verdade. Ele sempre procurará arrebanhar para si todo tipo de pessoa das diferentes áreas da sociedade, a fim de que cooperem com ele na expansão de seus atributos ou características pessoais, ou seja, o engano.
Portanto, toda mentira contada por alguém, faz com que essa pessoa construa a sua vida fora dos alicerces da Verdade, e aos poucos, ela vai se tornando propriedade do Diabo, até que passe a se satisfazer na sua vontade maligna, pois sempre há um retorno terreno.
2. O Diabo procura manter as pessoas dentro do seu sistema, por meio da mentira
Quando Satanás consegue roubar a pessoa de Deus, o seu próximo passo é matar toda a Verdade alojada em sua mente e, por isso, ele traz a morte à vida, à alegria, à paz, à felicidade e à fidelidade, a fim de que essas coisas tenham uma aparência de verdade, mas contaminadas pela mentira. Ele mantém a pessoa dentro do seu sistema, no qual impera o orgulho, o egoísmo e os interesses pessoais.
O apóstolo Paulo falou sobre essas pessoas entre nós:
1 Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. 2 Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. 3 Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. 4 “Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus;” 5 parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente! (2 Tm.3:1-5 NTLH)
3. O Diabo, “o velho mestre das mentiras”, ainda está à solta e realizando os seus desígnios
Foi por causa da disposição em acreditar e se submeter à mentira satânica que a morte física entrou no mundo, a morte espiritual (perda da imagem e da glória do SENHOR, separação ou afastamento de Deus) entrou no homem e a morte eterna, na eternidade, isto é, o Inferno.
Satanás trabalha com quatro mentiras fundamentais e é a partir delas que as outras nascem e destroem as pessoas. O Diabo é um mestre na arte de contar mentiras e elas são proferidas por ele, de um modo muito inteligente, sutil, prudente e astuto. Vamos ler Gênesis 3:1:
A cobra [no hebraico, nachash – serpente, imagem de uma serpente] era o animal mais esperto [i.e. astuto, sutil, prudente] que o SENHOR Deus havia feito. Ela perguntou à mulher: — É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim? (Gn.3:1 NTLH)
A sutileza satânica é fazer com que a mentira tenha um som muito parecido à Verdade divina e ele a transforma em “meia-verdade”. A sua estratégia e fazer com que, primeiro, pensemos e acreditemos na sua meia-verdade, para que depois pratiquemos o que é errado, ou o que não é aprovado por Deus. Quando alguém crê em uma mentira, ela dominará a sua mente e, fatalmente, será praticada vez após vez.
Lembre-se de que o alvo do Diabo é roubá-lo de Deus; a seguir, afastá-lo Dele pelo sabor do engano e, finalmente, destruir a sua vida por completo na eternidade – no Inferno. Então, a luta do Diabo é contra a Verdade divina. Ele não pode lutar contra Deus, mas assim como foi capaz de enganar os anjos no Céu (vd. Ap.12:4-9), da mesma forma, tentará seduzir o cristão desatento.
4. Satanás, o adversário da Verdade divina, é o grande pregador da mentira
Na sua luta contra a Verdade, ele fará todo o possível para que o nosso conhecimento de Deus seja ínfimo, pequeno, reduzido e de pouca importância. Por que os cristãos não dão à Bíblia toda a importância que ela merece, sendo ela a Palavra de Deus escrita para nós? Porque muitos cristãos estão sendo influenciados pelo Diabo! O cristão só pode ter uma vida elevada e producente de acordo com o conhecimento que possui de Deus.
Satanás, o adversário da Verdade, é um grande pregador da mentira e procurará convencer a muitos a manterem o SENHOR fora de suas vidas, mesmo crendo Nele. (vd. Ap.3:20) O Diabo procura fazer com que não entendamos Quem Deus é, para depois, nos converter às suas ideias malignas. Nós estamos assistindo em nossos dias o seu trabalho na vida de líderes políticos, setores da sociedade, governos e países, estabelecendo uma luta constante contra o Cristianismo.
Enquanto estamos meditando neste momento, mais ou menos 250 milhões de cristãos estão sendo perseguidos pelo mundo. Nunca se viu tamanha perseguição contra o Cristianismo como em nossos dias! Não duvide, pois estamos vivendo um ataque violento contra o Cristianismo, no qual mais ou menos 100.000 pessoas estão sendo assassinadas por ano!
Essa pressão contra o Cristianismo só irá aumentar à medida que o retorno de Jesus se aproxima. Enquanto isso, nós vivemos uma verdadeira batalha espiritual, a fim de que a Verdade divina não se apague dentro de nossas mentes e corações.
Tenha ciência de que, de acordo com as palavras de Jesus, este mundo em que vivemos irá de mal a pior e, quando surgir o Anticristo, a população experimentará um período de três anos e meio de uma falsa paz e prosperidade; contudo, virão outros três anos e meio, mas de extremo terror, sem igual em todas as eras da Terra.
Satanás pode ter duas caras, mas nunca uma mente ambígua (com muito sentidos, incerta, imprecisa ou vacilante) e, como cristãos, nós conhecemos muito bem os planos dele. (vd. 2 Co.2:11) Seu plano é nos convencer a posicionarmos contra a Verdade divina e que acreditemos em uma vida de amizade com Deus, mesmo tendo como base o orgulho, o egoísmo e interesses próprios. Ele, mentirosamente, insufla a todos que digam: “Tenham fé, pois ainda veremos um mundo melhor!”
O apóstolo Paulo, sobre a falsa prosperidade mundana, diz o seguinte:
1 Irmãos, vocês não precisam que eu lhes escreva a respeito de quando e como essas coisas vão acontecer. 2 Pois vocês sabem muito bem que o Dia do Senhor virá como um ladrão, na calada da noite. 3 Quando as pessoas começarem a dizer: “Tudo está calmo e seguro”, então é que, de repente, a destruição cairá sobre elas. As pessoas não poderão escapar, pois será como uma mulher que está sentindo as dores de parto. (1 Ts.5:1-3 NTLH)
Então, este é o tempo em que precisamos nos firmar em Deus, por meio de Jesus Cristo, o nosso SENHOR. Este é o tempo de sermos dedicados a Deus e fazermos a Sua vontade neste mundo, pois foi para isso que fomos chamados por Ele.
Sabemos que estamos nos últimos dias do final dos tempos e as coisas diante dos nossos olhos se complicam a cada dia. Portanto, que não sejamos crianças espirituais, a ponto de cairmos nas mentiras de que Deus não é bom, que Ele não é confiável, justo e que recolheu a Sua mão para não ajudar o Seu povo.
Que nós não sejamos enganados pelo “pai da mentira”, mas que andemos na luz da Verdade, que é Cristo. Na próxima semana, continuaremos, se Deus permitir.
Que Deus nos abençoe!