Tiago 4:7
Texto Base:
Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. (Tg.4:7 NTLH)
Na semana passada, nós comentamos que o Reino do Céu está em ação, mas ainda não está implantado sobre a Terra e que, sobre a mesma, o espírito do Anticristo está em ação, preparando o mundo para o seu surgimento, o qual é chamado de “o Perverso”, ou “o Homem sem Lei”.
Nós sabemos que Satanás, no Céu, tentou usurpar o lugar de Deus e, por conta dessa tentativa, ele seduziu e uma terça parte dos anjos e estes, por o acompanharem, foram expulsos do seu lugar de habitação, ou seja, do Céu, da presença de Deus.
Satanás tentou, porém aprendeu que é impossível tanto enfrentar quanto eliminar a realidade do Deus Todo-Poderoso. Ele também sabe que todas as suas ações sobre a Terra estão sujeitas às limitações que lhe são impostas por Deus.
Satanás não pode agir de modo livre como gostaria, mas está preso aos limites das profecias bíblicas, as quais já delinearam tanto a história da humanidade quanto deste planeta, segundo as determinações e os propósitos de Deus. Haverá um tempo em que Deus voltará a tratar diretamente com ele e será no final do Reino Milenar de Cristo, quando será definitivamente julgado e condenado à prisão eterna – o Inferno.
Entretanto, neste momento, Deus está tratando diretamente com o homem, o ser humano criado à Sua imagem e semelhança, colocando à prova o seu desejo por Deus e de estar com Ele na Eternidade, isto é, a Pessoa e o lugar que Satanás desprezou. Assim como Satanás desprezou o seu conhecimento da Glória de Deus, o ser humano tem feito o mesmo (vd. Rm.1:18-32) e terá de ser julgado por este seu comportamento.
Satanás é um ser limitado por Deus, pois ele somente pode ir até os limites impostos pelo SENHOR. Tanto ele como seus demônios creem em Deus e tremem de medo. (cf. Tg.2:19) No entanto, o ser humano contesta a realidade da Pessoa de Deus e põe a Sua paciência à prova constantemente. Deus, por Sua vez, tem sido paciente, pois não quer que ninguém seja destruído eternamente e deseja que todos se arrependam dos seus pecados. (cf. 2 Pe.3:9)
Portanto, Satanás e seus demônios não representam o maior empecilho à realização das obras de Deus sobre a Terra, mas sim, a natureza humana. Nós, seres humanos, somos os responsáveis pelo avanço ou retrocesso do Reino do Céu sobre a Terra. Nós temos a responsabilidade, por meio do nosso serviço cristão, de fazer com que a luz da glória de Deus brilhe neste mundo, ou que, sem ela, as pessoas permaneçam na escuridão. (vd. Mt.5:14-16)
1. Lute contra a natureza humana, saia da escuridão e lute para que a realidade de Cristo seja conhecida
11 “Vocês precisam fazer todas essas coisas [cf. Rm.13:1-10] porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer.” 12 A noite está terminando [i.e. a ignorância acerca da realidade de Deus], e o dia [i.e. a realidade da Eternidade, por meio da volta de Jesus] vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais [vd. 2 Co.10:4,5 – os objetivos das nossas armas espirituais: destruir ideias falsas sobre Deus] para lutar na luz. 13 Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. 14 Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês. (Rm.13:11-14 NTLH)
A nossa batalha espiritual não deve ser pelo nosso bem-estar, mas em favor do Céu contra o mundo, o qual rejeita a glória e a graça de Deus. Nisso, nós estamos sendo provados!
O apóstolo Pedro disse:
Portanto [i.e. por causa da esperança da salvação eterna – 1 Pe.1:1-12], estejam prontos para agir [i.e. ajam com sobriedade, equilíbrio, com entendimento]. Continuem alertas e ponham toda a sua esperança na bênção que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado. (1 Pe.1:13 NTLH)
O homem amaldiçoa a Terra e, ao mesmo tempo, a ama. Reclamamos o tempo todo da vida, mas não queremos perdê-la. Desejamos o mundo e não o Céu, pois seguimos os mesmos passos do “pai de todas as mentiras” (vd. Jo.8:44), que é Satanás.
Ele não tem o poder de nos colocar sob o seu jugo, mas somos nós que escolhemos essa condição, devido aos desejos da nossa natureza humana. Deus nos oferece a “Luz” do dia (Jesus) e Satanás a escuridão (oportunidades para a satisfação dos prazeres mundanos ou carnais). Nós devemos optar por “Um” ou pelo outro.
2. Cuidado com os objetivos dos muitos “anticristos” em nossa época
Os seus objetivos visam nos tornar indiferentes à natureza do pecado, aos atos do pecado, à glória de Deus, à fé e à prática das obras provenientes do Seu amor (Tg.2:17,18,26), até que nos tornemos sonolentos e que a vida de Deus se torne ineficaz e inexistente em nosso ser.
O “Maligno” não se preocupa se você vai à Igreja, se é religioso e se faz uma declaração verbal pelo Cristianismo, mas o seu medo reside na sua escolha pela “cruz”, pela luta contra os desejos da natureza humana, a fim de ter fome e sede para fazer a vontade Deus e, por Ele, tornar-se completamente satisfeito. (vd. Mt:5:6)
O “Maligno” oferece muitas distrações. Cuidado, pois ele sempre nos estimulará a buscarmos e a colocarmos os nossos interesses mais íntimos acima da Eternidade e, por meio dos seus esquemas ou ciladas (pelo uso dos seus agentes ou “anticristos”), procurará nos manter na escuridão (na ignorância da realidade e dos propósitos de Deus).
O apóstolo Paulo nos diz sobre como devemos viver os dias que antecedem a volta de Jesus:
4 Mas vocês, irmãos, não estão na escuridão, e o Dia do Senhor não deverá pegá-los como um ladrão, que ataca de surpresa. 5 Todos vocês são da luz e do dia [i.e. vocês pertencem a Jesus, que é a Luz para o mundo e ao dia em que Ele se manifestará nos céus para arrebatar a Sua Igreja verdadeira]. Nós não somos da noite nem da escuridão. 6 Por isso não vamos ficar dormindo, como os outros, mas vamos estar acordados e em nosso perfeito juízo. (1 Ts.5:4-6 NTLH)
A única maneira de resistirmos ao espírito do Anticristo, que já atua sobre a Terra, é sermos comprometidos em fazermos a vontade de Deus e confiarmos nos Seus propósitos, assim como dependermos da Sua graça. Jesus disse:
4 Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar. 5 Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo. (Jo.9:4,5 NTLH)
Que Deus nos abençoe!