Tiago 4:7
Texto Base:
Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. (Tg.4:7 NTLH)
Nós sabemos que, no Céu, Satanás tentou usurpar o lugar de Deus e, por conta dessa tentativa, ele e uma terça parte dos anjos que o acompanharam foram expulsos da presença do SENHOR. Ele sabe que não pode enfrentar o Todo-Poderoso e que todas as suas ações sobre a Terra (para a qual foi lançado) são limitadas pela soberania divina. Deus é Quem determina os limites de todas as suas ações. (cf. o Livro de Jó)
Assim como ele procurou implantar o seu reino de terror nos Céus, Deus enviou Jesus para chamar os seres humanos, criados à semelhança de Deus, a participarem do Reino do Céu, por meio do arrependimento. (cf. Mt.4:17) Do mesmo modo que Satanás fez um chamado às hostes angelicais para participarem do seu reino infame pela rebeldia, Jesus, sobre a Terra, chamou os que estão sob o poder do Mal a serem obedientes a Deus.
Jesus, ao iniciar Seu ministério de pregação, afirmou que o Reino do Céu estava próximo! Esta era uma mensagem clara aos poderosos seres espirituais (Satanás e seus demônios), que o campo de suas atuações seria abalado, pela influência do Reino do Céu e que, a partir daquele momento, o poder do Reino Eterno havia descido sobre a Terra, por meio da Pessoa de Cristo Jesus, o SENHOR!
Certa vez, Jesus chegou à região de Gadara, onde dois homens endemoninhados (possuídos por demônios) foram se encontrar com Ele e disseram:
Eles começaram a gritar [i.e. a chorar e gritar bem alto, como crianças]: — Filho de Deus, o que o senhor quer de nós? O senhor veio aqui para nos castigar [i.e. torturar, atormentar] antes do tempo? (Mt.8:29 NTLH)
Repare que esses seres têm o pleno conhecimento dos planos de Deus com relação ao seu futuro, pois sabem que, após reinarem por 7 anos sobre a humanidade (a Grande Tribulação), eles serão lançados no Inferno, juntamente com “aquele” a quem “decidiram escolher” como seu líder e “seu deus”. A vinda de Jesus à Terra foi motivo de tormento, perplexidade e reclamação por parte deles.
1. O Reino do Céu está em ação, mas ainda não está implantado sobre a Terra
Jesus anunciava que o Reino do Céu, o qual será visível a todos por ocasião do Milênio (quando Cristo reinará por 1.000 anos sobre a Terra), estava se aproximando a partir daquele momento. Então, o Reino do Céu, que se manifesta atualmente sobre a Terra, expressa o fundamento da Verdade e da Justiça divina, mas ainda não está implantado visivelmente. (vd. Ap.20:1-6)
O Reino de Deus, de modo invisível, já está em operação neste mundo por meio do Espírito de Cristo, por meio dos Seus verdadeiros discípulos. Jesus disse que “o Reino de Deus está dentro de vocês.” (cf. Lc.17:21) Para que o Reino de Deus esteja no interior de cada homem, o ser humano precisa aceitar a aliança oferecida por Deus e ser liberto dos poderes malignos que dominam este mundo. Jesus disse:
Na verdade, é pelo poder de Deus que eu expulso demônios, e isso prova que o Reino de Deus já chegou até vocês. (Lc.11:20 NTLH)
Deus expulsou Satanás e seus seguidores “do Céu”, e Jesus os expulsa “da vida” dos homens que se rendem e se comprometem com Ele, a fim de que experimentem o poder do Reino de Deus, o qual ainda será consumado sobre a Terra.
Jesus, por ocasião da Sua última ceia com os Seus discípulos, disse:
Eu afirmo a vocês que nunca mais beberei deste vinho até o dia em que beber com vocês um vinho novo [i.e. sem precedente, incomum ou desconhecido para vocês] no Reino do meu Pai. (Mt.26:29 NTLH)
É impossível imaginar como será esse Reino Eterno na presença de Deus! Ele será de acordo com a expressão do apóstolo Paulo: um lugar que os olhos humanos nunca viram e que suas mentes nunca imaginaram que pudesse acontecer! (cf. 1 Co.2:9)
Entretanto, há algo que muitos seres humanos não imaginam que possa estar acontecendo! Eu me refiro a algo trágico, caótico e perverso. O espírito do Anticristo já atua sobre a Terra, mas o seu limitado reinado de 7 anos ainda não se consumou.
2. O espírito do Anticristo já atua sobre a Terra, preparando o mundo para o seu surgimento
Para que entendamos o cenário diabólico atual e futuro, nós devemos recorrer às palavras de Paulo, por meio das quais ele chama o Anticristo de “o Perverso”, ou “o homem do pecado”. Vejamos:
3 Não deixem que ninguém os engane com nada disso [i.e. sobre o dia da volta de Jesus]. Pois, antes desse dia, terá de acontecer a Revolta contra Deus, e terá de aparecer o Perverso, que está condenado a ir para o inferno. 4 Ele será contra tudo o que as pessoas adoram e contra tudo o que elas acham que é divino. Ele vai se colocar acima de todos e até mesmo vai entrar e sentar-se no Templo de Deus e afirmar que é Deus! 5 Por acaso vocês não lembram que eu lhes disse tudo isso quando estava com vocês? 6 “E vocês sabem também que existe alguma coisa que não deixa que isso aconteça agora [i.e. o Espírito Santo e a atuação da Igreja de Jesus]; porém, no tempo certo, o Perverso aparecerá.” 7 A Misteriosa Maldade já está agindo, mas o que está para acontecer acontecerá somente depois que for afastado aquele [i.e. o Espírito Santo] que não deixa que isso aconteça. (2 Ts.2:3-7 NTLH)
Paulo alerta que “o Perverso” ou “o homem do pecado” (um líder político) chegará com grandes soluções para a humanidade! Ele diz também que a “Misteriosa Maldade”, que faz com que a humanidade desrespeite e se oponha à Verdade e às Leis de Deus, já está em ação! Entenda isso como o grande poder satânico, preparando a vinda do seu “escolhido”, “o Perverso”, o Anticristo, um homem sem a lei de Deus.
Sabemos que Satanás não pode enfrentar a Deus “cara a cara”, mas o homem é o único ser criado que expressa tal atrevimento! Por isso, o “Perverso” será um homem, um ser humano enganado, entregue totalmente às forças e ao poder de Satanás. Ele convencerá o mundo de que é a única pessoa capaz de oferecer felicidade e prosperidade a todos. Realizará sinais, será tido como um “deus” a ser adorado e as pessoas se colocarão sob o seu cabresto ditatorial, a fim de terem proteção e regalias!
O espírito do Perverso já está em atuação agora, mas ele, o homem, ainda surgirá. Ele está chegando e a sua presença misteriosa já pode ser sentida e vista no tempo presente. Todo cristão verdadeiro, que ama a Palavra de Deus e que procura ser dirigido pelo Espírito Santo, pode sentir e ver nas várias áreas da sociedade o espírito da perversidade.
Quem finge amar a Palavra de Deus, ou quem não a guarda no coração, não consegue ver os tentáculos da malignidade se apoderando de sua vida paulatinamente. Essa pessoa vive como uma criança inocente, que brinca e nada às margens de um rio caudaloso, sem perceber que está prestes a ser puxado por um “enorme peixe” (a “Misteriosa Maldade”) às profundezas.
A humanidade está cega e a sua cegueira fará com que ela seja uma presa fácil desse homem, o Perverso.
9 O Perverso chegará com o poder de Satanás e fará todo tipo de falsos milagres e maravilhas. 10 E enganará com todo tipo de maldade os que vão ser destruídos. Eles vão ser destruídos porque não aceitaram nem amaram a verdade que os poderia salvar. 11 Por isso Deus envia [i.e. Ele permite, autoriza] o poder do erro para agir neles a fim de que acreditem naquilo que é falso. 12 O resultado disso é que serão condenados todos os que não creem na verdade, mas têm prazer no pecado. (2 Ts.2:9-12 NTLH)
Hoje, nós terminaremos a nossa meditação por aqui, mas se o nosso Bom e Eterno Deus permitir, continuaremos na próxima semana, abordando sobre como devemos viver nestes dias, na nossa luta contra o espírito do Anticristo, que já age sobre a Terra.
Que Deus nos abençoe!