Texto base:
2 Coríntios 11:1-3
1 Eu gostaria que vocês me suportassem mesmo quando sou um tanto louco. Por favor, me suportem! 2 O mesmo zelo que Deus tem por vocês eu também tenho. Porque vocês são como uma virgem pura que eu prometi dar em casamento somente a um homem, que é Cristo. 3 Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo. (2 Co.11:1-3 NTLH)
Na última terça-feira, nós aprendemos que o Diabo é o grande inimigo da Verdade divina e de todas as verdades. Jesus é a Verdade e o Diabo é o pai de todas as mentiras, pois ele é a personificação da mentira. Veja (assista ou ouça) os comentários sobre o texto base na meditação da terça-feira passada (06/10/2020).
Satanás sempre lutará contra a Verdade de Deus que foi semeada em nossas mentes, procurando, com isso, desestabilizar o nosso relacionamento com o SENHOR. Portanto, a sua luta não é contra Deus, mas contra a Verdade Eterna que reside na mente e na vida de Seus filhos.
Eu disse que Satanás (o adversário) usará 4 mentiras básicas para conduzir o ser humano, o qual foi criado por Deus para expressar a Sua imagem ou glória, à ruína ou à queda.
Mentira número 1: “Deus não é bom!”
Vamos ler Gênesis 3:1.
A cobra era o animal mais esperto que o SENHOR Deus havia feito. Ela perguntou à mulher: — É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim? (Gn.3:1 NTLH)
Em outras palavras: “Eva, será mesmo verdade o que Deus disse? Ele ordenou a vocês que não comessem das frutas de nenhuma árvore do jardim? Isso não é justo! Como Ele pode ser Bom ao ordenar tal atitude?”
O que Satanás (o adversário da Verdade) estava tentando fazer? Ele estava procurando fazer com que as emoções de Eva emergissem e, a partir delas, que ela pensasse negativamente sobre Deus. Satanás está agindo como o Diabo (o acusador), “acusando” a Deus de ser um tirano severo e cruel!
Para lutar contra a Palavra de Deus, Satanás contou a Eva uma mentira, distorcendo a Verdade divina. Vejamos o que Deus disse a Adão:
16 E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: — Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, 17 “menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.” [i.e. morte espiritual, afastamento do Criador] (Gn.2:16,17 NTLH)
Poucos reparam no objetivo da mentira satânica; entretanto, era iniciar um processo, no qual Eva perdesse o prazer do seu compromisso com Deus e da responsabilidade de ser obediente a Ele.
Nós somos de Deus, o Seu povo, e sempre deveríamos lembrar a nós mesmos de que o SENHOR é Deus. Portanto, que nós O sirvamos com alegria e que devemos nos aproximar Dele com canções que exaltem o Seu caráter e as Suas obras, pois o nosso Deus é Bom.
O Salmo 100 declara essa verdade:
1 Cantem hinos a Deus, o SENHOR, todos os moradores da terra!2 Adorem [i.e. sirvam, trabalhem para] o SENHOR com alegria e venham cantando até a sua presença. 3 “Lembrem que o SENHOR é Deus. Ele nos fez, e nós somos dele; somos o seu povo, o seu rebanho.” 4 Entrem pelos portões do Templo com ações de graças, entrem nos seus pátios com louvor. Louvem a Deus e sejam agradecidos a ele. 5 “Pois o SENHOR é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim.” (Sl.100 NTLH)
Muitos, hoje em dia, têm uma ideia sobre Deus como sendo cruel, vingador e que sempre está escondendo coisas boas de Seus filhos. Todavia, isso não é verdade, pois leiamos o que diz o salmista:
4 Que a sua felicidade esteja [i.e. buscar a sua felicidade em Deus, em Seu ser, em Sua perfeição, amizade e amor, viver tendo prazer Nele] no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. 5 Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará. (Sl.37:4,5 NTLH)
O que significa “Ele (Deus) lhe dará o que o seu coração deseja?”. O sentido é que teremos a disposição de pedirmos o que é apropriado por Deus. Trata-se do que nós realmente precisamos, para fortalecer o nosso prazer e felicidade Nele.
Então, os nossos desejos serão regulados pela finalidade de fazermos a Sua vontade, a fim de que fiquemos completamente satisfeitos. (vd. Mt.5:6) O nosso desejo é obtermos os recursos necessários provenientes da graça de Deus, a fim de fazermos a Sua vontade e vivermos para expressar a Sua glória.
Quando o nosso objetivo é buscar a nossa felicidade em Deus, nós nos sentimos seguros, confiantes e ousados neste mundo. Entretanto, quando colocamos a nossa felicidade em Deus em um segundo plano e os nossos interesses pessoais em primeiro, vivemos em um estado de insegurança, incertezas e dizemos: “Será que Deus me atenderá? Quando Ele responderá aos meus desejos?”
Vejamos o que o Salmo 84 (versos11 e12) tem a nos dizer:
11 O SENHOR Deus é a nossa luz e o nosso escudo. Ele ama e honra [i.e. dá recursos, e dignidade] os que fazem o que é certo e lhes dá tudo o que é bom. [i.e. o que é valioso, útil, excelente, apropriado, o melhor] 12 Ó SENHOR Todo-Poderoso, como são felizes aqueles que confiam em ti! [i.e. Oh! Como são seguros, confiantes e ousados aqueles que buscam a felicidade no SENHOR!] (Sl.84:11,12 NTLH)
Nestes versos, nós aprendemos que Deus é Bom, pois nos oferece tudo o que é valioso, útil, excelente e apropriado, a fim de vivermos com segurança, confiantes e ousados em um mundo inseguro.
O fato de Deus dizer “NÃO” a muitos dos nossos desejos pessoais não significa que Ele não seja Bom, mas um alerta, a fim de que ajudemos a nós mesmos a buscarmos o que realmente nos fará felizes. Quando Ele diz “NÃO”, a Sua negação é para que não destruamos nossas vidas.
Portanto, se o Diabo nos faz pensar negativamente sobre as ordens de Deus, ele já nos tem em suas mãos, pois já caímos na sua armadilha!
Que nós não duvidemos da bondade do SENHOR, pois, em todo o tempo, Ele é Bom!
Que Deus nos abençoe!