FAÇA DOWNLOAD:
1 João 4:1
Na semana passada, eu terminei uma série de meditações sobre “Como Deus Fala Conosco?”. Então, nós vimos que Deus nos fala das seguintes maneiras:
- Deus nos fala através da Sua Palavra;
- Deus nos fala por meio de ministros capacitados;
- Deus nos fala por meio de impressões;
- Deus nos fala através da dor.
Entretanto, uma das maneiras mais impressionantes de quando Deus fala conosco é quando Ele fala em nosso íntimo, por meio de impressões. O grande problema é discernir Sua voz em meio a elas! Como eu posso saber que Deus está falando realmente comigo? É muito fácil confundir os meus desejos com a vontade de Deus, pois a Bíblia ensina que Satanás também pode sussurrar aos nossos ouvidos.
Saiba que vivemos em meio a muitas vozes (de Deus, anjos, demônios e pregadores) e elas podem afetar seriamente nossas decisões em todas as áreas de nossas vidas, ou seja, o casamento, a carreira, amizades e até a nossa espiritualidade, isto é, o nosso compromisso com Deus. Seja por meio de impressões ou pregações, nós precisamos ter a certeza de que é Deus Quem está falando.
João declara o seguinte:
& “Meus queridos amigos, não acreditem em todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. Ponham à prova essas pessoas para saber se o espírito que elas têm vem mesmo de Deus; pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte.” (1 Jo.4:1 NTLH)
João adverte que não devemos acreditar rapidamente em todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. O sentido é que não devemos colocar prontamente a nossa confiança em uma mensagem qualquer que ouvimos, ainda que alguém diga estar falando pelo poder do Espírito Santo.
João nos dá uma ordem: “ponham à prova essas pessoas”, e o que isso significa? O sentido é que nós devemos verificar ou examinar à luz da Palavra de Deus o que ouvimos, tanto de seres espirituais quanto carnais. A finalidade dessa verificação é saber se elas são ou não instrumentos reais de Deus.
João nos dá o motivo para essa verificação: muitos falsos profetas estão falando em toda parte e todo cristão verdadeiro precisa lidar com essas vozes com zelo e responsabilidade, pois muitas delas provêm do espírito do mundo e não da parte de Deus.
Nesta reunião, eu pretendo falar sobre algumas maneiras que podem nos ajudar nessa verificação. Elas são como um filtro e estão interrelacionadas. Sendo assim, nós devemos tomar todo o cuidado para não escolhermos uma e rejeitarmos a outra, mas é necessário que o exame seja feito usando todas ao mesmo tempo.
Quando aplicadas corretamente, você poderá ter a certeza de que Deus está ou não falando com você e evitará muitos erros. Ao recebermos uma impressa interior, ou quando ouvimos uma mensagem de alguém é muito importante que façamos as perguntas corretas:
- Está de acordo com o que a Bíblia ensina?
- Leva-me a pensar e agir à semelhança de Jesus?
- Minha família espiritual confirma o que ouvi?
- É consistente com o propósito Divino para com a minha vida?
- É um assunto da minha responsabilidade?
- Traz convicções ou separação?
- Tenho segurança interior acerca do que ouvi?
1. Está de acordo com o que a Bíblia ensina?
Deus nunca contradiz a Sua Palavra escrita! Jesus disse o seguinte:
& O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre. (Lc.21:33 NTLH)
Deus nunca nos pedirá que desobedeçamos algo que está escrito nas Escrituras Sagradas. A Bíblia não diz para batermos ou espancarmos um político corrupto, como vem acontecendo nos nossos aeroportos, pois não devemos agir com vingança, pois esta pertence a Deus. Deixe-me dar um exemplo:
Antonio: “João, eu sei que ultim
amente você anda procurando um emprego.”
João: “João, Deus abriu uma porta de trabalho para mim e estou ganhando muito bem!”
Antonio: “No que você está trabalhando?”
João: “Eu estou trabalhando com pessoas interessantes. O problema é que eu não terei muito tempo para estar na igreja, estudar e meditar na Bíblia como antes.”
Antonio: “Mas que trabalho é esse?”
João: “Que fique entre nós: Eu estou trabalhando para uma associação um tanto à margem da lei.”
Antonio: “Você está louco? O Salmo 1 diz que nós não devemos nos associar a esse tipo de gente!”
João: “Eu sei, porém, esse Salmo foi escrito há muito tempo e para outra cultura. O mundo mudou e Deus está suprindo as minhas necessidades através desse trabalho! Ademais, a proposta que me foi feita era irrecusável! Minha família estava passando necessidade, eu orei e esta foi a porta que Deus me abriu.”
A Palavra do Senhor permanece para sempre e Seus princípios, tanto espirituais como morais, não mudam de ocasião para ocasião. A vontade de Deus já está expressa na Bíblia e quando você descobre que está transgredindo algum princípio espiritual e moral, não faça orações pedindo a permissão Divina para poder violar a Sua Palavra, que é eterna.
Se alguém me diz que devo ir à igreja no domingo, eu não preciso orar sobre isso, mas simplesmente vou. Eu não preciso orar para dar meu dízimo e ofertas, para falar com alguém que necessita da graça de Deus, para louvar o Senhor e ouvir com atenção a mensagem. Eu sei o que a Bíblia diz sobre essas coisas e ela é muito clara sobre tudo isso.
Eu sempre peço que vocês pensem sobre a importância de participarem de um grupo pequeno, pois nele todos têm a oportunidade de rever o que Deus tem falado. Eu não posso deixar de falar sobre a importância memorizar as Escrituras, pois Deus trará às nossas mentes os versículos necessários para que sejam usados em momentos específicos.
2. Leva-me a pensar e agir à semelhança de Cristo?
Paulo nos diz o seguinte:
& Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha. (Fp.2:5 NTLH)
Nós sabemos que as nossas ações resultam da maneira como nós pensamos, pois os nossos pensamentos dirigem nossas vidas. Tiago está dizendo claramente que a meta de Deus é que nós nos assemelhemos a Jesus Cristo, tanto em pensamentos como em ações. Ele não está dizendo que seremos deuses, mas que quando agimos à semelhança do Seu Filho Jesus, nós estamos sendo dedicados a Ele.
O que Deus espera de nós é que estejamos dentro de um processo espiritual, onde o caráter de Cristo seja refletido através de nossas vidas, em diferentes circunstâncias pelo poder do Espírito Santo. O apóstolo Paulo fala sobre essas características em Gálatas 5:23.
& 22 (…) o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, 23 a humildade e o domínio próprio. (…) (Gl.5:22,23 NTLH)
Essas são as qualidades que Jesus demonstrou através da Sua vida, enquanto esteve neste mundo e, se Ele vive em nós, procuraremos expressá-las também.
Há pessoas que vivem o tempo todo orando para poderem amar, demonstrar alegria espiritual e submissão a Deus, a terem paciência, a agirem com bondade, a serem fiéis, obedientes, humildes e a controlarem seus ímpetos. Será que eu preciso orar sobre essas coisas? Na verdade, eu preciso praticá-las!
Perceba que essas características de Jesus Cristo não são aplicadas individualmente. Por exemplo: Quando você vai praticar o amor cristão para com o seu inimigo é necessário expressar alegria ou prazer nessa atitude, por estar obedecendo a Palavra de Deus. Além do mais, a paciência é necessária, assim como a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. Então, não basta escolher uma e rejeitar as outras.
Toda pessoa que quer
andar com Deus precisa conhecer a Sua sabedoria. No livro de Tiago, nós encontramos a seguinte declaração:
& Mas se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. (Tg.1:5 NTLH)
O verbo “dar” se encontra no gerúndio, o que quer dizer que Deus “está dando” a Sua sabedoria porque ele é bondoso. Essa sabedoria se encontra dentro de todo aquele que anda com Ele por meio de Jesus Cristo e do poder do Espírito Santo e da Palavra de Deus.
Essa sabedoria Divina tem por finalidade fazer com que nos assemelhemos a Cristo em pensamentos, palavras e ações. Tiago diz no capítulo 3:
& 13 Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. 14 Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. 15 “Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica.” 16 Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. (Tg.3:13-16 NTLH)
Repare que Tiago está dizendo que a pessoa sábia e inteligente é provada pelo seu comportamento e ações. Ele ensina também que suas atitudes têm como base a humildade e a sabedoria. A humildade significa que não podemos tomar atitudes corretas sem a ajuda do poder do Reino de Deus; portanto, a pessoa humilde será sempre dependente Dele.
Reparemos também que no verso 14 Tiago fala do nosso coração, ou seja, da nossa mente. Se ela está cheia de inveja, amargura e egoísmo, viveremos com base nesses sentimentos e, portanto, não devemos ir contra a verdade Divina que nos condena. Ele ensina que esse tipo de pessoa não deve elogiar a si mesma, dizendo ser sábia.
O verso 15 revela uma verdade: Esse tipo de comportamento não vem do céu, mas do ser humano, que está afastado da verdade de Deus e que se torna um instrumento de influência diabólica. Imagine o mal que essa pessoa pode causar na família, nos relacionamentos, no local de trabalho e na própria Igreja! Esse tipo de pessoa só cria confusão, pois ela expressa o que tem em seu interior. Ela expressa a sua falta de dependência e sabedoria Divina.
Nós falamos sobre a importância da humildade, mas e a sabedoria do Céu? Como ela é? Tiago nos diz:
& Entretanto, a sabedoria que vem do céu primeiro que tudo é pura e cheia de calma brandura. Depois, é amante da paz e cortês. Tolera o debate e está pronta a submeter-se aos outros; é repleta de misericórdia e de boas obras. É cordial, correta e sincera. (Tg.3:17 NTLH)
Reparemos que a sabedoria que vem do Céu não é egoísta, e podemos assim afirmar pela definição que Tiago dá a respeito dela. Toda vez que Deus falar conosco, nas suas diferentes maneiras, Suas palavras jamais visarão a nossa promoção pessoal e ambição egoísta.
A Palavra de Deus promove a harmonia e não o conflito. Logicamente, eu estou tratando de relacionamentos interpessoais e, ao estudarmos a Bíblia, nós vemos que existiram vários conflitos entre os homens de Deus com aqueles que procuravam influenciar o Seu povo a se afastar Dele, por meio de doutrina e ideias erradas.
Caso você esteja gerando conflitos com seus familiares, irmãos na fé e colegas de trabalho, avalie o seu comportamento à luz da Palavra de Deus e segundo as palavras de Tiago. Jesus, em várias ocasiões, foi duro com os religiosos fanáticos, porém, Ele sempre foi amável e cordial com os Seus discípulos.
Nós nunca devemos nos esquecer de que a sabedoria Divina é repleta de misericórdia e, portanto, ela não nos leva a termos um espírito vingativo, de ódio e condenatório. Ela não trata as pessoas como inferiores, mas procura nos levar a servir e ajudar as pessoas, pois ela se submete a outros.
Então, diante de qualquer situação, pergunte: Jesus faria isso? O que estou ouvindo condiz com o que a Bíblia ensina? O que ouço me faz semelhante a Cristo, no modo de pensar, falar e agir? O que Jesus faria se estivesse no meu lugar?
Na semana que vem, e se Deus permitir, continuaremos a meditar sobre esses princípios, os quais podem nos ajudar a discernirmos a voz de Deus.