Skip to content Skip to footer

Confie na sabedoria de Deus

Texto base:

2 Coríntios 5:7

Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos. (2 Co.5:7 NTLH)

Paulo estava ensinando que, quando morrermos e deixarmos este corpo, nós receberemos um corpo maravilhoso novo no Céu, um lar que será nosso eternamente, feito para nós pelo próprio Deus, e não por mãos humanas. Por isso, no verso anterior, ele diz que enquanto vivemos neste corpo mortal estamos longe do nosso “Lar Eterno”, e como ele ansiava para já estar naquele lugar!

Paulo, no contexto do nosso texto base, compartilha um princípio espiritual que todo cristão que vive pela fé precisa ter em mente, a fim de obter a força divina para viver sob a Sua vontade neste mundo caótico e opressor.

Porque vivemos [i.e. «nós andamos ou nos conduzimos para fazermos uso das boas oportunidades»] pela fé [i.e. «nós vivemos para Deus com confiança Nele, sendo confiáveis a Ele, procurando fazer a Sua vontade»] e não pelo que vemos [i.e. «e não nos comportamos influenciados pelo modo como as coisas se apresentam a nós»]. (2 Co.5:7 NTLH)

Muitos cristãos entendem a fé como um instrumento que lhes dá a capacidade para viver de modo tranquilo e próspero neste mundo. Esta é a conclusão que alguns têm sobre a vida de fé devido às informações positivistas que recebem e absorvem. No entanto, esse entendimento, à primeira vista, pode parecer verdadeiro, mas ele pode ser enganoso.

Ele é enganoso porque pode levá-lo a desvios bíblicos e fazer com que você tome decisões equivocadas, contrárias ao que Deus pretende fazer tanto na sua vida como através dela. É seu dever, como cristão, examinar cuidadosamente as informações que chegam à sua mente, pois, muitos que se dizem cristãos nos dias de hoje agem por objetivos pessoais, os quais, muitas vezes, não correspondem aos de Deus.

1. Quem vive pela fé, decide por Deus e pelos Seus propósitos

Ao optar por Deus, mesmo em situações traumáticas, significa que você escolheu confiar nos Seus ensinamentos, poder, sabedoria e propósitos à sua vida, em vez de depender do que seus olhos gostariam de ver. Isso envolve uma confiança profunda e inabalável em Deus, mesmo quando as coisas parecem difíceis e traumáticas.

Jesus, em oração, disse:

“Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice de sofrimento [i.e. da desonra, humilhação, vergonha]! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres.” (Mt. 26:39 NTLH)

O que era o “cálice de sofrimento” que Jesus viu? Foi o desejo dos religiosos e dos romanos de desonrá-Lo, humilhá-Lo e envergonhá-Lo, a fim de que as pessoas perdessem a confiança Nele e abandonassem os Seus ensinamentos. Jesus viu a Sua vida coberta de desonra, humilhação e vergonha. Esse desejo perverso, por parte de vários pensamentos, permanece vivo nos dias de hoje, tanto dentro como fora das igrejas.

Todavia, se a sua confiança é verdadeira, você poderá dizer como disse o salmista Davi:

“Tu, ó SENHOR Deus, és tudo o que tenho [i.e. é a minha porção ou a terra da minha herança e do meu cálice das bênçãos eternas]. O meu futuro está nas tuas mãos; tu diriges a minha vida [i.e. Deus dirige a minha vida de modo seguro quando me apego à Sua sabedoria].” (Sl.16:5 NTLH)

2. Confie na sabedoria de Deus e desfrute tanto da Sua vida como do Seu poder

A razão de Deus guiá-lo pela Sua sabedoria é para que você desfrute do poder da Sua vida e que ela seja expressa por meio das suas ações. Aquele que alcançou a sabedoria divina nos diz:

Os que se tornam sábios são felizes [i.e. bem-aventurados, abençoados pelas ações de Deus], e a sabedoria lhes dará vida [i.e. a sabedoria é como uma árvore que produz frutos e o que come dos seus frutos se encherá de vida]. (Pv.3:18 NTLH)

A sabedoria divina concede a capacidade de reconhecer a presença do Deus Vivo em todas as situações, pois ela revela o conhecimento que você tem Dele. A regra é simples: busque conhecer e seguir as instruções divinas registradas na Sua Palavra e entenda que a sabedoria se dá pela prática das Instruções que aprendeu. Dessa forma, mesmo nos momentos mais difíceis e incertos, você saberá como agir segundo a vontade do Eterno, experimentando e compartilhando a Sua vida.

Por essa razão, a sabedoria divina, em muitos momentos, torna-se uma inimiga às suas capacidades humanas, pois ela sempre o direcionará a confiar em Deus e não em si mesmo. Sendo o conhecimento de Deus a base para se adquirir a sabedoria do Alto, ambas lhe darão a capacidade para confiar no poder do Eterno. Quanto mais você a coloca em prática, mais a sua confiança em Deus se fortalece e, com toda a certeza, mais você O verá.

Tiago ensina que se você estiver passando por provações ou situações difíceis e está incerto sobre como agir, coloque-se confiantemente na presença de Deus e, humildemente, peça pela Sua sabedoria; Ele, com grande alegria, lhe dará. (vd. Tiago 1:5,6) No entanto, não seja precipitado a fazer declarações positivistas, mas apenas siga o poderoso Espírito de Deus.

Há algo que você também precisa lembrar: toda vez que você age pelo poder do Espírito de Deus, o resultado das suas ações será a manifestação da vida e do poder Dele. Um exemplo do que estou falando aconteceu com Paulo e Silas, que estavam presos injustamente em uma cadeia fétida em Filipos.

3. Creia que Deus nomeia de oportunidade o que você denomina como o “fim de tudo”

25 Mais ou menos à meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus, e os outros presos escutavam. 26 De repente, o chão tremeu tanto, que abalou os alicerces da cadeia. Naquele instante todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam os presos se arrebentaram. (At.16:25,26 NTLH)

Paulo e Silas, antes de serem jogados para dentro daquela prisão de forma injusta, foram surrados. Suas feridas poderiam infeccionar e se espalhar pelos seus corpos devido à falta de higiene das prisões romanas. Aquela situação poderia representar, para ambos, o fim de linha.

Mas o que nós consideramos como sendo o fim da linha, Deus pode estar dizendo que não, mas o começo de um novo tempo ou uma nova oportunidade para Ele expressar a Sua grandeza e poder, através dos que Nele estavam confiando e agindo pela Sua sabedoria.

A sabedoria divina é estranha para muitos em suas ações, pois, em certas passagens bíblicas, Deus pediu aos Seus filhos que orassem a Ele, mas que se aquietassem e vissem o Seu poder lhes dando um grande livramento. Em outras vezes, Ele os chamou à guerra e os impediu de guerrear, mas pediu que O assistissem dando cabo de seus inimigos. Em outras oportunidades, Seus filhos foram chamados para lutar contra seus adversários, tendo a certeza da vitória.

Você já leu sobre o rei Josafá, que sentindo forte medo, pediu a Deus que o ajudasse na luta contra um exército muito mais poderoso do que o que ele possuía? Então, o Espírito de Deus usou Jaaziel para dizer que o rei e todo o povo não temessem o enorme exército, pois, pela razão de o SENHOR estar com eles, não teriam de pelejar e veriam o grande livramento de Deus em favor do Seu povo. (vd. 2 Crônicas 20) O rei Josafá pediu que os cantores vestissem as roupas sagradas e cantassem na fronte da batalha: “Louvem a Deus, o SENHOR, porque o seu amor dura para sempre.” (cf. 2 Crônicas 20:21 NTLH)

Paulo e Silas tiveram em suas vidas uma experiência semelhante à do rei Josafá, mas, em vez de verem a morte de seus inimigos, eles ofereceram a vida de Cristo a eles. O carcereiro viu o que aconteceu e, impactado com o que havia visto e ouvido, pediu uma luz, entrou na cela e se ajoelhou aos pés de Paulo e Silas, perguntando: “Senhores, o que devo fazer para ser salvo?” (cf. Atos 16:29 NTLH) Então, eles responderam: “Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e as pessoas da sua casa.” (cf. Atos 16:31 NTLH)

O que parecia ser o fim de tudo, Deus, por meio das ações sábias de Paulo e Silas, deu a todos os envolvidos nessa passagem a oportunidade de verem o Seu poder e mudarem de vida. Deus quer usar a sua vida para levar a vida de Cristo a outras pessoas – amigos e inimigos.

Eu não conheço as suas lutas, seus sofrimentos, fragilidades e suas tristezas, mas aprenda a tirar o foco dessas coisas e decida confiar em Deus e nos Seus propósitos à sua vida. Creia que, seguindo as Instruções do Eterno, você O verá agindo com grande poder. Nunca diga que tudo chegou ao fim, enquanto o Eterno pretende usá-lo para trazer a outras pessoas a Sua Glória poderosa e eterna.

Ore, cante, obedeça, resista e, humildemente, apresente-se a Deus como um cristão útil aos Seus propósitos, a fim de abençoar a muitos com a salvação e a vida de Cristo Jesus.

Que Deus nos abençoe!

Reflita:

  • Como podemos aplicar o conceito de “viver pela fé” em nossa vida diária, segundo o texto base?
  • Quais são as vantagens de confiar em Deus em vez de depender apenas do que vemos e experimentamos em nossas circunstâncias atuais?
  • Em que áreas de nossas vidas precisamos confiar mais em Deus e menos em nossa própria capacidade ou no que vemos?
  • Todo sofrimento injusto produz desonra, humilhação e vergonha. Como Jesus lidou com esse tipo de injustiça? O que a maioria das pessoas faz?
  • No Sl. 16:5, que verdade o salmista diz acerca de Deus e como ele vivenciava a sua declaração de fé?
  • Segundo Pv. 3:18, o que a sabedoria divina traz àquele que a busca?
  • Que preceito ou regra deve ser usado por aquele que deseja a sabedoria do Alto?
  • Qual é a finalidade de Deus pedir que nós atuemos tanto pela Sua sabedoria como pelo poder do Seu Espírito?
  • Por que a sabedoria divina é estranha para muitos em seus aspectos? Você teria alguma experiência pessoal em que foi estranha e sobrenaturalmente ajudado por Deus?
  • A experiência de Paulo e Silas na prisão em Filipos se assemelhou à qual passagem do Velho Testamento?
  • Quem deve determinar quando será o final de tudo na sua vida? Enquanto esse dia não chega, como você deve proceder para a glória de Deus?
Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação