Skip to content Skip to footer

Como ser aprovado por Deus nas aflições

 

(Walter de Lima Filho – Domingo – 28/10/2012)

 

SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:

mp3 pdf pps

 

Tiago 1:2-8

Por que existe tanto sofrimento neste mundo se ele foi criado por um Deus que é amor? Como nós devemos agir em momentos de adversidade?

Antes de tudo, você é como os que dizem: “Se Deus é amor, por que Ele permite que eu sofra?” Como aqueles que acreditam que enfrentam lutas, porque Deus não está envolvido no mundo que Ele criou e que todos estão entregues à própria sorte? Ou como aqueles que dizem que são vítimas do destino ou do acaso? Vejamos algumas fontes de sofrimento:

1. Nós mesmos. Quando tomamos decisões erradas e que não se alinham aos planos e propósitos de Deus.

2. Outras pessoas. Quando elas são responsáveis pelo sofrimento de terceiros.

3. O mundo decaído. Nós mesmos criamos uma sociedade malvada e pecaminosa.

4. Satanás. Ele não é uma mitologia, mas um ser real que tentou Jesus no deserto, que falou com Ele e que é o adversário de toda a verdade. (cf. Mt.4:1-8)

5. Deus. Algumas lutas que enfrentamos são permitidas por Ele, para que a obediência, paciência, amor, discernimento e maturidade sejam alcançados. Isso tudo gera sabedoria – a capacidade para enxergar a vida com os olhos de Deus.

Expulsar demônios não é tão difícil, mas lidar com pessoas que os abrigam complica um pouco, pois é necessário discernimento espiritual para localizá-los. Lidar com o ego das pessoas é muito mais difícil. É necessário ter sabedoria para lidarmos com o orgulho pessoal que é o “útero” de todos os nossos demônios!

Muitas vezes, quando alguém se encontra em alguma dificuldade, logo diz se tratar de um castigo Divino, culpando a Deus ou noutras vezes, a terceiros. Existem aqueles que logo desabam, por se acharem impotentes e derrotados e vão buscar alívio e solução em lugares e métodos errados, enredando-se em ensinos fantasiosos. Há ainda, aqueles que julgam a si mesmos, acreditando que Deus os predestinou para serem eternos sofredores!

Como entender quando pedimos a Deus para que Ele nos livre dos sofrimentos e isso não acontece? Ocorre que a nossa fé precisa ser provada, para que ela seja genuína e mais forte. Não é verdade que vida está cheia de dificuldades e tentações? Então, como nós devemos agir em momentos de adversidade? (Tg.1:2-8)

1. Com alegria por termos recebido de Jesus a mesma “fé” que Ele possuía. (2)

2. Devemos crer que quando a nossa fé vence as provações, ela produz perseverança. (3)

3. A nossa perseverança deve amadurecer e isso produzirá em nós maturidade, uma vida

correta e a capacidade para enfrentarmos qualquer outra situação. (4)

A. Portanto, a perseverança nunca nos desvia dos problemas.

4. Quando não sabemos como agir, nós devemos pedir a Deus “sabedoria”; isto é, o Seu modo de enxergar a situação e receber Sua direção. (5)

A. Nós devemos crer que Deus está sempre pronto para nos dar sabedoria.

B. Creiamos que Deus é Generoso; isto é, Ele não nos pune por não sabermos como agir, mas se entristece quando não queremos depender Dele e O substituímos por outras coisas sem nenhum sentido bíblico.

5. Devemos pedir a sabedoria Divina com fé e não duvidarmos de modo nenhum. (6)

6. Em um espírito de incredulidade, nós não receberemos nenhuma direção Divina e nos mostraremos inseguros, como dependentes de qualquer método ou pessoas. (7,8)

Lutas e feridas são inevitáveis enquanto estivermos na Terra, mas podemos escolher como reagir a elas. Podemos reagir de forma negativa, ou podemos confiar em Deus e enfrentá-las como aprendemos, enquanto o Espírito de Deus age em nossas vidas. Antes de correntes e campanhas, obedeçamos ao que a Palavra de Deus n
os ensina e confiemos nela. Nós seremos muito mais abençoados.

icon biblia Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que O amam. (Tg.1:12 NTLH)

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação