FAÇA DOWNLOAD:
Zacarias 1:1-5
Texto Bíblico:
& 1 No oitavo mês do segundo ano de Dario como rei da Pérsia, o SENHOR Deus falou com o profeta Zacarias, filho de Baraquias e neto de Ido. O Deus Todo-Poderoso mandou que ele dissesse ao povo o seguinte: 2 – Eu, o SENHOR, fiquei muito irado com os seus antepassados. 3 Portanto, agora eu digo a vocês: Voltem para mim, e eu, o SENHOR Todo-Poderoso, voltarei para vocês. 4 Não sejam como os seus antepassados, que não deram atenção aos profetas antigos quando eles anunciaram esta minha mensagem: “O SENHOR Todo-Poderoso ordena que vocês deixem de ser maus e que abandonem as suas maldades.” Mas eles não me obedeceram. 5 E agora onde estão os seus antepassados? E será que aqueles profetas ainda estão vivos? (Zc.1:1-5 NTLH)
Perguntas sobre o texto:
- O que Deus mandou que o profeta Zacarias fizesse? (v.1)
- Que mensagem ele deveria entregar ao povo da parte de Deus? (vs.2-5)
- Qual era o sentimento de Deus com relação aos antepassados daquela geração? (v.2)
- Qual é o primeiro pedido “condicional” de Deus àquele povo? (v.3)
- Então, qual é a condição para que o filho de Deus receba tanto a Sua ajuda como a Sua presença? Qual foi o segundo pedido Divino ao povo? (v.4)
- Qual foi o erro que aqueles antepassados cometeram e que nós devemos evitar? (v.4)
- Qual foi a mensagem que os antepassados rejeitaram? (v.4)
- Eles obedeceram? (v.4)
- A ideia do verso 5 é que tanto a geração passada como os profetas que a alertou sobre seus erros não existiam mais.
O grande problema dos antepassados daquela geração foi o orgulho e o egoísmo. Na verdade, o pecado ou a vida de pecados sempre se sustenta sobre essas duas atitudes.
1. A condição do homem antes da sua conversão a Cristo é a de puro egoísmo.
- Egoísmo é considerar a felicidade pessoal como o objetivo máximo.
- O egoísta busca o tempo todo o seu próprio benefício.
- O egoísta coloca os seus interesses pessoais acima de tudo, inclusive, de Deus.
- O egoísta está sempre competindo para ser o melhor e não se preocupa com os valores morais e espirituais. Ele os deixa de lado, a fim de alcançar os seus interesses pessoais.
- É óbvio que a humanidade se encontra nesse estado.
Jesus disse:
& 36 O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? 37 Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida. 38 Portanto, se nesta época de incredulidade e maldade alguém tiver vergonha de mim e dos meus ensinamentos, então o Filho do Homem, quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos, também terá vergonha dessa pessoa. (Mc.8:36-38 NTLH)
2. Aprenda que uma das características principais do verdadeiro convertido é a generosidade ou benevolência.
- Um indivíduo convertido é generoso ou benevolente, ou seja, ele pensa no próximo e, portanto, não é dominado pelo egoísmo.
- O cristão generoso ou benevolente deseja o bem a outros, em Cristo Jesus.
- Nós lemos e aprendemos que Deus é amor, Ele é generoso ou benevolente; portanto, o convertido verdadeiro deve se assemelhar a Deus nesse aspecto, pois a imagem de Deus foi restaurada na sua vida no momento da sua conversão e vai se aperfeiçoando na medida em que ele age à semelhança de Cristo.
Leia o conselho de Paulo ao jovem pastor Timóteo:
& 17 Aos que têm riquezas neste mundo ordene [aconselhe] que não sejam orgulhosos [altivos, arrogantes] e que não ponham a sua esperança nessas riquezas [na abundância de posses materiais], pois elas não
dão segurança nenhuma. Que eles ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade, para o nosso prazer! 18 Mande que façam o bem [pratiquem a Graça], que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm. 19 Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro. E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida. (1 Tm.6:17-19 NTLH)
Continuaremos na próxima semana, se Deus permitir.
Deus nos abençoe!