Skip to content Skip to footer

Construídos para construir e preparados para preparar

Texto base:

1 Pedro 2:4-6 / Efésios 4:11-12)

Nas últimas semanas, temos aprendido com o nosso pastor Walter sobre a razão de estarmos em Cristo e também sobre a importância de vivermos de acordo com a Forte Luz, que é Cristo. Dentre os muitos ensinamentos que recebemos, um deles é que a fé exige de nós ações, obras, uma vida útil, frutos, e estas ações devem testificar nossa fé em Cristo ao mundo, a fim de que as pessoas glorifiquem a Deus.

Já no dia 01/08/2023, o pastor Fausto tratou sobre o assunto: “Viva os ciclos da saúde e maturidade espiritual”, quando fomos alertados sobre a importância de aprendermos com outros irmãos na fé e nos dispormos a ensinar humildemente, pelo desejo de servir os outros. Essa ação é um ciclo e não devemos interrompê-lo.

Este foi um pequeno resumo do muito que temos aprendido em nossa família espiritual. O motivo de eu ter relembrado estes princípios é porque eles nos mostram o quanto temos sido alertados por Deus sobre o momento em que estamos vivendo e também por Ele estar nos preparando para situações futuras.

Percebo que, assim como Noé, Deus conta conosco para que nos preparemos para o Juízo deste mundo. Devemos estar dispostos a construir uma “Barca” espiritual, que é a Igreja do Senhor Jesus, de acordo com a orientação que Deus nos dá, só que neste caso nós seremos tanto os construtores da “Barca” como também as peças que dão forma e compõem a construção.

Para entendermos melhor o que quero dizer, vamos ler os textos bíblicos que dão base para esta reflexão:

04 Cheguem perto dele (Cristo), a pedra viva que os seres humanos rejeitaram como inútil, mas que Deus escolheu como de grande valor. 05 Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite.06 Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Eu escolhi uma pedra de muito valor, que agora ponho em Sião como a pedra principal do alicerce. Quem crer nela não ficará desiludido.” (1 Pedro 2:4-6 NTLH)

11Foi ele (Cristo) quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja.12 Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. (Efésios 4:11-12NTLH)

Podemos observar que estes textos revelam que nós temos pelo menos duas funções para Deus na expansão do Seu Reino, que são:

(1 Pedro 2:4-6) – Deus quer nos usar para Sua Glória na construção da Sua Igreja. Ele quer nos transformar em pedras vivas, a fim de que nossas vidas sejam dedicadas em cumprir os Seus propósitos, construindo assim um Templo Espiritual (A Igreja). Primeiro Deus precisa dar da Sua Vida para que sejamos espiritualmente vivos, e depois Ele nos coloca apoiados em Cristo, a nossa Pedra viva fundamental, que serve de alicerce para toda a construção da Igreja como um Templo dedicado a Deus.

(Efésios 4:11-12) – Deus nos concede Suas capacitações e dons espirituais por meio do Espírito Santo, a fim de sermos preparados para o serviço cristão. Sendo assim, se formos fieis a essas dádivas, seremos úteis na obra do Senhor e continuaremos a missão de Cristo sobre a Terra com a finalidade de construirmos o Seu Corpo, que é a Igreja.

Portanto, eu creio que Deus nos convoca a sermos construídos para construir e preparados para preparar. Esses trechos das Escrituras que acabamos de ler são muito abrangentes e poderíamos ficar horas a fio extraindo muitos ensinamentos. No entanto, pretendo conduzir nossa reflexão para responder pelo menos cinco questões, que são:

  • Como a Igreja de Cristo é construída?
  • Como Deus chama Sua Igreja e como Ele a prepara para o serviço cristão?
  • Para quais fins os cristãos devem utilizar seus dons e capacitações que receberam de Deus?
  • O que acontece com a Igreja e com as pessoas que por Ela são influenciadas quando os cristãos NÃO UTILIZAM seus dons da maneira como Deus exige?
  • O que acontece com a Igreja e com as pessoas que por Ela são influenciadas quando os cristãos UTILIZAM seus dons da maneira como Deus exige?

 

1. CHEGUE PERTO DE CRISTO, A PEDRA VIVA, E RECONHEÇA O SEU GRANDE VALOR (1 Pedro 2:4,6)

04 Cheguem perto dele (Cristo), a pedra viva que os seres humanos rejeitaram como inútil, mas que Deus escolheu como de grande valor.(…)06 Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Eu escolhi uma pedra de muito valor, que agora ponho em Sião como a pedra principal do alicerce. Quem crer nela não ficará desiludido.” (1 Pedro 2:4,6 NTLH)

Antes de tudo, Jesus quer restaurar e sustentar nossa amizade com Deus. Ele quer nos perdoar e nos limpar para que sejamos úteis aos propósitos divinos, capacitando-nos pelo seu Espírito Santo. Jesus tomou a iniciativa e veio nos resgatar, mas nós precisamos chegar perto Dele e permanecermos Nele (vd. Hebreus 10:19-22). Cristo ofereceu Sua vida em nosso favor, e se nós quisermos experimentar da Vida que flui Dele, a Pedra Viva, precisamos também nos oferecer para Deus e Sua obra.

2. PERMITA O TRABALHO DE DEUS TANTO EM SEU INTERIOR COMO POR MEIO DE VOCÊ PARA A CONSTRUÇÃO DA IGREJA (1 Pedro 2:5)

05 Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite. (1 Pedro 2:5 NTLH)

Quando oferecemos o nosso coração para que Deus realize a Sua obra em nosso interior, Ele nos capacita para fazermos a obra do Seu Reino. Por isso, pela misericórdia e ajuda divina, nós conseguimos enxergar o Reino de Deus e podemos decidir ingressar Nele. Deus espera que permaneçamos no Seu Reino e trabalhemos em favor Dele nesta Terra e isso para que tanto nós como também outras pessoas desfrutem da vida do Céu.

01 Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.02 Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. (Romanos 12:1-2 NTLH)

3. DEUS NOS ESCOLHEU PARA CONSTRUIRMOS O CORPO DE CRISTO (A IGREJA), E POR ISSO NOS DOTOU COM SEUS DONS E CAPACITAÇÕES ESPIRITUAIS (Efésios 4:11-12)

11Foi ele (Cristo) quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. 12Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. (Efésios 4:11-12 NTLH)

Deus nos capacita com Seus dons espirituais e também por meio de outros irmãos que nos preparam para o serviço cristão (isto é, fazer pelas pessoas aquilo que elas não conseguem fazer por elas mesmas). Ele conta conosco para fazermos o mesmo com outras pessoas, sendo bons administradores dos diferentes dons que recebemos Dele.

10Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros! (1 Pedro 4:10 NTLH)

Só podemos ser bons administradores dos diferentes dons que recebemos de Deus se os usarmos para o bem dos outros, isto é, para beneficiar as pessoas a fim de que elas se preparem para fazer todo tipo de boas ações e cumpram os propósitos de Deus, desfrutando dos cuidados e do amor do Senhor ao longo de seus dias, até que lhes venham a Eternidade.

Por isso, é  evidente que nós somos preparados para preparar outros ao serviço cristão. Porém, se a pessoa não permite ser preparada por Deus por meio de seus irmãos na fé e se ela não se dispõe a preparar outros para a Obra, ela se torna um empecilho na construção da Igreja, ou seja, ela se torna uma pedra de tropeço, pois sua atitude rejeita a Palavra de Deus e prejudica outras pessoas (vd. Mateus 18:6-7).

4. NÃO DEIXE DE CONTINUAR CRESCENDO ESPIRITUALMENTE E AJUDANDO NO CRESCIMENTO ESPIRITUAL DOS SEUS IRMÃOS NA FÉ (Hebreus 5:11-14; 6:1-3)

11 Temos muito o que dizer a respeito desse assunto; mas, porque vocês custam a entender as coisas, é difícil explicá-las. 12Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite.13
E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado.
14 Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau. (Hebreus 5:11-14 NTLH)

01 Assim, vamos em frente a fim de chegarmos ao ensinamento de adultos, deixando para trás as primeiras lições da mensagem de Cristo. Nós não vamos colocar de novo as bases dessa mensagem, isto é, a necessidade de abandonar uma vida inútil e de crer em Deus; 02 o ensinamento a respeito dos batismos e da cerimônia de pôr as mãos sobre os cristãos; e a ressurreição dos mortos e o julgamento eterno.03 Vamos em frente! E, se Deus quiser, é isso o que faremos. (Hebreus 6:1-3 NTLH)

Quando interrompemos o ciclo de crescimento espiritual, nós atrapalhamos o que o Espírito de Deus quer realizar em nós e por intermédio de nossas vidas, e comprometemos não somente a nossa saúde e maturidade espiritual, mas também a da nossa família espiritual. Por isso, nós devemos perseverar e avançar em nosso crescimento, a fim de nos tornarmos cada vez mais parecidos com Cristo.

5. ROMPA COM IDEIAS FALSAS E SE MANTENHA EM OBEDIÊNCIA A CRISTO (2 Coríntios 10:3-5)

03 É claro que somos humanos, mas não lutamos por motivos humanos.04 As armas (i.e. dons ou recursos espirituais) que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos ideias falsas05e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo. (2 Coríntios 10:3-5 NTLH)

Para não rompermos com o ciclo de crescimento espiritual e o serviço cristão, nós precisamos constantemente romper com falsas ideias, provenientes da nossa natureza humana, dominando todo pensamento e fazendo com que obedeça a Cristo. Existem muitas ideias falsas que nos impedem de progredir em nossa jornada espiritual e que prejudicam o nosso serviço cristão, como:

“Eu não tenho tempo para me dedicar a Deus.”

“Deus me entende e conhece o meu coração, portanto…”.

“Ainda não chegou o meu tempo de servir a Deus, pois eu ainda não estou preparado.”

“Eu não tenho nada a oferecer de bom aos outros. Eu não tenho nenhum dom de Deus.”

“Eu tenho muitos problemas e preciso primeiro resolvê-los para depois servir a Deus.”

Quando aceitamos o preparo de Deus por meio de outros irmãos mais experientes na fé, nós aprendemos a destruir as fortalezas e ideias falsas que estão dentro de nós e conseguimos pensar como Deus pensa, contribuindo assim para a construção da Igreja. Deus conta conosco para ajudar outros a fim de que eles também lutem, não por motivos terrenos ou passageiros, mas pela causa do Reino de Deus, que é Eterna! (vd. 1 João 2:15-17)

6. O NOSSO OBJETIVO COMO IGREJA É NOS TORNARMOS UM SÓ COM CRISTO E VIVERMOS ETERNAMENTE UNIDOS COM ELE (Efésios 4:13-16)

Unidos com o Senhor Jesus Cristo, nós:

6.1. Temos unidade com outros irmãos na fé e continuamos a crescer à semelhança de Jesus. (v. 13)

13 Desse modo (que modo? Utilizando os dons espirituais que recebemos de Deus, realizando o serviço cristão – cf. Efésios 4:11,12)todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. (Efésios 4:13 NTLH)

6.2. Estamos protegidos contra as mentiras e os mentirosos que tentam nos afastar da Verdade. (v. 14)

14 Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados. (Efésios 4:14 NTLH)

6.3. Somos capacitados a vivermos pela Verdade (Evangelho) e temos coragem para falarmos Dela com um espírito de amor. Somente pela Verdade podemos crescer em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo. (v. 15)

15 Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. (Efésios 4:15 NTLH)

6.4. Somos ligados e ajustados ao Corpo de Cristo e assim funcionamos bem. Isso faz com que o Corpo todo cresça e se desenvolva por meio do amor (atos de serviço, utilidade, frutos que glorificam e exaltam a grandeza de Deus.). (v. 16)

16É ele (Cristo)quem faz com que o corpo todo fique bem ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor. (Efésios 4:16 NTLH)

Encerro essa meditação com a leitura do seguinte texto bíblico:

10Deus não é injusto. Ele não esquece o trabalho que vocês fizeram nem o amor que lhe mostraram na ajuda que deram e ainda estão dando aos seus irmãos na fé. O nosso profundo desejo é que cada um de vocês continue com entusiasmo até o fim, para que, de fato, recebam o que esperam. Não queremos que se tornem preguiçosos, mas que sejam como os que creem e têm paciência, para que assim recebam o que Deus prometeu. (Hebreus 6:10-12 NTLH)

O meu desejo é que cheguemos perto de Cristo e sejamos por Ele transformados em pedras vivas. Que deixemos Ele nos usar na construção da Sua Igreja, sendo responsáveis com as capacitações e dons espirituais que Dele recebemos. Que procuremos completar a missão da Igreja, que é a mesma de Cristo, expandindo o Reino de Deus sobre a humanidade a fim de que vidas sejam salvas. Que aceitemos ser preparados como também preparar outros a fim de sermos uma Igreja unida com Cristo e em constante crescimento e preparo, para que um dia estejamos juntos na Eternidade com o nosso Senhor.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação