Skip to content Skip to footer

As quatro mentiras que levam o homem à ruína (Parte 3)

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Texto Bíblico:

2 Coríntios 11:1-3

1 Eu gostaria que vocês me suportassem mesmo quando sou um tanto louco. Por favor, me suportem! 2 O mesmo zelo que Deus tem por vocês eu também tenho. Porque vocês são como uma virgem pura que eu prometi dar em casamento somente a um homem, que é Cristo. 3 Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo. (2 Co.11:1-3 NTLH)

A minha proposta é ensinar que Satanás tentará estremecer a sua confiança em Deus. Ele procurará fazer com que você pense que tanto Deus como tudo o que Ele diz (na Bíblia) não são confiáveis e o instigará a substituir as Suas declarações pelas aspirações ou métodos humanos, a fim de enganá-lo a buscar ilicitamente uma vida de poder e de sucesso. Cuidado com as suas mentiras!

Eu estou mantendo as palavras de Paulo como o nosso texto base, para que você perceba que o ataque de Satanás será sempre direcionado contra a Palavra de Deus ouvida, aprendida e que está na mente humana.

Nós vimos que no primeiro ataque satânico à mente de Eva, no Jardim do Éden, ele procurou plantar uma dúvida (Gn.3:1) e, como eu disse anteriormente, Satanás é persistente no seu ataque. Você já deve ter observado como ele foi persistente ao atacar a mente de Jesus no deserto da Judeia, mas sem nenhum sucesso. (vd. Mt.4:1-11)

Quando os nossos pensamentos são atacados pelos espíritos malignos, o alvo deles é gerar aspirações ou ambições, por meio das emoções e sentimentos humanos, pois esses seres sabem que não podem nos obrigar que façamos o que não queremos.

O primeiro ataque visava acusar Deus de ser injusto e, na sequência, ele procurou fazer com que Eva reprovasse o SENHOR e se tornasse cética ou incrédula, quanto à bondade e aos propósitos divinos para o ser humano.

1. Deus é insubstituível e o mesmo se aplica às Suas exigências – (Gn.3:2-4)

2 A mulher respondeu: — Podemos comer as frutas de qualquer árvore, 3 menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos. 4 Mas a cobra afirmou: — Vocês não morrerão coisa nenhuma! 5 Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão [i.e. governantes, juízes, deuses] como Deus, conhecendo o bem e o mal. (Gn.3:2-4 NTLH)

Satanás está acusando Deus de ser orgulhoso, egoísta e de impedir que o ser humano desfrute do direito da escolha; portanto, seria Deus um tirano? É comum vermos pessoas com esse tipo de argumentação. Porém, saiba que qualquer pessoa que cause incredulidade em relação à autoridade, precisão, infalibilidade e autenticidade da Palavra de Deus está fazendo a obra do Diabo.

Satanás está provocando em Eva o desejo de substituir a Palavra de Deus por outros recursos, e estes, meramente humanos. Nos dias atuais, estamos substituindo o respeitoso pelo insultuoso ou desrespeitoso, a Verdade pela mentira, e tudo em nome da modernidade. Vejamos:

  • O serviço cristão (o culto e a celebração a Deus) tem sido substituído pelos shows e diversão “gospel” por muitos. (“Desse modo, mais pessoas estarão na reunião!”)
  • O louvor congregacional (quando toda a congregação canta) tem sido substituído por apresentações de grupos, bandas e conjuntos musicais, fazendo com que a “plateia” vibre freneticamente às suas apresentações. (“Desse modo, mais pessoas estarão na reunião!”)
  • Muitos ministros e pregadores se apresentam com palavras e trajes para receberem a simpatia e a aprovação pública. (“Desse modo, mais pessoas estarão na reunião!”)
  • A Palavra de Deus tem sido substituída por conceitos provenientes da PNL (Programação Neurolinguística); pelo “Coaching” (processos de aperfeiçoamento e treinamento); pelo Positivismo (que valoriza a ciência ou o conhecimento pela experiência como sendo verdadeiro, o materialismo e o mundo humano em detrimento da Teologia); pelas regras de Autoajuda e o Universalismo (crença que afirma que todos os homens estão destinados à salvação eterna, por causa da bondade de Deus). (“Desse modo, mais pessoas estarão na reunião!”)
  • O compromisso de se reunir presencialmente com os membros da Igreja tem sido substituído pelos encontros virtuais, através da internet. (“Desse modo, mais pessoas perceberão que a igreja não se prende a regras e está se modernizando!”)

Infelizmente, muitos se esquecem de que quem convence o pecador não são os métodos, mas o Espírito Santo, e é Deus Quem acrescenta à Igreja os que vão sendo salvos. (vd. Jo.16:8; At.2:47; Jo.6:44) Então, estamos substituindo o trabalho do Espírito de Deus pelos métodos humanos!

Eu sei que muitos não vão gostar do que estou expondo, mas o nosso declínio espiritual, a nossa falta de força e coragem, a nossa falta de compromisso com a Palavra de Deus em todos os seus aspectos, a qual fortalece a nossa mente e os nossos valores espirituais, provam o que estou dizendo!

A verdade é que estamos trocando o que é absoluto e imutável por considerações, razões e métodos mundanos, os quais são efêmeros. Os cristãos estão perdendo a confiança e a consciência sobre o que Deus já disse e, em vez da Palavra de Deus, o que importa são os números alcançados (quantidade) e não a qualidade.

Não concordando com as suas crenças, mas respeitando as convicções individuais, digo que o Islamismo é a religião que mais cresce no mundo atual, porém, seus adeptos conservam a sua originalidade! Eu não me refiro aos terroristas infiltrados no Islamismo, mas o praticante do verdadeiro Islam permanece disciplinado às práticas originais que lhe foram ensinadas. Os islâmicos confiam na efetividade da sua crença.

No entanto, o mesmo não se dá com o Cristianismo, pois tem trazido para o seu seio filosofias e práticas pagãs, ideologias sociais e políticas (Socialismo e Comunismo) como hábitos mundanos, achando que, desse modo, convencerá as pessoas a crerem em Deus. Na verdade, o que importa a muitos é a quantidade e não a qualidade. Nós não podemos substituir a Verdade pela mentira.

O apóstolo Paulo diz:

Não vivam [i.e. não se conformem, não se sujeitem, não se adéquem, não aceitem viver] como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme [i.e. sejam mudados de forma, transfigurados e transformados pela ação divina] por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom [i.e. saudável, útil], perfeito [i.e. que gera integridade, plenitude, sobriedade, maturidade] e agradável [i.e. que é aprovado e aceitável] a ele. (Rm.12:2 NTLH – leia depois 1 Jo.2:15; Ef.5:17; 1 Ts.4:13)

2. A Verdade absoluta Deus não deve ser substituída pelas filosofias mundanas

  • Não substitua a Verdade divina pelo “Relativismo”, cuja filosofia prega que não existe a Verdade Única, porque tudo é relativo ou casual (que depende do caso). A mentira: o Relativismo é mais confiável do que Deus e a Sua Palavra. A verdade é relativa e ela depende do momento.
  • Não substitua a Verdade divina pelo “Subjetivismo”, cuja filosofia se baseia em sentimentos e experiências emocionais. Muitos cristãos dizem: “Caso esteja sentindo paz, isso é de Deus!” Para essas pessoas, não importa o que a Palavra de Deus diz, mas o que sentem. A mentira: os sentimentos são mais confiáveis do que Deus e o que Ele diz.
  • Não substitua a Verdade divina pelo “Racionalismo”, cuja filosofia nega a vida de fé, pois se baseia somente no pensamento segundo a razão ou na lógica humana. Os pensamentos ou a mente divina deve se submeter à mente humana. A mentira: a lógica é mais confiável do que os pensamentos absurdos de Deus!
  • Não substitua a Verdade divina pelo “Pragmatismo”, cuja filosofia prega que a prática é melhor que a teoria. A mentira: Deus e a Sua Palavra são muito teóricos e, portanto, é necessário que se encontre métodos mais práticos e acessíveis.
  • Não substitua a Verdade divina pelo “Pós-Modernismo”, cuja filosofia prega a liberdade do que é formal, de legislações ou do rigor exigido, em nome de um estilo mais moderno ou atual de atuar. O Pós-Modernismo não acredita que há a Verdade Única, pois ela pode estar casualmente em qualquer lugar. Essa filosofia se associa ao “Relativismo”. A mentira: o que é verdade para alguns, não é para outros! Portanto, ser moderno e atual é melhor e mais confiável do que viver sobre os hábitos antigos, registrados na Palavra de Deus!

Eu espero que Deus tenha usado a minha vida para nos mostrar que devemos ser regidos pela inerrante e infalível Palavra de Deus, a inspiração divina que ensina pais e filhos a andarem com confiança sob os preceitos do SENHOR.

Satanás sempre procurou viver na clandestinidade (oculto), mas, nos dias atuais, ele está mostrando a sua cara e insuflando seus influenciados a agirem segundo a sua mentira. Ele está gritando que o Cristianismo é um incômodo ao progresso do mundo: “Fechem as igrejas ou as queimem; ordenem que os cristãos se calem; retirem certas páginas da Bíblia; processe-os; matem os cristãos, zombem deles, retirem os seus direitos de cidadãos, acabem com as suas liberdades, exerçam grande pressão sobre a sua fé e, muitos deles, deixarão de confiar em Deus e procurarão substituir o “Imutável” (Aquele que sempre é – Deus) pelo prazer pessoal (o qual é efêmero, de pouca duração).”

Que todos nós guardemos na mente o conselho e a advertência do apóstolo João:

15 Não amem o mundo [i.e. o que é mundano], nem as coisas que há nele [i.e. de caráter mundano, imoral, contrário aos preceitos de Deus]. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. 16 Nada que é deste mundo [i.e. que possui um caráter mundano] vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo. 17 “E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.” (1 Jo.2:15-17 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação